Mudanças entre as edições de "Instalar o MySQL"
(Criou página com '<font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> == Instalação do MySQL == Nesta seção faremos a instalação do MySQL 5.1.59, clique duas vezes sobre o arquivo ...') |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 09h20min de 3 de dezembro de 2015
Instalação do MySQL
Nesta seção faremos a instalação do MySQL 5.1.59, clique duas vezes sobre o arquivo MySQL-5.1.59-win32.msi e inicie o processo de instalação. O arquivo encontra-se em \\webosaka\InstalaWin\Apache-PHP-Mysql.
Clique no botão Next até chegar a tela onde escolheremos a nossa pasta padrão da instalação do MySQL. Assim Como fizemos com o Apache e PHP, também vamos personalizar a pasta do instalação do MySQL, que será a seguinte C:\AIXPHP\MySQL.
Inicie aceitando os termos da licença de uso.
Selecione o tipo de instalação: Customizada, pois iremos personalizar a pasta de instalação do MySQL.
Neste momento localize a pasta de instalação do MySQL, pelo nosso padrão ficará em C:\AIXPHP\MySQL, crie a pasta caso ela ainda não exista.
Se até este momento estiver tudo Ok, basta clicar em Install.
Continue a instalação clicando no botão Next.
Nesta janela, deixe marcado a opção configure the MySQL server now e clique em Next iremos fazer algumas configurações do MySQL neste momento.
Marque a opção Detailed Configuration e clique em Next.
Neste janela marque a opção Server Machine, pois o setup definirá alguns parâmetros do MySQL, mais apropriado para um ambiente de produção. Isto proporcionará um funcionamento mais robusto no atendimento das requisições do MySQL.
Neste janela, habilite a opção Multifuncional Database, esta opção também contribuirá para que o ambiente do MySQL seja parametrizado para dar mais performances ao ambiente de produção.
Nesta opção, altere a propriedade Installation Path para a pasta C:\AIXPHP\MySQL\data. Fazendo isto o banco de dados principal do MySQL será criado na mesma pasta onde estamos padronizando a instalação do MYSQL.
Nesta janela marque a opção Manual Setting e defina o valor 800 ou 1000 para a propriedade Concurrent Connections. Diz respeito o número de conexões simultâneas que o MySQL Server administrará.
Nesta Janela, o setup mostra a porta do serviço do MySQL, normalmente 3306, não há necessidade de mudar esta porta. Nesta opção apenas marque a propriedade Add firewall exeption for this port para que a porta não fique bloqueada pelo windows em uma tentativa de conexão remota neste servidor.
Nesta janela deixe marcado a opção Standard Character Set, o padrão é latin1.
Nesta janela marque a opção Include Bin Directory in Windows Path este procedimento incluirá o caminho do MySQL na variável de ambiente “Path” do Windows. Permitindo assim chamar os executáveis do MySQL a partir de qualquer prompt, em qualquer pasta.
Nesta janela vamos definir a senha do usuário root, ele é o administrador do MySQL. o usuário root é o principal usuário do MySQL, é a partir desta conta que podemos criar outras contas, ou alterar as configurações, novos bancos de dados, etc. Por isso é importante ter conhecimento desta senha e guarda-la de forma segura.
Marque a opção Enable root access from remote machines para permitir que o mysql possa ser administrado com a conta do usuário root, a partir de uma máquina remota/estação.
Padronizaremos a senha para cada cliente com o seguinte formato: Codigo de suporte do cliente@aix. O código de suporte será utilizado exatamente como está cadastrado no Intraix, com todos os zeros a esquerda existente.
Considerando a imagem do cadastro do cliente ilustrada abaixo. A senha do MySQL deve ser definida com o seguinte valor: 065@aix.
É fundamental que seja definido a senha neste padrão e formato para que em eventuais suporte, saibamos a senha definida. Clique em Next pra prosseguir com a instalação.
Na janela seguinte clique no botão Execute para que o MySQL dê início ao processo de configuração.
Se tudo ocorrer bem, uma janela como a ilustrada na figura abaixo será exibida. Caso tenha algum problema, efetue as configurações novamente.
Caso queira checar se o serviço do MySQL está rodando corretamente, abra um prompt de comando, e digite mysql -u root – p, ele irá pedir a senha de root que você configurou anteriormente, basta então digitar a mesma.
Após digite status e pronto, você terá informações sobre o MySQL.