Mudanças entre as edições de "Digitação de Lançamentos Contábeis no Athenas3000"

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A digitação de lançamentos contábeis no Athenas é feita por lotes de lançamentos e requer algumas configurações cadastrais antes de ser iniciado.
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Em primeiro lugar, é obrigatório definir no cadastro de empresas as configurações para a contabilidade ser feita corretamente conforme exemplo abaixo:
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Acessando no menu Cadastros / Empresas, clique na aba Parâmetros e depois em Contabilidade 1.
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Plano de Contas:
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Normalmente já vem pré cadastrado na instalação e adaptado ao critério do cliente. Nesse quadro é informado o código, o formato e o nome do plano de contas.
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*** link que já esta no Wiki – Clique aqui para ver como cadastrar um plano de contas.
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Configurações Gerais:
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Neste quadro, informa-se se a empresa utilizará centro de custos, se os saldos serão salvos nas contas analíticas para os relatórios de resultados, se os clientes e fornecedores serão incluídos automaticamente no plano de contas e se a empresa utilizará atividades (nas escolas é desnecessário utilizar atividades).
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Contas para Ordem Alfabética:
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Informe quais as contas deverão ser classificadas por ordem alfabéticas nos relatórios contábeis. (Normalmente são os fornecedores e clientes).
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Para tal, dê duplo clique no campo e abrirá a janela do plano de contas, daí basta clicar na conta, arrastar e soltar no campo.
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Contas de Resultado:
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Informe as contas que irão compor a apuração de resultado do exercício da contabilidade. (Normalmente é o grupo de resultado do passivo além dos grupos de receita e despesas).
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Tipo Escrituração:
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Informe se a empresa realizará a escrituração pela contabilidade ou por livro caixa.
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Contas de clientes / Contas de fornecedores:
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Informe nos campos correspondentes as contas referentes a clientes e fornecedores, em caso da conta de clientes e fornecedores ser analítica, marque o quadrinho correspondente.
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*** link que já esta no Wiki – Clique aqui para ver a diferença entre clientes sintéticos e analíticos.
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Concluído o cadastro de empresas, podemos gerar os lançamentos contábeis no Athenas.
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*** link que já esta no Wiki título:  Primeiro os lançamentos de saldos de abertura do exercício social.
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Vale lembrar que:
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a) não há necessidade imediata da digitação dos saldos de abertura do exercício social, o mesmo poderá ser digitado a qualquer momento no sistema.
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b) O procedimento de lançamento de saldos de abertura é válido somente se utilizado a data de 01 de janeiro do ano corrente, caso contrário, deverá ser criado um lote normal e lançar os saldos na data desejada.
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Para criar um lançamento contábil no Athenas clique em Movimentação / Lançamentos ou tecle Control + L ou clique no quinto ícone da esquerda para a direita  , Abrirá a seguinte tela:
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Clique no botão Novo, de um nome para o lote de lançamentos, no quadro lancamentos (com tarja Azul informe a data do lançamento e o histórico e no quadro com tarja verde, informe as contas de débito, crédito, os centros de custos (se houver) e o valor.
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Veja como fica a tela no exemplo abaixo:
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Note que na tela o sistema mostra o total dos débitos e dos créditos e um campo de diferença, o que facilita a conferencia dos lançamentos na própria tela.
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Para encerrar o exercício apurando o resultado, clique aqui (link para o procedimento) *** link que já esta no Wiki.
  
  

Edição das 11h16min de 27 de outubro de 2009


Athenas3000 - Digitação de Lançamentos Contábeis


A digitação de lançamentos contábeis no Athenas é feita por lotes de lançamentos e requer algumas configurações cadastrais antes de ser iniciado.

Em primeiro lugar, é obrigatório definir no cadastro de empresas as configurações para a contabilidade ser feita corretamente conforme exemplo abaixo:

Acessando no menu Cadastros / Empresas, clique na aba Parâmetros e depois em Contabilidade 1.


Plano de Contas:


Normalmente já vem pré cadastrado na instalação e adaptado ao critério do cliente. Nesse quadro é informado o código, o formato e o nome do plano de contas.

      • link que já esta no Wiki – Clique aqui para ver como cadastrar um plano de contas.

Configurações Gerais:


Neste quadro, informa-se se a empresa utilizará centro de custos, se os saldos serão salvos nas contas analíticas para os relatórios de resultados, se os clientes e fornecedores serão incluídos automaticamente no plano de contas e se a empresa utilizará atividades (nas escolas é desnecessário utilizar atividades). Contas para Ordem Alfabética:


Informe quais as contas deverão ser classificadas por ordem alfabéticas nos relatórios contábeis. (Normalmente são os fornecedores e clientes). Para tal, dê duplo clique no campo e abrirá a janela do plano de contas, daí basta clicar na conta, arrastar e soltar no campo.

Contas de Resultado:


Informe as contas que irão compor a apuração de resultado do exercício da contabilidade. (Normalmente é o grupo de resultado do passivo além dos grupos de receita e despesas).

Tipo Escrituração:


Informe se a empresa realizará a escrituração pela contabilidade ou por livro caixa.

Contas de clientes / Contas de fornecedores:


Informe nos campos correspondentes as contas referentes a clientes e fornecedores, em caso da conta de clientes e fornecedores ser analítica, marque o quadrinho correspondente.

      • link que já esta no Wiki – Clique aqui para ver a diferença entre clientes sintéticos e analíticos.

Concluído o cadastro de empresas, podemos gerar os lançamentos contábeis no Athenas.

      • link que já esta no Wiki título: Primeiro os lançamentos de saldos de abertura do exercício social.

Vale lembrar que:

a) não há necessidade imediata da digitação dos saldos de abertura do exercício social, o mesmo poderá ser digitado a qualquer momento no sistema.

b) O procedimento de lançamento de saldos de abertura é válido somente se utilizado a data de 01 de janeiro do ano corrente, caso contrário, deverá ser criado um lote normal e lançar os saldos na data desejada.


Para criar um lançamento contábil no Athenas clique em Movimentação / Lançamentos ou tecle Control + L ou clique no quinto ícone da esquerda para a direita , Abrirá a seguinte tela:


Clique no botão Novo, de um nome para o lote de lançamentos, no quadro lancamentos (com tarja Azul informe a data do lançamento e o histórico e no quadro com tarja verde, informe as contas de débito, crédito, os centros de custos (se houver) e o valor.


Veja como fica a tela no exemplo abaixo:


Note que na tela o sistema mostra o total dos débitos e dos créditos e um campo de diferença, o que facilita a conferencia dos lançamentos na própria tela.

Para encerrar o exercício apurando o resultado, clique aqui (link para o procedimento) *** link que já esta no Wiki.