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*Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.
 
*Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.
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*Escolher a opção: Gerar número de classe;
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*Definir a ordem de classe requerida;
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*Clicar no botão gravar, para que o procedimento seja gravado.
  
  
 
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Edição das 15h31min de 18 de dezembro de 2008


Cadastro de Turmas

Na aba Turmas você estará cadastrando as turmas para as quais você leciona.


Este cadastro poderá ser feito a partir do navegador, a partir do menu para turma selecionada e também do menu da grade de cadastro da aba Turmas.


Os campos desta aba referem-se a:


  • Código: Valor único que identifica, para o sistema, a turma que está sendo cadastrada. Este código pode conter 9 caracteres e estes caracteres podem ser números e letras.


Exemplos: Para melhor ilustrarmos a explicação do campo Código, podemos citar os seguintes exemplos:


Exemplo 1: Um professor que lecione para a turma da 3º série do Ensino Médio, poderá criar um código de turma que comtemple as seguintes informações:


EM 3B

Código do curso - EM

Identificação da série - 3

Identificação da quantidade de turmas - B


Exemplo 2: Um professor que lecione para a turma da 3º série do Ensino Médio em duas Instituições de Ensino diferentes, poderá criar códigos de turma que comtemple as seguintes informações:


U-001EM3B

Código da unidade escolar - U-001

Código do curso - EM

Identificação da série - 3

Identificação da quantidade de turmas - B


U-002EM3B

Código da unidade escolar - U-002

Código do curso - EM

Identificação da série - 3

Identificação da quantidade de turmas - B


:: Atenção:

Lembre-se que o campo Código da turma é um valor único que identifica, para o sistema, a turma que está sendo cadastrada e este código pode conter 9 caracteres e estes caracteres podem ser números e letras como descrito nos exemplos acima.


  • Descrição: Este campo deverá ser usado para detalhar melhor a turma, facilitando assim a pesquisa da mesma.


  • Unidade Escolar: Este campo indicará o código da unidade à qual esta turma estará associada.


  • Curso: Este campo indicará o código do curso à qual esta turma estará associada.


  • Turno: Este campo indicará o código do turno à qual esta turma estará associada.


  • Série/Período: Este campo indicará a série/período da turma em questão. Sendo que para cada série/período para o qual você lecionar, obrigatoriamente deverá ser criada uma turma.


Lançando os dados na aba Turmas

  • Na aba Turmas, lançar os dados - Atenção para os campos obrigatórios!


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg;


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alterando os dados na aba Turmas

Para alterar os dados na aba turmas, você poderá usar o navegador ou o menu para turma selecionada .


:: Atenção:

As turmas só estarão visíveis na área da árvore de visualização quando estiverem associadas à disciplina.


Alterando os dados a partir do navegador


  • Na aba Turmas, posicionar o cursor no item a ser alterado;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg.


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Alterando os dados a partir do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma que se deseja alterar - clicando com o botão esquerdo do mouse (ela ficará com uma tarja azul);


  • Clicar com o botão direito do mouse para acessarmos o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 149.jpg


  • Escolher a opção: Editar turma;


  • Proceder a alteração;


  • Para gravar a alteração, clicar no botão Edu img 109.jpg.


  • Para cancelar a alteração, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Inclusão de Novas Turmas

  • Na aba Turmas, clicar no botão Edu img 103.jpg.


  • Lançar os dados;


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 109.jpg.


  • Para cancelar, clicar no botão Edu img 101.jpg.


Exclusão das Turmas

  • Na aba Turmas, selecionar o nome do curso que deseja excluir;


  • Clicar no botão Edu img 102.jpg.


  • Confirmar a mensagem de exclusão e o curso selecionado será excluído.


:: Atenção:

Turmas associadas a disciplinas não poderão ser excluídas. Para excluí-las é necessário antes, desassociar a disciplina da turma.


Associação de Turma à Disciplina

Para associar turma à disciplina, você poderá usar o menu da grade de cadastro da aba Turmas ou o menu para turma selecionada:


Associando turma à disciplina a partir do menu da grade de cadastro da aba Turmas


  • Na grade de cadastro da aba Turmas, selecionar a turma que se deseja associar à disciplina;


  • Clicar com o botão direito do mouse na grade de cadastro da aba Turmas para acessar o menu da grade de cadastro da aba Turmas, como mostrado abaixo:


Edu img 088.jpg


  • Escolher a opção: Associar uma disciplina à(s) turma(s) selecionada(s);


  • Escolher uma disciplina a partir de uma lista de disciplinas ainda não associadas a esta turma;


  • Confirmar a mensagem e a associação será feita.


Associando turma à disciplina a partir do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a disciplina que se deseja associar à turma;


  • Acessar o menu para disciplina selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 152.jpg


  • Escolher a opção: Associar a disciplina: XXXXXXX a uma turma (onde XXXXXXX será o nome da disciplina selecionada);


  • Escolher uma turma a partir de uma lista de turmas ainda não associadas a esta disciplina e a associação será feita.


Desassociando Turma

  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma que se deseja desassociar da disciplina;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 149.jpg


  • Escolher a opção: Desassociar turma;


  • Confirmar as mensagens de desassociação e a turma selecionada será desassociada.


:: Atenção:

Ao desassociar a turma da disciplina haverá perda de notas e faltas dos alunos enturmados a esta turma.


Enturmando Aluno

Para enturmar um aluno, você poderá usar o menu para turma selecionada ou o menu da grade de cadastro da aba Alunos:


Enturmando aluno a partir do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se deseja enturmar o aluno;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 149.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar aluno ou Enturmar outros alunos;

(A opção enturmar aluno aparecerá quando for a primeira enturmação, a partir da segunda aparecerá enturmar outros alunos. )


  • Escolher um aluno a partir de uma lista de alunos ainda não associados a esta turma;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o aluno selecionado será enturmado.


Enturmando aluno ou vários alunos a partir do menu da grade do cadastro da aba Alunos


  • Na grade do cadastro da aba Alunos, selecionar o aluno que se deseja enturmar ou selecionar vários alunos usando a tecla Ctrl e o botão esquerdo do mouse;


  • Clicar com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos para acessar o menu para:


A) Aluno selecionado, como mostrado abaixo:


Edu img 084.jpg


B) Ou vários alunos selecionados, como mostrado abaixo:


Edu img 090.jpg


  • Escolher a opção: Enturmar o aluno a uma turma: Nome do aluno ou Enturmar os alunos a uma turma (esta escolha dependerá do passo anterior);


  • Escolher uma turma a partir de uma lista de turmas ainda não associadas a este(s) aluno(s);


  • Escolher uma disciplina a partir de uma lista de disciplina(s) associadas à turma selecionada no passo anterior;


  • Confirmar as mensagens de enturmação e o(s) aluno(s) selecionado(s) será(rão) enturmado(s).


Remanejamento de Aluno

Esta opção tem como objetivo remanejar o aluno entre turmas existentes no sistema. Ou seja, o remanejamento será feito entre turmas em que o professor usuário do sistema esteja lecionando.


O conceito de remanejamento de alunos baseia-se em:


  • Transferir automaticamente o aluno de uma turma para outra, reaproveitando as notas e faltas já lançadas na turma anterior;


  • O aluno remanejado será adicionado na turma destino ocupando o último número de chamada;


  • O aluno remanejado continuará aparecendo na turma origem assumindo a situação de remanejado.


Esta operação poderá ser feita através do menu para aluno selecionado, do menu para turma selecionada e do menu da grade do cadastro da aba Alunos.


Remanejando o aluno através do menu para o aluno selecionado


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontra o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto, o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu para aluno selecionado, clicando com o botão direito do mouse no aluno selecionado;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.


Remanejando os alunos através do menu para turma selecionada


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontram os alunos que serão remanejados. Ficar bem atento pois esta opção irá remanejar todos os alunos da turma selecionada acima;


  • Acessar o menu para turma selecionada, clicando com o botão direito do mouse na turma selecionada;


  • Escolher a opção: Remanejamento de aluno(s);


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e os alunos selecionados serão remanejados para a turma escolhida.


Remanejando o aluno a partir do menu da grade de cadastro da aba Alunos


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma onde se encontra o aluno que será remanejado e logo depois selecionar o aluno. Neste ponto, o foco deverá estar na aba alunos;


  • Acessar o menu da grade de cadastro da aba Alunos, clicando com o botão direito do mouse na grade do cadastro de alunos;


  • Escolher a opção: Remanejar o aluno: nome do aluno selecionado;


  • Selecionar a turma para o qual o aluno será remanejado, confirmar as mensagens de remanejamento e o aluno selecionado será remanejado para a turma escolhida.


Gerando Número de Classe

Este procedimento irá ordenar o nome dos alunos de acordo com os seguintes critérios:


  • Masculino/Feminino
  • Alfabética
  • Matrícula
  • Feminino/Masculino


É recomendável que esta geração seja efetuada antes da impressão definitiva dos diários.


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma que se deseja ordenar os alunos;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 148.jpg


  • Escolher a opção: Gerar número de classe;


  • Definir a ordem de classe requerida;


  • Clicar no botão gravar, para que o procedimento seja gravado.