Mudanças entre as edições de "Instalação do Unigestor - Processo Seletivo"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(3ª Etapa - Configurando Conexão com o Banco de Dados)
Linha 233: Linha 233:
  
 
[[Imagem:Definição_Usuário_Senha_Hibernate.jpg]]
 
[[Imagem:Definição_Usuário_Senha_Hibernate.jpg]]
 +
 +
==Finalizando a Instalação==

Edição das 10h51min de 17 de fevereiro de 2012

Aspectos Gerais

A instalação do Unigestor – Processo Seletivo constitui em 3 partes diferentes:

São elas:


  • 1º - Instalação do JDK (Java Development Kit) do Java: Kit que constituem as bibliotecas básicas utilizadas pelo Java Virtual Machine (JVM) e as aplicações javas. É pré-requisito para o funcionamento do módulo Unigestor – Processo Seletivo.


  • 2º - Instalação do Tomcat: É um serviço gratuito de servidor web para plataforma Java. O Tomcat é o responsável por abrigar, processar e devolver o resultado ao usuário. Também pré-requisito para o funcionamento do Unigestor – Processo Seletivo.


  • 3º - Instalação do Unigestor: Instalação e configuração do contexto do Unigestor – Processo Seletivo.

Instalando o Java

Vamos falar agora sobre a instalação do JDK do Java.

Instalando o JDK

Para dar início a instalação do Java, basta dar um duplo clique em Jdk-6u3-windowsi586-p.jpg e a tela de licença será aberta. Nessa tela, basta clicar em Accept (Aceitar) para continuarmos.


Java SE Development Kt 6 Update 3 - License.jpg


A próxima tela a ser exibida é a tela informando o que será instalado do Java e onde será feita a instalação, conforme mostrado a seguir:


Java SE Development Kt 6 Update 3 - Custom Setup 0.jpg


Nessa tela nós devemos alterar o caminho de instalação (Install to). Para alterar vamos clicar no botão Java SE Development Kt 6 Update 3 - Custom Setup 1.jpg.


Ao clicar no botão para alterar o caminho da instalação, a tela para a escolha de um novo caminho será exibida, conforme abaixo e devemos alterar o caminho, deixando como padrão C:\Java\jdk1.6.0_03\, bastando apagar a Arquivos de Programas. A tela já modificada deverá estar como a mostrada abaixo e clique em ok para salvar.


Java SE Development Kt 6 Update 3 - Change Current Destination Folder.jpg


Após a modificação do nome e ao retornar para a tela de Customização do Setup, clique em Next para prosseguir.


Será dado início então à cópia dos arquivos para o computador, esse processo costuma demorar alguns minutos.


Java SE Development Kt 6 Update 3 - Progress 0.jpg

Instalando o JRE

Depois terminada a instalação do JDK passaremos agora para a instalação do JRE (Java Runtime Environment) que é o pacote de tempo de execução, ou seja, esse carinha aí vai ficar ativo na bandeja do Windows (onde tem o relógio do Windows) ele é conhecido também como JVM (Máquina Virtual do Java) ele é quem permite acessarmos páginas escritas em Java, e deve ser instalado nos computadores que acessem aplicações Java. Mas não se preocupem, não há necessidade de instalá-lo máquina por máquina. Quando o candidato entrar e a máquina não possuir o JRE – o que, por si só já é muito difícil de acontecer, pois ele é utilizado em muitas páginas na internet – mas se acontecer, o próprio navegador do candidato informará da necessidade de se instalar um plugin Java e irá encaminhá-lo para baixar o JRE.


Quando instalamos o JDK é automático, a instalação do JRE vem logo em seguida e o que temos que fazer é apenas alterar o caminho da mesma maneira que fizemos no início da instalação do JDK, conforme tela abaixo.

JRE Java Setup - Custom.jpg


Clicar no botão Java SE Development Kt 6 Update 3 - Custom Setup 1.jpg e a tela para mudança de local de destino da instalação será aberta.


JRE Java Setup - Change Current Destination Folder.jpg


Em Folder name (Nome da Pasta) altere para C:\Java\jre1.6.0_03\ e clique em OK em seguida. Voltou para a tela de instalação já definido com o nome da pasta correto. Agora basta clicar em Next para realizarmos a instalação do JRE e prosseguirmos na instalação do Unigestor Processo Seletivo.


Após a instalação, será mostrada a tela de Instalação Completada, conforme abaixo, basta desmarcar a opção para exibir o arquivo readme (leia-me) e clicar em Finish (Finalizar).

Java SE Development Kt 6 Update 3 - Complete.jpg


Terminamos aqui a instalação do JDK do Java. Vamos passar para nossa próxima etapa.

Instalando Apache-Tomcat

O Apache-Tomcat é uma ferramenta completa para o suporte a Java, composto de 2 programas: O Tomcat, que dá suporte para as requisições do Unigestor – Processo Seletivo que chegam ao servidor, ou seja, é ele quem vai interpretar o que chega para o Unigestor e gerenciar a comunicação com o SQL Server (Gerenciador de Banco de Dados). E o Apache, que é o programa que vai colocar o Unigestor acessível aos usuários. Esse pacote é gratuito e não há necessidade de nenhum outro programa adicional, além, claro do JDK do Java já explicado aqui. Apesar do Apache vir gratuitamente junto com o Tomcat, dependendo das configurações utilizadas, podemos desativar o Apache. Isso só é possível caso esteja sendo utilizado uma ferramenta disponível pela própria Microsoft denominada IIS (Internet Information Service) que também é um servidor web, assim como o Apache. Vamos explicitar sobre as duas formas de se configurar o Tomcat e, consequentemente, o Unigestor. Vamos, primeiro ao pacote Apache-Tomcat.


Para iniciar a instalação dê um duplo-clique em Apache-Tomcat Apache-Tomcat-5.5.20.jpg localizado na pasta de instalação do Unigestor – Processo Seletivo.


Na tela de Boas Vindas, pressione Next para prosseguirmos a instalação.

Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup.jpg


Assim que passarmos pela de Boas Vindas, passaremos a seguir para a tela de Aceite de Licença, bastando para continuarmos, clicar apenas em I Agree (Eu Aceito).


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - License Agreement.jpg


A próxima tela mostra as opções de escolha de componentes do Apache-Tomcat padrão, ou seja, o que já vem pré-definido do programa.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Choose Components.jpg


Onde está escrito Normal, clique no ícone DropDown Icon.jpg para termos acesso a outras opções. Vamos selecionar a opção Full (Tudo) como mostra a próxima imagem.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Choose Components - Full.jpg


Quando selecionamos a opção Full todas as opções foram automaticamente marcadas, porém, existe uma opção que não interessa a nós, é o item Examples. Vamos então desmarcá-lo desmarcando sua caixa de seleção. Após desmarcar, nossa tela de instalação do Apache-Tomcat deverá estar igual a figura mostrada abaixo.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Choose Components - Full - Desmarcando Examples.jpg


Após desmarcar a opção Examples a opção que anteriormente havíamos marcado como Full muda automaticamente para Custom (Personalizado), está correto, é isso mesmo que acontece. Após realizar as alterações, a tela deverá estar como a exibida na figura acima. Clique em Next para continuarmos.


O próximo passo agora é informar o caminho onde será instalado o Apache-Tomcat, conforme a figura abaixo. No campo Destination Folder (Pasta de Destino) devemos colocar o caminho C:\Tomcat. Após essa alteração, clique em Next.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Choose Install Location.jpg


O próximo passo da instalação do Apache-Tomcat é a definição em qual a porta ele será iniciado e a senha para o usuário administrador.


Sobre a porta do Apache-Tomcat, geralmente é definida a padrão 8080, porém, caso já possua alguma aplicação rodando nessa porta, como um no-break, por exemplo, teremos que alterar a porta do Tomcat, para isso basta digitar outra porta livre. Uma das alternativas bastante utilizadas é a alteração para a porta 9090.


Outro ponto importantíssimo e merece destaque é a definição de senha do Administrador do Tomcat. Jamais deverá ser definido uma senha em branco ou uma senha de fácil acesso, ex.: senha, 123, 123456, admin, administrador, o nome da instituição, o nome da pessoa que instalou etc. A senha deve ser uma senha forte, inusual. Após a definição a definição da porta e da senha, clique em Next.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Configuration Options.jpg


A próxima tela é para definirmos o caminho do JVM (Java Virtual Machine), instalado anteriormente – saiba mais clicando aqui. O Tomcat faz uma pesquisa para ver se acha onde tem o JVM instalado e traz o caminho. Caso o caminho C:\Java\jre1.6.0_03 esteja sendo exibido está correto, basta clicar em Install. Agora, caso esteja exibindo outro caminho, devemos corrigir, apontando o caminho correto antes de instalar. Após realizadas as devidas correções, clique em install para instalar, de fato, o Apache-Tomcat.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Java Virtual Machine Path Selection.jpg


Ao clicar em Install o Apache-Tomcat será instalado, o processo de instalação não costuma demorar, caso tenha seguido todos os passos descritos no manual.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Andamento da Instalação.jpg


Após a instalação terminar a tela abaixo será exibida. A opção Run Apache Tomcat (Rodar Apache Tomcat) deverá estar desmarcada assim como a opção Show Readme (Exibir Leia-me). Antes de colocar o Tomcat para rodar existem ainda alguns parâmetros que deverão ser configurados para o funcionamento correto do Unigestor – Processo Seletivo.


Apache-Tomcat-5.5.20 - Setup - Completing Setup Apache Tomcat Setup Wizard.jpg


Após clicar em Finish a tela de instalação será fechada. Devemos retornar ao Windows Explorer e pesquisar o cd.


Dentro do CD de Instalação do Unigestor – Processo Seletivo existe uma pasta chamada tomcat-shared-lib Tomcat-shared-lib.jpg


Entre nessa pasta, selecione todos os arquivos contidos nela, copie. Agora acesse a pasta C:\Tomcat\shared\lib e cole os arquivos dentro dessa pasta.

Instalando Unigestor

Vamos dividir a instalação do contexto e a configuração do Unigestor - Processo Seletivo em etapas. Serão 8 etapas distintas.


1ª Etapa - Cópia do Contexto

Agora vamos proceder com a cópia do contexto do Unigestor – Processo Seletivo de seu cd de instalação para a pasta do Tomcat que abrigará as aplicações web. Para isso vamos copiar a pasta do Unigestor que está no CD para dentro do caminho C:\Tomcat\webapps.


Win Explorer Lista Unigestor Webapps.jpg

2ª Etapa - Criação do Banco de Dados

Agora vamos criar o Banco de Dados do Unigestor. Para isso, teremos que acessar o SQL Server Management Studio Express. Para isso clique no Iniciar do Windows e selecione SQL Server Management Studio Express.jpg. Será aberta uma tela solicitando uma forma de acesso ao SQL - Para não ter problemas, em Authentication selecione SQL Server Authentication. Forneça os dados solicitados, sendo que Login deverá ser "sa" e a senha que foi previamente definida na instalação do Giz.

Connect to SQL Server.jpg


Dentro do CD de instalação tem um arquivo chamado Script_Cria_UNIGESTOR.sql, geralmente esse arquivo fica em D:\Unigestor\Script_Cria_UNIGESTOR.sql - onde D: representa sua unidade leitora de CD/DVD.


Para abrir esse arquivo utilizando o SQL Management Studio clique no botão abrir na barra de ferramentas do SQL Management.


SQL Open Icon.jpg

Será exibido uma tela de buscas padrão do Windows, acesse o caminho informado acima (D:\Unigestor\) e abra o arquivo Script_Cria_UNIGESTOR.sql.

Open File Scrip SQL Unigestor.jpg


A tela com o script aberto deve se parecer com a que está abaixo:


Script Create Database.jpg


Agora vamos rodar o script. Clique no botão !Execute da barra de ferramentas para que o Banco seja criado.

Execute Icon.jpg


Após o fim da criação do Banco de Dados,pressione F5 para que o windows possa atualizar a tela do SQL. Agora deverá existir um banco de dados denominado UNIGESTOR.

Pós execução script.jpg


Pronto, nosso banco de dados está criado, vamos passar agora para a etapa seguinte.

3ª Etapa - Configurando Conexão com o Banco de Dados

O Unigestor - Processo Seletivo utiliza um arquivo de configuração chamado Hibernate para se conectar ao SQL Server. Para podermos configurar corretamente o hibernate, temos que acessar C:\Tomcat\webapps\unigestor\WEB-INF. Nesse caminho encontraremos um arquivo chamado hibernatesqlserver.properties.

Locate Hibernate.jpg


Para abrir o arquivo do hibernate utilize Bloco de Notas ou o Wordpad. Dentro do hibernate existem várias linhas que não devem ser alteradas, o que deve ser alterado estão em destaque, sendo:

NOMESERVIDOR = Substituir pelo nome do seu servidor do SQL Server.

UNIGESTOR = Nome padrão do Banco de Dados do Unigestor.

Edit Hibernate1.jpg

Outro item que temos que levar em consideração é o usuário que terá permissão de acesso ao banco de dados do Unigestor.


Ao criarmos o banco de dados do Unigestor - Processo Seletivo através do script explicado mais acima, é criado também um usuário padrão com uma senha e devem ser informados nos campos a seguir:

Definição Usuário Senha Hibernate.jpg

==Finalizando a Instalação==