Mudanças entre as edições de "Bancos - WGiz"
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Edição das 11h09min de 5 de junho de 2019
- No cadastro de Bancos são cadastradas todas as especificações dos bancos com os quais a instituição mantém conta e/ou contrato para os serviços de cobrança.
- No contrato de cobrança firmado entre a instituição e o banco encontram-se todos os detalhes peculiares à espécie de cobrança que será executada pelo banco e a codificação a ser usada no preenchimento deste cadastro.
- Verifique junto ao banco o manual de cobrança (emitido pelo banco) para que possa certificar-se de todos os detalhes inerentes ao processo de envio e recebimento das informações de cobrança bancária.
- Para inclusão de um novo banco, clique na aba Novo.
- Dados Cadastrais:
- Código do Banco: informe o código do banco que está sendo cadastrado.
- Dígito Verificador: informe o dígito verificador do banco que está sendo cadastrado.
- Nome: informe o nome do banco cadastrado.
- Número de remessa: informe o número de remessa relacionado ao banco.
- Instruções de Cobrança:
- Nosso Número: define a partir de qual número será realizada a sequência dos números dos próximos títulos. O Nosso Número é o campo que identifica o título no banco, e por isso deve-se ter um cuidado especial com ele. Não são permitidas duplicidades e mesmo após um título ser pago, ele permanece registrado (para eventuais consultas). Um detalhe importante é que o campo Nosso Número contém um botão de edição especialmente para ele. Mesmo que a tela de Cadastro de Bancos esteja aberta e o usuário salve alguma edição, o número que é exibido do Nosso Número não é salvo novamente, sendo atualizado no momento em que alguém for emitir algum boleto, evitando assim duplicidade de títulos.
- Aceite: marcando Sim, os boletos gerados por esse banco emitirá o aceite. Ou seja, quem receber os boletos terá que assinar o documento de cobrança que gerou o boleto.
- Local de Pagamento: informe onde pode ser realizado o pagamento do boleto. Essa mensagem aparece no boleto impresso.
- Agência Cobradora: número da agência na qual a instituição tem conta.
- Instrução de Cobrança: defina uma mensagem instruindo com relação às multas e aos juros após a data de vencimento do boleto.
- Carteira de Cobrança: informe o registro da carteira de cobrança, referente ao banco cadastrado.
- Mensagem da Boleta: defina uma mensagem com informações gerais no boleto. Ex: Mensagem de fim de ano.
- Tamanho dos registros de remessa (bytes): defina o tamanho dos registros de remessa bytes: 200, 240 ou 400. Ou seja, defina o layout do arquivo de remessa.
- Moeda: defina o tipo da moeda de acordo com o banco cadastrado.
- Espécie: defina a espécie utilizada no pagamento do título.
- Diretório: defina o caminho no qual os arquivos de remessa serão salvos.
- Emite Boleta: marque se o sistema deve ou não emitir o boleto.
- Cobrança Registrada: marque se possui ou não cobrança registrada.
- Observação: Após salvar o cadastro do banco, o sistema irá apresentar as seguintes opções para associação ao mesmo.
- Opções:
- Código de barras: o Código de Barras é um código representado por barras paralelas onde se encontram gravadas informações de identificação e dados de registro das boletas bancárias (laser) emitidas pelo sistema. Os campos do código de barras devem ser preenchidos de acordo com o manual do banco.
- Nosso Número: define a partir de qual número será realizada a sequência dos números dos próximos títulos. O Nosso Número é o campo que identifica o título no banco, e por isso deve-se ter um cuidado especial com ele. Não são permitidas duplicidades e mesmo após um título ser pago, ele permanece registrado (para eventuais consultas). Mesmo que a tela de Cadastro de Bancos esteja aberta e o usuário salve alguma edição, o número que é exibido do Nosso Número não é salvo novamente, sendo atualizado no momento em que alguém for emitir algum boleto, evitando assim duplicidade de títulos.
- Layout de Retorno: defina o layout do arquivo retorno. O arquivo retorno é a forma como o banco comunica à instituição a movimentação de sua cobrança.
- Layout de Remessa: defina o layout do arquivo de remessa. O arquivo remessa é a forma como a instituição comunica ao banco a entrada/instrução de seus títulos. O layout de remessa será utilizado pelo sistema na geração do arquivo banco. O padrão do arquivo de remessa segue o estabelecido pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária).
- Contas Correntes: nesta opção deve-se cadastrar todas as contas corrente que a instituição possui no banco que está sendo cadastrado.
- Status Cheque: Nesta tela são registradas as situações nas quais um cheque pode se encontrar. Ex.: Pré-datado, à vista, compensado, em aberto, etc.
- Ocorrências: Nesta tela são registradas as ocorrências bancárias.