Mudanças entre as edições de "WebGiz - Tela de Login"
(→Nível mínimo de força para alteração de senha) |
(→Nível mínimo de força para alteração de senha) |
||
Linha 231: | Linha 231: | ||
As opções de complexidade são: '''Não exigir''', '''Muito fraca''', '''Fraca''', '''Média''' e '''Forte''' , esta exigirá letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. | As opções de complexidade são: '''Não exigir''', '''Muito fraca''', '''Fraca''', '''Média''' e '''Forte''' , esta exigirá letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o '''portal WebGiz''' com '''perfil de Administrador''' do sistema, clicar no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Autentica.C3.A7.C3.A3o menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação]'''. | ||
+ | |||
+ | |||
Edição das 13h28min de 20 de maio de 2021
Introdução
Ao acessar o portal WebGiz através do link disponibilizado conforme instituição de ensino, o sistema irá apresentar a tela de login.
Como fazer?
Tipo de usuário
1) Selecione no campo Tipo de usuário, o perfil que irá acessar o portal.
2) Existem 5 tipos de usuários no portal WebGiz: Aluno, Professor, Responsável, Biblioteca e Outros.
- Aluno: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao aluno.
- Professor: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao professor.
- Responsável: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) responsável(eis) pelo aluno.
- Biblioteca: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas a interação com a biblioteca.
- Outros: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) coordenador(es) de curso e também aos usuários administradores do sistema.
Parâmetro Tipos de Usuário
- Caso a instituição deseja definir quais tipos de usuário o portal WebGiz apresentará para efetuar o Login, deverá acessar a seção Tipos de Usuário nas configurações do WebGiz e marcar os tipos de usuários desejados que poderão utilizar o portal.
- Caso deseja definir o(s) usuário(s) que não poderá(ão) utilizar o portal, deverá desmarcá-lo(s).
- Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Tipos de usuário.
Usuário e Senha
3) Em seguida, preencha o login de acesso no campo Usuário.
4) Logo, preencha o campo Senha com a senha de acesso informada pela instituição.
Observação: caso o utilizador deseja esconder os caracteres digitados no campo Usuário deverá clicar no ícone ao lado do campo. Caso deseja reapresentar os caracteres novamente, basta clicar novamente sobre o ícone e irá reapresentá-los.
Clicando novamente:
Instituição
5) No campo Instituição, o sistema apresenta listagem com as unidades associadas à instituição de ensino.
► Selecione a instituição de ensino no qual deseja visualizar as informações no portal.
Login
6) Clique no botão Login para acesso ao portal.
Esqueceu a senha?
7) Caso o usuário não se lembre da senha utilizada para acessar o portal WebGiz, na tela de Login deverá clicar no atalho Esqueceu a senha?.
O sistema irá direcioná-lo para a tela a seguir.
Após preencher os dados solicitados na interface e selecionar o botão Enviar, será enviado um e-mail para o endereço de e-mail do usuário selecionado na interface Esqueceu a senha?.
Ao receber o e-mail, o usuário irá selecionar o link clique aqui no texto do e-mail recebido, e ele será redirecionado para a tela de alteração de senha.
Parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha
- Caso a instituição deseja que seja solicitado também a matrícula do aluno na interface Esqueceu a senha, deverá habilitar o parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha nas configurações do WebGiz.
- Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Parâmetros gerais do portal.
- Parâmetro MARCADO:
- Parâmetro DESMARCADO:
Parâmetros que impactam na tela de login
Os parâmetros a seguir poderão interferir no funcionamento e apresentação da interface de login.
Parâmetros de Autenticação
Autenticação por código ou por CPF
O portal WebGiz permite que o usuário faça o login utilizando o código do registro no ERP-AIX ou o seu CPF.
Caso a instituição deseja que seja solicitado o CPF ao invés do código para acesso ao portal, deverá habilitar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.
- Utiliza CPF para autenticação de alunos.
- Utiliza CPF para autenticação de responsáveis.
- Utiliza CPF para autenticação de professores.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.
Parâmetro(s) MARCADO(S):
Caso a instituição não habilite os parâmetros, o sistema irá solicitar o código de registro do ERP-AIX.
Parâmetro(s) DESMARCADO(S):
Utilização de Captcha para acesso
O portal WebGiz poderá exigir que o usuário informe os caracteres apresentados em uma imagem para realizar o login de acesso.
Caso a instituição deseja que seja requisitado o preenchimento do código de caracteres, o Captcha, deverá marcar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.
- Utilizar captcha para autenticação de alunos.
- Utilizar captcha para autenticação de professores.
- Utilizar captcha para autenticação de usuários.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.
Parâmetro(s) MARCADO(S):
O usuário tem a opção de ouvir os códigos apresentados na imagem. Para isso, basta clicar no ícone Tocar áudio Captcha, apresentado ao lado da imagem.
Caso o usuário deseja gerar atualizar a imagem apresentada poderá clicar no ícone atualizar imagem , ao lado da imagem.
Parâmetro(s) DESMARCADO(S):
Nível mínimo de força para alteração de senha
Caso a instituição de ensino deseja exigir que o usuário faça a alteração da senha obedecendo a uma escala de complexidade de senha, deverá configurar os parâmetros a seguir no portal WebGiz.
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para alunos
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para professores
- Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para usuários
As opções de complexidade são: Não exigir, Muito fraca, Fraca, Média e Forte , esta exigirá letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.