Mudanças entre as edições de "Etapas"
(→Etapas Digitadas) |
|||
Linha 97: | Linha 97: | ||
− | '''Número de Semanas:''' Digite o número de semanas que compreende esta etapa. Esta informação será utilizada para a aplicação de ocorrências no Giz Supervisão. | + | '''Número de Semanas:''' Digite o número de semanas que compreende esta etapa. Esta informação será utilizada para a aplicação de ocorrências no [[Giz Supervisão]]. |
Linha 106: | Linha 106: | ||
− | O cálculo da diferença das notas é realizado através do Cálculo de Notas e Resultado. | + | O cálculo da diferença das notas é realizado através do [[Cálculo de Notas e Resultado]]. |
− | O resultado deste valor que falta para o aluno ser aprovado pode ser visualizado nos relatórios de | + | O resultado deste valor que falta para o aluno ser aprovado pode ser visualizado nos relatórios de [[Boletim]] e [[Ficha do Aluno]]. No campo referente à etapa que possui este parâmetro aparece a nota precedida de +, representando quanto mais falta para o aluno ser aprovado na disciplina. |
Edição das 16h51min de 15 de dezembro de 2008
Índice
Geral
Nesta opção é realizado o cadastro das Etapas onde serão registrados os resultados referentes ao aproveitamento dos alunos nas avaliações aplicadas pelos professores.
Cada etapa corresponde a um período de mensuração de notas e faltas, por exemplo: 1º Bimestre, 1º Trimestre, 1ª Etapa etc. O resultado de uma etapa pode conter a soma ou média de n avaliações (provas/trabalhos) aplicados por um professor.
Através deste cadastro o sistema vai apurar notas, faltas e realizar os cálculos para aprovação e/ou reprovação dos alunos.
Deve ser cadastrado um registro para cada etapa do processo de apuração do desempenho dos alunos, na ordem (sequência) em que elas acontecem.
Este cadastro deve ser criado de acordo com o Regimento Acadêmico da instituição, contendo todas as etapas do processo de avaliação do desempenho dos alunos.
A tela do cadastro de etapas é dividida em duas. Do lado esquerdo pode ser visualizada toda a árvore de etapas inseridas na ordem de sequência de todos os cursos. Também pode ser copiado as etapas para outro curso utilizando o botão Copiar Etapas para que está na parte inferior esquerdo. Do lado direito é visualizado etapa a etapa selecionada do lado esquerdo.
Exemplo:
A instituição trabalha em regime semestral e possui as seguintes etapas de avaliação dos alunos: 1º Bimestre e 2º Bimestre. O valor dos bimestres é 10,0 (dez). Quem obtiver média entre os dois bimestres maior que 7,0 (sete) é aprovado direto. Quem obtiber média menor que 4,0 será reprovado direto. E quem ficar entre 4,0 e 6,9 tem a oportunidade de realizar uma outra prova na etapa de recuperação.
O cadastro de Etapas desta instituição tem que ser criado da seguinte forma:
- Sequênica 01 - Nota 1 - Tipo Digitada
- Sequência 02 - Nota 2 - Tipo Digitada
- Sequência 03 - Média - Tipo Calculada
- Sequência 04 - Exame Final - Tipo Digitada/Condicional
- Sequência 05 - Média Final - Tipo Resultado Final
Cada uma das etapas tem um tipo específico que será escolhido de acordo com a sua natureza. Ou seja, a etapa de Nota 1 e Nota 2 são do tipo digitada porque estas serão digitadas pela(o) secretária(o) da instituição para todos os alunos.
A etapa de Média é do tipo calculada porque o sistema vai calcular a média entre as duas etapas anteriores (1º e 2º Bimestre). Este cálculo é realizado de acordo com a fórmula que o usuário irá inserir para a mesma.
A etapa Exame Final é do tipo Digitada/Condicional porque não é uma etapa em que todos os alunos têm que passar, terá nota de Prova Final apenas os alunos que ficaram na situação de Recuperação.
A etapa Média Final é a etapa finalizadora do processo de apuração do desempenho dos alunos. Esta deve conter a resolução que será implicada à nota final dos alunos.
Para entender melhor como deve ser cadastrado cada uma das etapas existentes no Regimento Acadêmico da instituição, leia o que significa e como incluir as etapas do tipo Digitada, Calculada, Condicional e de Resultado Final.
Se considerar necessário esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.
:: Dica:
O botão permite que seja copiada a etapa relacionada a um curso para outro curso.
Etapas Digitadas
Em todo regimento acadêmico terá pelo menos uma etapa que será do tipo Digitada. Este tipo de etapa será utilizado para as etapas que são digitadas pela(o) secretária(o) da instituição.
Código: Digite um código de identificação para a etapa que está sendo inserida.
Descrição: É o nome da etapa. Este nome será exibido nos relatórios.
Abreviatura: Digite a abreviatura da etapa. Nos relatórios que não couber o nome da etapa, será utilizado a abreviatura para identificar a mesma.
Valor: Digite o valor total da etapa que está sendo inserida.
Curso: Digite o curso para o qual a etapa está sendo criada. É necessário criar todo o conjunto de etapas para todos os cursos que avaliam o aproveitamento do aluno.
Número de Sequência: O número de sequência identifica a ordem cronológica das etapas. Se a etapa que está sendo inserida será a primeira a ser apurada, a acontecer, então seu número de sequência será 01.
Tipo: O tipo da etapa identifica a sua natureza. Se a etapa for do tipo Digitada, quer dizer que a/o secretária(o) irá digitar o valor das notas/conceitos.
Número de Semanas: Digite o número de semanas que compreende esta etapa. Esta informação será utilizada para a aplicação de ocorrências no Giz Supervisão.
Tem Nota Prevista: Este parâmetro é utilizado para calcular o valor necessário ao aluno para aprovação no período letivo.
Ao marcar este parâmetro o sistema permite que seja inserida a fórmula para calcular a diferença entre a nota que já possui e a nota para aprovação no sistema. Esta alteração, geralmente é realizada na última etapa digitada.
O cálculo da diferença das notas é realizado através do Cálculo de Notas e Resultado.
O resultado deste valor que falta para o aluno ser aprovado pode ser visualizado nos relatórios de Boletim e Ficha do Aluno. No campo referente à etapa que possui este parâmetro aparece a nota precedida de +, representando quanto mais falta para o aluno ser aprovado na disciplina.
Utiliza Bloco de Avaliações: Nesta opção o usuário poderá definir um bloco de avaliação dentro da etapa, onde ficará definido as avaliações que o professor obrigatoriamente terá que aplicar dentro da etapa.
:: Dica:
É necessário cadastrar o bloco em Blocos de Avaliações em seguida criar as avaliações e associar a este bloco na opção Avaliações para que seja informado que a etapa Utiliza Bloco de Avaliações.
Transfere para a Etapa: Quando a nota da etapa atual tiver que ser transferida para outra etapa, este campo deve ser preenchido com a etapa que receberá o valor.
Apura Falta/Apura Nota: Marque esta opção se a etapa for receber valor de notas e faltas digitadas.
Tipo de Nota: Escolha o tipo de nota que a etapa receberá. Nota (valor), conceito (letra) ou grade (considera o tipo de nota especificado na matriz curricular para cada disciplina).
Data Início/Data Término: Digite a data de início e término da etapa que está sendo inserida.
Aba Disciplinas Diferenciadas
O Regimento Acadêmico contempla como será apurado o aproveitamento de todas as disciplinas. Para todas as disciplinas que possuem a mesma forma de apuração, esta aba não deve ser preenchida.
Para as disciplinas que apuram o aproveitamento do aluno de forma diferente das demais, esta aba deve ser preenchida.
Etapas Calculadas
Este tipo de etapa é utilizado para que o sistema realize cálculos com as etapas do tipo digitada. Pode ser realizado qualquer tipo de cálculo criando a fórmula para a etapa.
Código: Digite um código de identificação para a etapa que está sendo inserida.
Descrição: É o nome da etapa. Este nome será exibido nos relatórios.
Abreviatura: Digite a abreviatura da etapa. Nos relatórios que não couber o nome da etapa, será utilizadod a abreviatura para identificar a mesma.
Valor: Digite o valor total da etapa que está sendo inserida.
Curso: Digite o curso para o qual a etapa está sendo criada. É necessário criar todo o conjunto de etapas para todos os cursos que avaliam o aproveitamento do aluno.
Número de Sequência: O número de sequência identifica a ordem cronológica das etapas. Se a etapa que está sendo inserida será a primeira a ser apurada, a acontecer, então seu número de sequência será 01.
Tipo: O tipo da etapa identifica a sua natureza. A etapa do tipo Calculada é utilizada para que o sistema faça os cálculos de média, soma ou qualquer outro que a instituição adote.
Transfere para a Etapa: Este campo leva o valor calculado nesta etapa para outra, se for assim que a instituição trabalhe. Ou seja, o valor calculado na etapa atual pode ser transferido para qualquer outra etapa que ainda venha a acontecer.
Calcular a partir de: Se a instituição quiser estipular uma data para o sistema iniciar o cálculo da etapa atual, esta deve ser digitada neste campo.
Tipo de Arredondamento: Este campo deve ser preenchido com o mesmo tipo de arredondamento escolhido no cadastro de parâmetros.
Tipo de Nota: Escolha o tipo de nota que a etapa receberá. Nota (valor), conceito (letra) ou grade (considera o tipo de nota especificado na matriz curricular para cada disciplina).
Permite Cálculo Parcial: Este item serve para informar ao sistema que o mesmo pode realizar o cálculo desta etapa calculada antes da digitação das notas de todas as etapas digitadas envolvidas ou explicitadas na fórmula desta etapa calculada.
Apura Falta: Quando a etapa calculada tiver que apurar falta (digitar a falta) dos alunos (além de realizar o cálculo), este item deve ser marcado.
Aba Fórmulas
As fórmulas são criadas através das variáveis que representam as notas e as faltas juntamente com o número de sequência da etapa necessária.
Fórmula para Notas:
Em uma fórmula calculada onde é necessário somar as duas primeiras notas das etapas digitadas, deve-se incluir o campo referente à nota e o número de sequência das duas etapas digitadas anteriormente.
Exemplo: é necessário somar a nota da etapa que tem o número de sequência 01 e a etapa que tem o número de sequência 02.
A fórmula é: (|N01| + |N02|)
Fórmula para Faltas:
O campo para fórmulas deve ser preenchido apenas quando o regimento contemplar um cálculo para as faltas diferente do somatório das faltas.
O somatório o sistema já realiza automaticamente, o campo para a fórmula pode ficar em branco.
Aba Disciplinas Diferenciadas
O Regimento Acadêmico contempla como será apurado o aproveitamento de todas as disciplinas. Para todas as disciplinas que possuem a mesma forma de apuração, esta aba não deve ser preenchida.
Para as disciplinas que apuram o aproveitamento do aluno de forma diferente das demais, esta aba deve ser preenchida.
Etapas Condicionais
Este tipo de etapa é utilizado para recuperações. A digitação não é obrigatória e o aluno tem que atender às regras estabelecidas para fazer a prova.
Código: Digite um código de identificação para a etapa que está sendo inserida.
Descrição: É o nome da etapa. Este nome será exibido nos relatórios.
Abreviatura: Digite a abreviatura da etapa. Nos relatórios que não couber o nome da etapa, será utilizadod a abreviatura para identificar a mesma.
Valor: Digite o valor total da etapa que está sendo inserida.
Curso: Digite o curso para o qual a etapa está sendo criada. É necessário criar todo o conjunto de etapas para todos os cursos que avaliam o aproveitamento do aluno.
Número de Sequência: O número de sequência identifica a ordem cronológica das etapas. Se a etapa que está sendo inserida será a primeira a ser apurada, a acontecer, então seu número de sequência será 01.
Tipo: O tipo da etapa identifica a sua natureza. O tipo de etapa Digitada/Condicional deve ser utilizada para as etapas de recuperação.
O aluno vai ficar na etapa de recuperação e terá sua nota digitada nesta etapa apenas se atender às condições inseridas da fórmula desta etapa.
Máximo de Ocorrências: Digite o valor máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar de recuperação. Se o aluno pode ficar de recuperação em todas as disciplinas, digite o número máximo de disciplinas deste curso.
Apura Falta/Apura Nota: Marque esta opção se a etapa de recuperação digita nota e falta.
Calcular a partir de: Se a instituição quiser estipular uma data para o sistema iniciar o cálculo da seleção dos alunos na situação de recuperação, esta deve ser digitada neste campo.
Filtra na Digitação: Marque esta opção se você desejar que apareça apenas os alunos que estão na situação de recuperação na digitação de notas por turma.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e término da etapa que está sendo inserida.
Aba Fórmulas
As fórmulas são criadas através das variáveis que representam as notas e as faltas juntamente com o número de sequência da etapa necessária.
Sendo assim, em uma etapa condicional deve ser colocado a condição para o aluno entrar nesta etapa, ou seja, a condição para entrar na recuperação.
Exemplo: a condição para o aluno entrar na etapa condicional, para eles entrarem em recuperação é que o somatório das notas anteriores seja maior que 40% do valor distribuído e menor que 70% do mesmo. O valor total distribuído nas etapas anteriores é 10. O número de sequência da etapa do somatório é 03.
A fórmula é: AND (|N03| >= 4; |N03| < 7)
Para o aluno entrar em recuperação, deve ter a nota 03 (somatório) maior ou igual a 4 e menor que 7. Ou seja, tem que estar com nota entre 4 e 7.
Aba Disciplinas Diferenciadas
O Regimento Acadêmico contempla como será apurado o aproveitamento de todas as disciplinas. Para todas as disciplinas que possuem a mesma forma de apuração, esta aba não deve ser preenchida.
Para as disciplinas que apuram o aproveitamento do aluno de forma diferente das demais, esta aba deve ser preenchida.
Etapas Resultado Final
Este tipo de etapa é utilizado para finalizar o processo de apuração das notas. Deve conter uma fórmula que exiba o resultado do aluno, contemplando a possibilidade do mesmo passar pela recuperação ou não.
Código: Digite um código de identificação para a etapa que está sendo inserida.
Descrição: É o nome da etapa. Este nome será exibido nos relatórios.
Abreviatura: Digite a abreviatura da etapa. Nos relatórios que não couber o nome da etapa, será utilizadod a abreviatura para identificar a mesma.
Valor: Digite o valor total da etapa que está sendo inserida.
Curso: Digite o curso para o qual a etapa está sendo criada. É necessário criar todo o conjunto de etapas para todos os cursos que avaliam o aproveitamento do aluno.
Número de Sequência: O número de sequência identifica a ordem cronológica das etapas. Se a etapa que está sendo inserida será a primeira a ser apurada, a acontecer, então seu número de sequência será 01.
Tipo: O tipo da etapa identifica a sua natureza. O tipo de etapa Resultado Final deve ser utilizado para finalizar o processo de apuração do aproveitamento do aluno.
Calcular a partir de: Se a instituição quiser estipular uma data para o sistema iniciar o cálculo da resultado final dos alunos, esta deve ser digitada neste campo.
Tipo de Arredondamento: Este campo deve ser preenchido com o mesmo tipo de arredondamento escolhido no cadastro de parâmetros.
Tipo de Nota: Escolha o tipo de nota que a etapa receberá. Nota (valor), conceito (letra) ou grade (considera o tipo de nota especificado na matriz curricular para cada disciplina).
Permite Cálculo Parcial: Este item serve para informar ao sistema que o mesmo pode realizar o cálculo desta etapa antes da digitação de todas as etapas digitadas do regimento acadêmico.
Apura Falta: Quando a etapa de resultado final tiver que apurar falta (digitar a falta) dos alunos (além de realizar o cálculo), este item deve ser marcado.
Aba Fórmulas
As fórmulas são criadas através das variáveis que representam as notas e as faltas juntamente com o número de sequência da etapa necessária.
Fórmula para Notas:
Em uma etapa de resultado final, deve ser colocado a fórmula que calculará a nota que o aluno caso ele passe direto com as notas das etapas digitadas ou fique em recuperação na etapa condicional.
Exemplo: A nota exibida na etapa de resultado final será a maior entre o somatório (número de sequência 03) e a nota da recuperação (número de sequência 04).
A fórmula é: IF (|N03| >= |N04|; |N03|; |N04|)
A fórmula está verificando se a nota 03 (somatório) é maior ou igual à nota 04 (recuperação). Se for, o sistema coloca a nota 03 (somatório), se não for, coloca a nota 04 (recuperação).
Fórmula para Faltas:
O campo para fórmulas deve ser preenchido apenas quando o regimento contemplar um cálculo para as faltas diferente do somatório das faltas.
O somatório o sistema já realiza automaticamente, o campo para a fórmula pode ficar em branco.
Fórmula para Aprovação Final:
Esta fórmula deve ser preenchida quando houver uma outra condição para aprovação dos alunos após o cálculo de resultado final. Ou seja, esta fórmula será aplicada após o cálculo da Fórmula para Notas desta etapa de Resultado Final.
Existem outras variáveis que também podem ser utilizadas para a criação desta fórmula.
Aba Disciplinas Diferenciadas
O Regimento Acadêmico contempla como será apurado o aproveitamento de todas as disciplinas. Para todas as disciplinas que possuem a mesma forma de apuração, esta aba não deve ser preenchida.
Para as disciplinas que apuram o aproveitamento do aluno de forma diferente das demais, esta aba deve ser preenchida.
Aba Disciplinas Diferenciadas
Nesta opção é permitido registrar etapas para uma disciplina que não segue o padrão das outras, ou seja, se você possui uma disciplina que não segue os mesmos cálculos de notas das outras ela deve ser tratada como uma disciplina diferenciada e suas etapas inseridas nesta aba.
As opções: Digitada, Calculada, Condicional e de Resultado, seguem os mesmos critérios das disciplinas normais.
:: Dica:
a disciplina diferenciada pode ter um número de etapas diferenciadas menor ou igual à quantidade de etapas cadastradas para o curso.
Exemplos:
Exemplo 01
Regimento Acadêmico
As avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez).
Será aprovado num componente curricular e fará jus aos créditos a ele consignados, o acadêmico que satisfizer as seguintes condições:
a) Será aprovado, automaticamente, sem prova final, o acadêmico que obtiver média de pontos igual ou superior a 7,0 (sete).
b) Tiver freqüência igual ou maior que 75% (setenta e cinco por cento) às atividades previstas como carga horária no plano do componente curricular conforme dispõe legislação superior.
c) Alcançar em cada componente curricular uma média de pontos igual ou superior a 7,0 (sete) após a prova final.
d) As avaliações de desempenho acadêmico serão 2 (duas) durante o semestre letivo, realizada através do coeficiente de rendimento acadêmico.
O acadêmico com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) no(s) respectivo(s) componente(s) curricular(es), será submetido à Prova Final.
Para aprovação nas condições previstas, exige-se que a média aritmética entre a média anterior e a nota da prova final seja igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
O acadêmico que não obtiver desempenho mínimo previsto, aproveitamento mínimo ou freqüência mínima, será considerado reprovado no respectivo componente curricular.
Configuração das Etapas
A porcentagem mínima de frequência não precisa entrar nas fórmulas das etapas, esta já é controlada pelo cadastro de Cursos.
1ª Etapa: 1ª Etapa
Código: 1AV
Descrição: 1ª Etapa
Abreviatura: 1ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 01 (é a primeira etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 1ª Etapa.
2ª Etapa: 2ª Etapa
Código: 2AV
Descrição: 2ª Etapa
Abreviatura: 2ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 02 (é a segunda etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 2ª Etapa.
3ª Etapa: Média Semestral
Código: MS
Descrição: Média Semestral
Abreviatura: MS
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 03 (é a terceira etapa)
Tipo: Calculada (o sistema calcula automaticamente).
Transfere para etapa: Resultado Final (transfere a nota para o Resultado Final para os alunos que são aprovados sem ficar em Prova Final).
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das 1ª e 2ª etapas, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
Para realizar o cálculo da Média Semestral é preciso somar o valor da 1ª Etapa + a 2ª Etapa e dividir esta soma por 2.
Fórmula para Nota: (|N01|+|N02|)/2
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
:: Dica:
Em todas as etapas que o tipo for: Calculada, Digitada/Condicional e Resultado Final vão ser obrigado a ter uma fórmula. Neste caso a letra N representa nota e o número é a seqüência das etapas anteriores. Estes devem vir sempre entre | | (pipes).
4ª Etapa: Prova Final
Código: PF
Descrição: Prova Final
Abreviatura: PF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 04 (é a quarta etapa)
Tipo: Digitada/Condicional (o lançamento de nota não é obrigatória).
Máximo de Ocorrências: Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa de recuperação.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Filtra na Digitação: Marcar. Desta forma, aparece apenas os alunos que estão na situação de recuperação na digitação de notas por turma.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da Prova Final.
Aba Fórmulas:
A fórmula da Prova Final compreende na condição para o aluno entrar na situação de Recuperação.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, o aluno tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 4 e 7 para entrar na situação de recuperação e ter direito de realizar a Prova Final.
Fórmula para Nota: AND(|N03|>=4;|N03|<7)
5ª Etapa: Resultado Final
Código: RF
Descrição: Resultado Final
Abreviatura: RF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 05 (é a quinta etapa)
Tipo: Resultado Final.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das avaliações anteriores, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
A fórmula do Resultado Final abrange o resultado do aluno que é aprovado direto (sem recuperação), o aluno que é reprovado direto (sem recuperação) e quem fica em recuperação para realizar a Prova Final.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, para o aluno ser Aprovado direto (sem recuperação) este tem que ficar com Média Semestral igual ou superior a 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
O aluno será Reprovado direto (sem recuperação) se tiver Média Semestral menor que 4,0 (quatro). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
Para o aluno ter direito de realizar a Prova Final (recuperação), este tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 4,0 (quatro) e 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Recuperação é realizada através da fórmula da etapa Prova Final (conforme acima).
O aluno será Aprovado após Recuperação se tiver média entre a Média Semestral anterior e a nota da Prova Final maior ou igual a 7,0 (sete).
Fórmula para Nota: IF(|N03|>=7;|N03|;IF((|N03|+|N04|)/2>=7;(|N03|+|N04|)/2;|N04|))
Explicação da Fórmula:
Se a Média Semestral (|N03|) for maior ou igual a 7,0 -> IF(|N03|>=7;
Então, coloque a Média Semestral (|N03|); -> |N03|;
Senão, se a média entre a Média Semestral e a Prova Final for maior ou igual a 7,0 -> IF((|N03|+|N04|)/2>=7;
Então, coloque a média entre a Média Semestral e a Prova Final -> (|N03|+|N04|)/2;
Senão, coloque a nota da Prova Final -> |N04|))
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
Exemplo 02
Regimento Acadêmico
As avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez).
Será aprovado num componente curricular e fará jus aos créditos a ele consignados, o acadêmico que satisfizer as seguintes condições:
a) Será aprovado, automaticamente, sem prova final, o acadêmico que obtiver média de pontos igual ou superior a 7,0 (sete).
b) Tiver freqüência igual ou maior que 75% (setenta e cinco por cento) às atividades previstas como carga horária no plano do componente curricular conforme dispõe legislação superior.
c) Alcançar em cada componente curricular uma média de pontos igual ou superior a 6,0 (seis) após a prova final.
d) As avaliações de desempenho acadêmico serão 2 (duas) durante o semestre letivo, realizada através do coeficiente de rendimento acadêmico.
O acadêmico com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) no(s) respectivo(s) componente(s) curricular(es), será submetido à Prova Final.
Para aprovação nas condições previstas, exige-se que a média aritmética entre a média anterior e a nota da prova final seja igual ou superior a 6,0 (sete) pontos.
O acadêmico que não obtiver desempenho mínimo previsto, aproveitamento mínimo ou freqüência mínima, será considerado reprovado no respectivo componente curricular.
Configuração das Etapas
A porcentagem mínima de frequência não precisa entrar nas fórmulas das etapas, esta já é controlada pelo cadastro de Cursos.
1ª Etapa: 1ª Etapa
Código: 1AV
Descrição: 1ª Etapa
Abreviatura: 1ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 01 (é a primeira etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 1ª Etapa.
2ª Etapa: 2ª Etapa
Código: 2AV
Descrição: 2ª Etapa
Abreviatura: 2ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 02 (é a segunda etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 2ª Etapa.
3ª Etapa: Média Semestral
Código: MS
Descrição: Média Semestral
Abreviatura: MS
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 03 (é a terceira etapa)
Tipo: Calculada (o sistema calcula automaticamente).
Transfere para etapa: Resultado Final (transfere a nota para o Resultado Final para os alunos que são aprovados sem ficar em Prova Final).
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das 1ª e 2ª etapas, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
Para realizar o cálculo da Média Semestral é preciso somar o valor da 1ª Etapa + a 2ª Etapa e dividir esta soma por 2.
Fórmula para Nota: (|N01|+|N02|)/2
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
:: Dica:
Em todas as etapas que o tipo for: Calculada, Digitada/Condicional e Resultado Final vão ser obrigado a ter uma fórmula. Neste caso a letra N representa nota e o número é a seqüência das etapas anteriores. Estes devem vir sempre entre | | (pipes).
4ª Etapa: Prova Final
Código: PF
Descrição: Prova Final
Abreviatura: PF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 04 (é a quarta etapa)
Tipo: Digitada/Condicional (o lançamento de nota não é obrigatória).
Máximo de Ocorrências: Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa de recuperação.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Filtra na Digitação: Marcar. Desta forma, aparece apenas os alunos que estão na situação de recuperação na digitação de notas por turma.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da Prova Final.
Aba Fórmulas:
A fórmula da Prova Final compreende na condição para o aluno entrar na situação de Recuperação.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, o aluno tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 4 e 7 para entrar na situação de recuperação e ter direito de realizar a Prova Final.
Fórmula para Nota: AND(|N03|>=4;|N03|<7)
5ª Etapa: Resultado Final
Código: RF
Descrição: Resultado Final
Abreviatura: RF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 05 (é a quinta etapa)
Tipo: Resultado Final.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das avaliações anteriores, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
A fórmula do Resultado Final abrange o resultado do aluno que é aprovado direto (sem recuperação), o aluno que é reprovado direto (sem recuperação) e quem fica em recuperação para realizar a Prova Final.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, para o aluno ser Aprovado direto (sem recuperação) este tem que ficar com Média Semestral igual ou superior a 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
O aluno será Reprovado direto (sem recuperação) se tiver Média Semestral menor que 4,0 (quatro). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
Para o aluno ter direito de realizar a Prova Final (recuperação), este tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 4,0 (quatro) e 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Recuperação é realizada através da fórmula da etapa Prova Final (conforme acima).
O aluno será Aprovado após Recuperação se tiver média entre a Média Semestral anterior e a nota da Prova Final maior ou igual a 6,0 (seis).
Fórmula para Nota: IF(|N03|>=7;|N03|;IF("I04"=" -";-1000;(|N03|+|N04|)/2))
Explicação da Fórmula:
Se a Média Semestral (|N03|) for maior ou igual a 7,0 -> IF(|N03|>=7;
Então, coloque a Média Semestral (|N03|); -> |N03|;
Se a nota da prova final for igual a traço (-), ou seja, sem nota -> IF("I04"=" -";
Então, fica o próprio traço, ou seja, sem nota digitada -> -1000;
Senão, vai ser a Média Semestral e a Prova Final dividido por 2 -> (|N03|+|N04|)/2));
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
:: Dica:
Caso a instituição utilize essa forma de avaliação é necessário informar em Cadastro|Cursos a média de aproveitamento como 60%, para que considere esta média após a prova final.
Exemplo 03 (Giz Ensino Profissionalizante)
Regimento Acadêmico
As avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez).
Será aprovado num componente curricular e fará jus aos créditos a ele consignados, o acadêmico que satisfizer as seguintes condições:
a) Será aprovado, automaticamente, sem prova final, o acadêmico que obtiver média de pontos igual ou superior a 7,0 (sete).
b) Tiver freqüência igual ou maior que 75% (setenta e cinco por cento) às atividades previstas como carga horária no plano do componente curricular conforme dispõe legislação superior.
c) Alcançar em cada componente curricular uma média de pontos igual ou superior a 6,0 (seis) após a prova final, caso não atinja a média de pontos igual ou superior a 6,0 (seis), terá uma segunda chances na prova especial.
d) As avaliações de desempenho acadêmico serão 2 (duas) durante o semestre letivo, realizada através do coeficiente de rendimento acadêmico.
O acadêmico com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média igual ou superior a 5,0 (cinco) e inferior a 7,0 (sete) no(s) respectivo(s) componente(s) curricular(es), será submetido à Prova Final.
Para aprovação nas condições previstas, exige-se que a média aritmética entre a média anterior e a nota da prova final seja igual ou superior a 6,0 (seis) pontos.
O acadêmico que não obtiver desempenho mínimo previsto, aproveitamento mínimo ou freqüência mínima, será considerado reprovado no respectivo componente curricular.
Configuração das Etapas
A porcentagem mínima de frequência não precisa entrar nas fórmulas das etapas, esta já é controlada pelo cadastro de Cursos.
1ª Etapa: 1ª Etapa
Código: 001
Descrição: 1ª Etapa
Abreviatura: 1ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 01 (é a primeira etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 1ª Etapa.
2ª Etapa: 2ª Etapa
Código: 002
Descrição: 2ª Etapa
Abreviatura: 2ªET
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 02 (é a segunda etapa)
Tipo: Digitada (usuário digita a nota do aluno).
Nº de Semanas: Quantidades de semanas tem a etapa (Data início/Data Términio).
Transfere para etapa: não será transferido.
Apura Falta: Marcar. A instituição digita falta nesta etapa.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Tem Nota Prevista: Não marcar.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da 2ª Etapa.
3ª Etapa: Média Semestral
Código: 003
Descrição: Média Semestral
Abreviatura: MS
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 03 (é a terceira etapa)
Tipo: Calculada (o sistema calcula automaticamente).
Transfere para etapa: Resultado Final (transfere a nota para o Resultado Final para os alunos que são aprovados sem ficar em Prova Final).
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das 1ª e 2ª etapas, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
Para realizar o cálculo da Média Semestral é preciso somar o valor da 1ª Etapa + a 2ª Etapa e dividir esta soma por 2.
Fórmula para Nota: (|N01|+|N02|)/2
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
:: Dica:
Em todas as etapas que o tipo for: Calculada, Digitada/Condicional e Resultado Final vão ser obrigado a ter uma fórmula. Neste caso a letra N representa nota e o número é a seqüência das etapas anteriores. Estes devem vir sempre entre | | (pipes).
4ª Etapa: Prova Final
Código: 004
Descrição: Prova Final
Abreviatura: PF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 04 (é a quarta etapa)
Tipo: Digitada/Condicional (o lançamento de nota não é obrigatória).
Máximo de Ocorrências: Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa de recuperação.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Filtra na Digitação: Marcar. Desta forma, aparece apenas os alunos que estão na situação de recuperação na digitação de notas por turma.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da Prova Final.
Aba Fórmulas:
A fórmula da Prova Final compreende na condição para o aluno entrar na situação de Recuperação.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, o aluno tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 5 e 7 para entrar na situação de recuperação e ter direito de realizar a Prova Final.
Fórmula para Nota: AND(|N03|<7;|N03|>=5)
5ª Etapa: Média após Prova Final
Código: 005
Descrição: Média após Prova Finall
Abreviatura: M.PF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 05 (é a quinta etapa)
Tipo: Calculada (o sistema calcula automaticamente).
Transfere para etapa: Nenhuma etapa
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das 1ª e 2ª etapas, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
A fórmula da Prova Final e a condição para o aluno entrar na situação de Recuperação.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, será feito o cálculo verificando primeiro se a Prova Final é igual a - (traço), se for, vai somar a Média Semestral e a Prova Final e dividir esta soma por 2.
:: Dica:
O traço quer dizer que não foi digitado nota, caso exista aluno nesta situação é feito o cálculo pegando a nota existente e dividindo por 2.
Fórmula para Nota: IF("|I04|"=" -";-1000;(|N03|+|N04|)/2)
6ª Etapa: Prova Especial
Código: 006
Descrição: Prova Especial
Abreviatura: PE
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 06 (é a sexta etapa)
Tipo: Digitada/Condicional (o lançamento de nota não é obrigatória).
Máximo de Ocorrências: Digite o número máximo de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema.
Apura Nota: Marcar. A instituição digita nota nesta etapa de recuperação.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Filtra na Digitação: Marcar. Desta forma, aparece apenas os alunos que estão na situação de recuperação na digitação de notas por turma.
Data Início/Data Término: Digite a data de início e a data de término da Prova Especial.
Aba Fórmulas:
A fórmula da Prova Especial é a condição para o aluno entrar na situação de Recuperação.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, o aluno tem que ficar com a nota da Média após Prova Final menor que 6, desta forma, ele fica em situação de recuperação e terá direito de realizar a Prova Especial.
Fórmula para Nota: |N05|<6
7ª Etapa: Resultado Final
Código: 007
Descrição: Resultado Final
Abreviatura: RF
Valor: 10 (valor total da etapa)
Curso: Curso da instituição
Número de Sequência: 07 (é a sétima etapa)
Tipo: Resultado Final.
Calcular a Partir de: Em Branco. Não será estipulada data para realização do cálculo.
Tipo de Arredondamento: Colocar o que fora definido no cadastro de Parâmetros.
Tipo de Nota: Grade. Irá buscar o que fora definido no cadastro da matriz Curricular.
Permite Cálculo Parcial: Marcar. Mesmo sem a digitação das avaliações anteriores, o sistema fará o cálculo.
Apura Falta: Não marcar. Não será digitada falta, esta será calculada pelo sistema automaticamente.
Aba Fórmulas:
A fórmula do Resultado Final abrange o resultado do aluno que é aprovado direto (sem recuperação), o aluno que é reprovado direto (sem recuperação) e quem fica em recuperação para realizar a Prova Final.
Conforme o Regimento Acadêmico acima, para o aluno ser Aprovado direto (sem recuperação) este tem que ficar com Média Semestral igual ou superior a 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
O aluno será Reprovado direto (sem recuperação) se tiver Média Semestral menor que 4,0 (quatro). A condição para colocar a situação do aluno Aprovado é conferido no cadastro de Cursos.
Para o aluno ter direito de realizar a Prova Final (recuperação), este tem que ficar com a nota da Média Semestral entre 5,0 (cinco) e 7,0 (sete). A condição para colocar a situação do aluno Recuperação é realizada através da fórmula da etapa Prova Final (conforme acima).
Para o aluno ter direito de realizar a Prova Especial (recuperação segunda chance), este tem que ficar com a nota da Média após Prova final menor que 6,0 (seis). A condição para colocar a situação do aluno Recuperação é realizada através da fórmula da etapa Prova Especial (conforme acima).
O aluno será Aprovado após Prova Especial se tiver média igual ou superior a 6 (seis).
Fórmula para Nota: IF(|N03|>=7;|N03|;IF(|N05|>=6;|N05|;IF(|N06|>=|N05|;|N06|;|N05|)))
Explicação da Fórmula:
Se a Média Semestral (|N03|) for maior ou igual a 7,0 -> IF(|N03|>=7;
Então, coloque a Média Semestral (|N03|); -> |N03|;
Senão se a nota da Média após Prova Final (|N05|) for maior ou igual a 6,0 -> IF(|N05|>=6;
Então, coloque a Média após Prova Final (|N05|); -> |N05|;
Senão se a nota da Prova Especial (|N06|) for maior ou igual a Média após prova final (|N05|) -> IF(|N06|>=|N05|;
Então, coloque a Prova Especial (|N06|); -> |N06|;
Senão coloque a Média após Prova Final (|N05|); -> |N05|
Fórmula para Falta: não é necessário, o sistema calcula automaticamente.
:: Dica:
Caso a instituição utilize essa forma de avaliação é necessário informar em Cadastro|Cursos a média de aproveitamento como 60%, para que considere esta média após a Prova Final e a Prova Especial.