Mudanças entre as edições de "Classificação de Acervos"
(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> A Classificação Decimal Universal (CDU) é uma padronização internacional de classificações de documentos. Baseia-se no...) |
(Sem diferença)
|
Edição das 15h27min de 8 de dezembro de 2008
A Classificação Decimal Universal (CDU) é uma padronização internacional de classificações de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal. Este é o esquema de classificação utilizado pelo sistema Giz. O código de classificação do acervo é composto por números, pontos, símbolos, pontuações e letras, mas o sistema irá considerar somente números e pontos.
As principais divisões da CDU são:
0 - Generalidades. Informação. Organização
1- Filosofia. Psicologia
2- Religião. Teologia
3- Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
4- Classe Vaga
5- Matemática e Ciências Naturais.
6- Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
7- Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
8- Linguagem. Linguística. Literatura.
9- Geografia. Biografia. História.
No sistema Giz, toda vez que é incluído uma classe é verificado se:
A classe superior está com valores de '0' a '9';
A nova classe possui o código da classe superior;
O código da classe possui somente um caracter a mais que a classe superior ou dois caracters, sendo o penúltimo caracter um ponto;
O código da nova classe, o código da classe pai/superior e a descrição estão preenchidos.
Exemplo 1:
Nova classe: 12.130 Código da pai/superior: 12
Exemplo 2:
Nova classe: 245.60.1 Código da classe pai/superior: 245.60
Ao editar uma classe, é possível apenas alterar a descrição. Ao excluir uma classe, não será permitido se existir uma classe inferior para a classe a ser excluída ou acervo vinculado à classificação.
As classes também podem ser automaticamente criadas neste cadastro a partir da classificação (CDU) informada no cadastro de acervo. Nesta condição, o sistema criará as classes e sua hierarquia, porém, não incluirá nenhuma descrição para cada classe e sub-classes, sendo necessária a intervenção do usuário para a digitação da descrição.
Esta opção é indicada apenas para clientes que já possuem acervos cadastrados e pode ser realizada pela opção do menu Utilitários | Correção de Banco de Dados executando a opção número 2 - Criar Classificações a partir da CDU dos acervos.