Mudanças entre as edições de "Ambiente - Sistema Giz"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 39: Linha 39:
  
  
==Tela Interna do Giz==
 
  
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
 +
 +
 +
 +
2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
 +
 +
  
As telas internas do Giz Módulo Básico podem aparecer de duas formas: restauradas ou maximizadas, como mostrado respectivamente abaixo:
+
3 - Barra de Ferramentas: o usuário poderá incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.
  
 +
  
[[Image:bas_img_006.jpg]]
 
  
  
[[Image:bas_img_007.jpg]]
 
 
   
 
   
  
Outra característica é o formato de abas conforme demostrado abaixo:
+
4 - Tela
 +
 
 
   
 
   
  
'''Aba Registro'''
+
 
  
 
   
 
   
Nesta aba são inclusos, alterados, pesquisados e excluídos os registros. Aparecem as informações campo a campo referentes ao registro atual.
+
 
 +
5 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_004.jpg]]
+
 
 +
6 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
  
 
   
 
   
'''Aba Geral'''
+
 
 +
7 - Estação de Trabalho
 +
 
 
   
 
   
  
Esta aba serve como um resumo dos registros cadastrados, mas também pode ser utilizada para a inclusão de registros.
+
8 - Usuário
 +
 
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_005.jpg]]
+
9 - Data do Computador
  
 
   
 
   
'''Barra de Navegação'''
+
==Barra de Ferramentas do GIZ Biblioteca==
  
 
   
 
   
Segue abaixo o significado de cada um dos botões que compõem esta barra, que aparece dentro das telas do Giz Financeiro.
+
 
 +
1 - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_008.jpg]]
+
 
 +
2 - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sitema GIZ Biblioteca.
  
 
   
 
   
1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
+
 
 +
3 - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.
  
 
   
 
   
2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
+
 
 +
4 - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.
 +
 
 
   
 
   
  
3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
+
5 - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.
 +
 
 
   
 
   
  
4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
+
6 - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
  
 
   
 
   
5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
+
 
 +
7 - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.
  
 
   
 
   
6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
+
 
 +
8 - Final: Posiona o cadastro no último registro.
  
 
   
 
   
7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
+
 
 +
9 - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  
 
   
 
   
8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
+
 
 +
10 - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
  
 
   
 
   
9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
+
 
 +
11 - Incluir registro: Prepara o cadastro para adiconar os dados de um novo registro.
  
 
   
 
   
10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
+
 
 +
12 - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.
  
 
   
 
   
11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.
+
 
 +
13 - Fechar a aplicação: Finaliza o GIZ Biblioteca.
  
 
   
 
   
'''Dica:''' Ao passar o mouse sobre o botão, aparece a função do mesmo.
 
  
 +
:: Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.
 +
 +
 +
==Funcionalidade dos Botões no GIZ Biblioteca==
  
==Funcionalidade dos Botões no Giz==
 
  
  
Dentro das telas do programa existem botões para se utilizar os recursos do sistema. São eles:
+
Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema. São eles:
  
 +
  
[[Image:bas_img_009.jpg]]
+
Expande uma lista de opções.  
Expande uma lista de opções.  
 
  
 +
  
[[Image:bas_img_010.jpg]]
+
Seleciona uma opção por vez.
Seleciona uma opção por vez.
 
  
 +
  
[[Image:bas_img_011.jpg]]
+
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.  
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.  
 
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_012.jpg]]
+
 
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
+
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_013.jpg]]
+
 
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
+
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_014.jpg]]
+
 
Permite visualizar todos os elementos da janela.
+
Permite visualizar todos os elementos da janela.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_015.jpg]]
 
Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.
 
  
 +
Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.
 +
 +
  
==Fazendo uma Pesquisa no Giz==
+
  
 +
==Teclas de Atalho do GIZ Biblioteca==
  
As pesquisas são realizadas através dos botões de posicionamento de registros na barra de navegação ou pelo botão de pesquisa. Existem duas maneiras para localizar um registro.
 
  
 +
Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalho:
  
'''OPÇÃO 01 - Utilizando os botões de posicionamento'''
+
  
 +
Pressionando as teclas              Resultado
  
Após a exibição de pelo menos um registro:
 
 
   
 
   
  
*Clique no botão "'''Início'''" na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do arquivo;
+
Ctrl + Alt + V                            Exibe o cadastro de acervo
 +
 
 +
   
  
*Clique no botão "'''Anterior'''" na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
+
Ctrl + Alt + P                            Exibe os parâmetros
  
*Clique no botão "'''Próximo'''" na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
+
  
*Clique no botão "'''Final'''" na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.
+
Ctrl + Alt + E                            Exibe tela de consulta de empréstimo
  
 
   
 
   
'''OPÇÃO 0 - Utilizando o botão de pesquisa'''
 
  
 +
Ctrl + Alt + A                            Exibe tela de consulta do Acervo
  
[[Image:bas_img_016.jpg]]
 
 
   
 
   
  
Clique no botão PESQUISA na barra de ferramentas.
+
Ctrl + Alt + D                            Exibe a disponibilidade do Acervo
 +
 
 +
 
 +
==Fazendo uma Pesquisa no GIZ Biblioteca==
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
As pesquisas são realizadas através dos botões de pesquisa e botões de posicionamento de registros na barra de ferramentas. Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado. Existem três maneiras para exibir um registro.
 +
 
 +
  
 +
OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR 
  
:::*O sistema disponibiliza entre dois a quatro campos chaves que permitem a ordenação e definição do campo a ser pesquisado.
+
  
:::*Digite o texto a ser pesquisado e pressione o botão PESQUISAR. O sistema posiciona no registro mais próximo ao texto digitado.
+
Na opção Cadastro, clique sobre o cadastro que deseja consultar;
 +
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisar na barra de ferramentas;
 +
Será exibido no máximo 8 registros por tela;
 +
Para consultar, utilize as barras de rolagem e clique sobre a informação desejada ou digite no local indicado a informação desejada e clique no botão Pesquisar; o sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
 +
  
:::*Selecione o registro e clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior, consultando o registro que foi selecionado.
 
  
  
==Inclusão de um Registro no Giz==
+
  
 +
Na referência 1 digite o que deseja consultar.
  
Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
 
 
   
 
   
  
Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão '''Insere um Novo Registro na barra''' de navegação;
+
Para mudar a chave de ordenamento, clique no botão Campos, selecione o campo de pesquisa, clique em OK.
 +
 
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_017.jpg]]
+
 
 +
 
 +
  
 
   
 
   
Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
+
 
 +
OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS 
 +
 
 +
 +
 
 +
Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.
 +
 
 
   
 
   
  
Confirme a entrada de dados clicando no botão '''Grava Registro''' na barra de navegação;  
+
Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar;
 +
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas;  
 +
Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar.
 +
Clique no botão Executar Pesquisa por Campos para que o sistema exiba o registro selecionado.
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_018.jpg]]
+
 
 +
 
 
   
 
   
  
Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão '''Cancela Alterações''' na barra de navegação;
+
Na referência 1 será pesquisado todos os acervos que comecem com Classificação = 3.
 +
 
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_019.jpg]]
+
 
 +
 
 
   
 
   
  
'''Exemplo:'''
+
Após clicar no botão Executar Pesquisa por Campos, estão sendo listados todos os registros que tem a Classificação começando com 3 (referência 1). Para ver os outros registros pesquisados, basta clicar no botão Próximo Registro.
 +
 
 
   
 
   
  
Clicou-se no botão Insere um Novo Registro.
 
 
   
 
   
  
Os dados foram adicionados.
+
OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento
 +
 
 
   
 
   
  
Agora basta clicar no botão Grava Registro para incluir o registro.
+
Após a exibição de pelo menos um registro:
 +
 
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_020.jpg]]
+
Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo;
 +
Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual;
 +
Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual;
 +
Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo;
 +
  
 +
 +
==Inclusão de um Registro no GIZ Biblioteca==
 +
  
==Alteração de um Registro no Giz==
+
Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
 +
Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Incluir na barra de ferramentas;
 
   
 
   
  
Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
+
Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;  
 
   
 
   
  
Selecione o registro que deseja alterar;
+
Confirme a entrada de dados clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas; 
 +
Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Descartar na barra de ferramentas;  
 
   
 
   
  
Posicione o cursor no campo a ser alterado;
 
 
   
 
   
  
Altere a informação;
+
Exemplo:
 +
 
 
   
 
   
  
Confirme a alteração do registro, clicando no botão '''Grava Registro''' na barra de navegação.  
+
Clicou-se no botão Incluir.
 +
Os dados foram adicionados.
 +
Agora será clicado no botão Confirmar para incluir o registro.
 
   
 
   
 +
 
   
 
   
'''Exemplo:'''
+
==Alteração de um Registro no GIZ Biblioteca==
 +
 
  
  
O a descrição do documento será alterada.
+
Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
 
   
 
   
  
Abriu-se o Cadastros | Documentos.
+
Selecione o registro que deseja alterar;
 
   
 
   
  
Foi posicionado no registro do documento CARTEIRA DE INDENTIDADE.
+
Posicione o cursor no campo a ser alterado;
 
   
 
   
  
O documento foi alterado de CARTEIRA DE IDENTIDADE para REGISTRO GERAL.
+
Altere a informação;
 
   
 
   
  
Para '''Grava Registro''', basta clicar no botão.
+
Confirme a alteração do registro, clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas.  
 +
  
 +
  
[[Image:bas_img_021.jpg]]
+
Exemplo:
  
 +
  
==Exclusão de um Registro no Giz==
+
O bairro da Editora Abril será alterado.
 +
Abriu-se o Cadsatro - Editores.
 +
Foi posicionado no registro da Editora Abril.
 +
O bairro foi alterado de Floresta para Santa Efigênia.
 +
Para Confirmar, basta clicar no botão.
 
   
 
   
 +
 +
 +
==Exclusão de um Registro no GIZ Biblioteca==
 +
 +
  
 
Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
 
Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
Linha 278: Linha 369:
 
   
 
   
  
Clique no botão '''Exclui o Registro Atual''' na barra de ferramentas;  
+
Clique no botão Excluir na barra de ferramentas;  
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_022.jpg]]
+
O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
 
   
 
   
  
O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
+
 
 +
 
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_023.jpg]]
+
Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
 +
 
 
   
 
   
  
Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
+
Clicando em Cancelar, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
 +
 
 
   
 
   
  
Clicando em Cancela, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
+
Atenção:
  
 
   
 
   
<font color="#008000">'''Atenção:''' </font>
 
  
 +
Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.
 +
 +
  
Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo.  
+
Por exemplo: se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.  
  
  
Por exemplo: se o usuário estiver tentando excluir um documento e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque existem cursos vinculados ao documento, este terá que remover a associação do documento ao curso, para então excluir o registro desejado.
+
==Visualização e Impressão de Relatórios no GIZ Biblioteca==
  
  
==Visualização e Impressão de Relatórios no Giz==
 
  
 +
A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
  
A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O '''não''' preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
 
 
   
 
   
  
Linha 314: Linha 409:
  
 
   
 
   
 +
 
Selecione o relatório desejado;
 
Selecione o relatório desejado;
 
   
 
   
Linha 320: Linha 416:
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_024.jpg]]
+
 
 +
 
 
   
 
   
  
Selecione a opção '''Visualizar Impressão''';
+
Selecione a opção Visualizar Impressão;
 
   
 
   
  
Clique no botão '''OK'''.
+
Clique no botão OK.
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_025.jpg]]
+
 
 +
 
 
   
 
   
  
Linha 335: Linha 433:
  
 
   
 
   
Na referência '''1''', o botão imprime o relatório.
+
 
 +
Na referência 1, o botão imprime o relatório.
  
 
   
 
   
Na referência '''2''', os botões alteram o zoom da tela de visualização.
+
 
 +
Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
 +
 
 
   
 
   
  
Na referêcnia '''3''', o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
+
Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
  
 
   
 
   
Na referência '''4''', os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
+
 
 +
Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
 +
 
 
   
 
   
  
 
A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
 
A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
 +
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_026.jpg]]
+
 
  
 
   
 
   
Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em '''OK'''.
+
 
 +
Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.
 
   
 
   
  
<p align="justify">
+
Atenção:
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font>Dica: Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão '''OK'''.''' </p>
+
 
 +
 +
 
 +
Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir,  basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.  
 +
 
  
  

Edição das 16h44min de 21 de junho de 2010


Tela Principal do Giz Biblioteca

As telas do Giz Biblioteca se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.


Bib img 002.jpg


1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.


2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.


Bas img 003.jpg


3 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.


4 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.


5 - Nome da Instituição (só estará visível caso o cliente utilize o sistema para mais de um banco de dados).


6 - Estação de Trabalho.


7 - Usuário conectado.


8 - Data do Computador.





1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.


2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.


3 - Barra de Ferramentas: o usuário poderá incluir, alterar e excluir os registros armazenados nos arquivos do sistema.




4 - Tela




5 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.


6 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.


7 - Estação de Trabalho


8 - Usuário


9 - Data do Computador


Barra de Ferramentas do GIZ Biblioteca

1 - Imprimir: Este botão imprime todo o conteúdo do cadastro que estiver aberto.


2 - Pesquisar: Este botão é utilizado para pesquisar as informações da tela que estiver aberta dentro do sitema GIZ Biblioteca.


3 - Iniciar pesquisa por campos: Prepara a tela do cadastro para receber o valor da Pesquisa por campos.


4 - Executar pesquisa por campos: Realiza a busca da pesquisa que fora iniciada pelo botão Iniciar pesquisa por campos.


5 - Início: Posiciona o cadastro no primeiro registro.


6 - Registro anterior: Retorna o cadastro no registro anterior ao atual.


7 - Próximo registro: Avança o cadastro no registro posterior ao atual.


8 - Final: Posiona o cadastro no último registro.


9 - Confirmar: Grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.


10 - Descartar: Cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.


11 - Incluir registro: Prepara o cadastro para adiconar os dados de um novo registro.


12 - Excluir registro: Apaga o registro atual do cadastro.


13 - Fechar a aplicação: Finaliza o GIZ Biblioteca.


Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparecerá o nome do mesmo.


Funcionalidade dos Botões no GIZ Biblioteca

Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema. São eles:


Expande uma lista de opções. 


Seleciona uma opção por vez.


Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada. 


Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente.


Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função.


Permite visualizar todos os elementos da janela.


Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa.



Teclas de Atalho do GIZ Biblioteca

Para facilitar o manuseio do usuário foram criadas algumas teclas de atalho:


Pressionando as teclas Resultado


Ctrl + Alt + V Exibe o cadastro de acervo


Ctrl + Alt + P Exibe os parâmetros


Ctrl + Alt + E Exibe tela de consulta de empréstimo


Ctrl + Alt + A Exibe tela de consulta do Acervo


Ctrl + Alt + D Exibe a disponibilidade do Acervo


Fazendo uma Pesquisa no GIZ Biblioteca

As pesquisas são realizadas através dos botões de pesquisa e botões de posicionamento de registros na barra de ferramentas. Para alterar qualquer informação armazenada, o usuário deverá exibir o registro desejado. Existem três maneiras para exibir um registro.


OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISAR


Na opção Cadastro, clique sobre o cadastro que deseja consultar; Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisar na barra de ferramentas; Será exibido no máximo 8 registros por tela; Para consultar, utilize as barras de rolagem e clique sobre a informação desejada ou digite no local indicado a informação desejada e clique no botão Pesquisar; o sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.




Na referência 1 digite o que deseja consultar.


Para mudar a chave de ordenamento, clique no botão Campos, selecione o campo de pesquisa, clique em OK.





OPÇÃO 02 - Utilizando os botões: INICIAR PESQUISA POR CAMPOS e EXECUTAR PESQUISA POR CAMPOS


Por esta opção podem ser realizadas pesquisas diretamente nos campos da tela de cadastro que estiver aberta. Ou seja, permite que qualquer um dos campos do cadastro seja utilizado para realização de pesquisas.


Selecione na barra de menu o cadastro que deseja consultar; Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Iniciar Pesquisa por Campos na barra de ferramentas; Posicione o cursor no campo desejado e digite a informação que irá consultar. Clique no botão Executar Pesquisa por Campos para que o sistema exiba o registro selecionado.




Na referência 1 será pesquisado todos os acervos que comecem com Classificação = 3.




Após clicar no botão Executar Pesquisa por Campos, estão sendo listados todos os registros que tem a Classificação começando com 3 (referência 1). Para ver os outros registros pesquisados, basta clicar no botão Próximo Registro.



OPÇÃO 03 - Utilizando os botões de posicionamento


Após a exibição de pelo menos um registro:


Clique no botão Início na barra de ferramentas para visualizar o primeiro registro do arquivo; Clique no botão Próximo Registro na barra de ferramentas para visualizar o registro posterior ao atual; Clique no botão Registro Anterior na barra de ferramentas para visualizar o registro anterior ao atual; Clique no botão Final na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo;


Inclusão de um Registro no GIZ Biblioteca

Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros; Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Incluir na barra de ferramentas;


Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;


Confirme a entrada de dados clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas; Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Descartar na barra de ferramentas;



Exemplo:


Clicou-se no botão Incluir. Os dados foram adicionados. Agora será clicado no botão Confirmar para incluir o registro.


Alteração de um Registro no GIZ Biblioteca

Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;


Selecione o registro que deseja alterar;


Posicione o cursor no campo a ser alterado;


Altere a informação;


Confirme a alteração do registro, clicando no botão Confirmar na barra de ferramentas.



Exemplo:


O bairro da Editora Abril será alterado. Abriu-se o Cadsatro - Editores. Foi posicionado no registro da Editora Abril. O bairro foi alterado de Floresta para Santa Efigênia. Para Confirmar, basta clicar no botão.


Exclusão de um Registro no GIZ Biblioteca

Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;


Selecione o registro que deseja excluir;


Clique no botão Excluir na barra de ferramentas;


O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.




Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.


Clicando em Cancelar, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.


Atenção:


Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo. Quando a ação de exclusão estiver sendo realizada, irá aparecer uma mensagem na tela informando os passos que o usuário deverá seguir.


Por exemplo: se o usuário estiver tentando excluir um livro do acervo e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque está emprestado, este terá que excluir primeiramente os relacionamentos (os empréstimos) para então excluir o registro desejado.


Visualização e Impressão de Relatórios no GIZ Biblioteca

A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.


Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:


Selecione o relatório desejado;


Selecione as opções de campos a serem impressos;




Selecione a opção Visualizar Impressão;


Clique no botão OK.




A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:


Na referência 1, o botão imprime o relatório.


Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.


Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.


Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.


A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.




Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.


Atenção:


Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.