Mudanças entre as edições de "Candidato do cliente"
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Edição das 16h19min de 18 de junho de 2021
Índice
- 1 Introdução
- 2 Login
- 3 Primeiro acesso - candidato novato
- 4 Acesso candidato já inscrito
Introdução
- A área destinada ao Candidato do processo seletivo deve ser acessada por meio do link disponibilizado pela instituição de ensino aos seus candidatos.
- Para que o candidato consiga realizar sua inscrição no processo seletivo é preciso que, na Área Restrita do Cliente, no menu Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo, o processo esteja cadastrado dentro da data de início e término da inscrição e que o valor do campo Encerrado esteja marcado como Não.
Login
- Para logar na Área de Inscrição do Candidato do Processo Seletivo, é necessário que o candidato informe o CPF e a Data de Nascimento.
- Ao realizar o login, o sistema irá verificar se o CPF do candidato já existe no banco de dados. Se não existir, o sistema irá redirecioná-lo para a página de inscrição do processo seletivo.
- Atenção:
- Caso seja exigida uma idade mínima para que o candidato participe do processo seletivo, essa informação deverá constar no Cadastro de Processo Seletivo. Se o sistema verificar que o candidato não possui a idade mínima exigida para o processo, será exibida uma mensagem de erro quando ele realizar o login no sistema.
- Caso exista mais de um processo seletivo ativo, a mensagem de erro sobre a idade mínima exigida será exibida na Aba Processo Seletivo, quando o candidato for selecionar o processo seletivo no qual deseja se inscrever.
Primeiro acesso - candidato novato
- Após realizar o login, caso seja o primeiro acesso do candidato, o sistema irá abrir de imediato a tela para inscrição no processo seletivo desejado.
Inscrição - Processo Seletivo
Aba Processo Seletivo
- A inscrição do candidato é realizada por etapas. Na primeira etapa, ele deve selecionar o processo seletivo no qual deseja se inscrever e clicar no botão Fazer inscrição.
Aba Dados Pessoais
- Após selecionar o processo seletivo no qual irá se inscrever, o candidato será redirecionado para a aba Dados Pessoais no qual deverá preencher os campos conforme formulário.
- Campos Obrigatórios: CPF, Data de Nascimento, Nome, E-mail, Sexo, Naturalidade, UF Naturalidade,, Nacionalidade, Mãe, CEP, Lougradouro, Número, Bairro, Cidade, Estado e Telefone.
- Campos Não Obrigatórios: Nome Social, Identidade, Órgão Expedidor, UF, Pai, Complemento e Celular.
- Após preencher os campos deverá clicar no botão Salvar e Prosseguir para continuar o processo de inscrição.
Parâmetro que impacta na inscrição
Disclaimer para o candidato sobre a LGPD
Caso a instituição deseja que seja disponibilizado um aviso legal, ou seja, um disclaimer para o candidato sobre a LGPD, para que seja apresentado para o candidato antes do início do processo de inscrição online, deverá acessar a área restrita do módulo Processo Seletivo e através do Menu Configurações | Parâmetros, marcar o parâmetro Apresentar notificação na Pré-matrícula e preencher o campo Texto Pré Matricula com o texto do aviso legal.
Importante: lembrando que as informações deste campo deverão ser discutidas previamente entre a instituição de ensino e o advogado que acompanha a instituição.
Após realizar a configuração, ao acessar o link da inscrição | aba Dados Pessoais, será apresentado de imediato o aviso legal para que o candidato possa ler e aceitar.
Aba Inscrição
- Após o preenchimento dos dados pessoais, o sistema avançará para a aba Inscrição.
- O sistema irá apresentar o nome do candidato.
- Em seguida irá apresentar os campos para preenchimento e seleção conforme formulário.
Campos Processo Seletivo Agendado
- Os campos Informe a data para agendamento do processo seletivo e Informe o horário de agendamento somente serão apresentados caso a instituição trabalhe com processo seletivo agendado e no cadastro dele tenha sido marcado o tipo agendado. Assim, o sistema apresentará mostrará as datas e horários que foram previamente cadastrados na aba Datas do Processo Agendado na Área Restrita do Cliente, no menu Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo.
- Processo Seletivo Agendado.
- Atenção:
- Se o candidato informar uma data de agendamento que possui mais de um local de exame agendado, o campo Selecione o local onde deseja fazer a prova será habilitado e passará a ser obrigatório. Caso a data selecionada tenha apenas um local de exame, este campo não aparecerá na tela.
Processo Seletivo Não Agendado
- O campo Informe a Instituição onde estudou irá trazer os registros que foram cadastrados no menu Cadastros | Localidades | Instituições da Área Restrita do Cliente. Caso o candidato não encontre a instituição na qual estudou na lista, será obrigatório informar o nome da instituição no campo Outra Instituição (Caso não seja encontrada na lista de instituições).
- Campo É candidato treinante?
- Caso a instituição deseja controlar o(s) candidato(s) que ainda não tenha concluído o Ensino Médio e sem previsão de conclusão até a data da matrícula no formulário de inscrição, deverá selecionar a opção Sim no parâmetro Identificar candidatos treinantes na inscrição no cadastro do processo seletivo.
- Assim, o sistema irá habilitar o campo no formulário de inscrição para que o candidato possa indicar se ele é treinante ou não.
- O campo Opções de Curso irá apresentar as opções de curso de acordo com o que foi cadastrado no campo Número de Opções de Curso na Inscrição no menu Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo na Área Restrita do Cliente.
- Para que as opções de curso estejam disponíveis para a seleção do candidato, é necessário também cadastrar as Vagas no menu Processo Seletivo | Geral | Vaga.
- Caso o candidato possua alguma Necessidade Especial para a realização dos exames, deve marcar alguma das opções que foram previamente cadastradas e selecionadas na tela Necessidades Especiais do Processo no menu Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo, na Área Restrita do Cliente.
- O campo Benefício permite conceder ao candidato o direito de disputar uma vaga por algum tipo de categoria que possua reserva de vagas. Para cadastrar os benefícios deve-se acessar o menu Processo Seletivo | Geral | Categoria de Cotas, na Área Restrita do Cliente.
- O campo Provas Optativas listará as provas que o candidato deve selecionar para fazer no dia do exame do processo seletivo. Para cadastrar as provas optativas é necessário cadastrá-las no menu Processo Seletivo | Provas | Grupo de Optativas, na Área Restrita do Cliente.
- Após preencher as informações, o candidato deverá clicar no botão Salvar e Prosseguir para continuar o processo de inscrição.
Aba Questionário
- Nesta aba será (ão) apresentado(s) o(s) questionário(s) associados ao processo seletivo para que o candidato possa preencher conforme configuração prévia.
- Para que seja (m) apresentado(s) nesta aba devem ser cadastrados na tela Tipos de Questionário. Após cadastrar os questionários é preciso vinculá-los às vagas ofertadas ou ao processo seletivo na aba Questionários do Processo do menu Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo, na Área Restrita do Cliente.
- Para cadastrar um questionário siga a sequência descrita a seguir na Área Restrita do Cliente:
- Cadastro de Tipo de Questionário: Menu Processo Seletivo | Questionários | Tipos de Questionários. Ex.: Questionário Sócio Econômico.
- Cadastro de Questionário:' Menu Processo Seletivo | Questionários | Questionários. É nesta tela que serão criados os questionários e também onde serão inseridas as perguntas dos mesmos.
- Cadastro de Grupo de Opção: Menu Processo Seletivo | Questionários | Grupo de Opção. Nesta tela serão cadastradas as opções de respostas para as perguntas. Ex.: Solteiro, casado, viúvo, etc.
- Cadastro de Perguntas: Menu Processo Seletivo | Questionários | Perguntas. Nesta tela são criadas as perguntas que serão inseridas no questionário.
- Depois de responder ao questionário, o candidato deve clicar em Salvar e Prosseguir.
Aba Conclusão
- A última aba exibida será a de Conclusão que mostrará o número da inscrição do candidato; a data de início da inscrição e de sua conclusão; o valor a pagar; ou seja o valor definido como taxa de inscrição e as opções para selecionar a forma de pagamento: boleto bancário ou com cartão de crédito e impressão da ficha de inscrição. Esta caso a instituição tenha optado por disponibilizar a ficha ao finalizar a inscrição conforme parâmetro que veremos a seguir.
- Para que os botões de pagamento com boleto ou cartão de crédito sejam exibidos é necessário realizar a configuração na tela Processo Seletivo | Geral | Processo Seletivo.Também é necessário realizar a configuração bancária na tela Cadastros | Financeiro |Configuração Bancária .
- Importante:
- Lembrando que para pagamento com cartão de crédito a instituição deverá ter o PJBank. Além disso, para apresentação do link/ícone, em tela, para pagamento com cartão de crédito, ao realizar o credenciamento da conta no PJbank no na configuração bancária do processo seletivo, é gerado o Token de cartão de crédito. Processo realizado no menu cadastros | Financeiro | Configuração Bancária | Conta Corrente.
- Para mais informações a respeito do PJbank, gentileza, entrar em contato com nosso setor Comercial.
- Caso tenha dúvidas em como realizar a configuração bancária, gentileza, entrar em contato com setor de suporte da AIX Sistemas.
- Ao clicar no botão Cartão de Crédito o sistema apresentará tela para informações do cartão e pagamento.
- Ao clicar no botão Boleto o sistema emitirá o boleto para pagamento.
- Para concluir, o candidato deve clicar em Finalizar.
Parâmetro para emissão da ficha de Inscrição na aba Conclusão
- Caso a instituição deseja que o candidato realize a emissão do comprovante ao concluir a inscrição, deverá selecionar a opção Não no parâmetro Emite comprovante de inscrição somente após liberação no cadastro do processo seletivo | aba Processo Seletivo. Assim o candidato ao acessar a aba Conclusão poderá emitir a ficha de inscrição.
- Aba Conclusão será apresentado o botão Imprimir Ficha de Inscrição:
- Ficha de inscrição:
- Caso a instituição não deseja que o candidato emita a ficha de inscrição ao concluir a inscrição, deverá selecionar a opção Sim no parâmetro Emite comprovante de inscrição somente após liberação. Desta forma o sistema não apresentará a opção para emissão da ficha de inscrição na aba Conclusão e será permitido a impressão do comprovante somente após o gestor do processo liberar a inscrição do candidato. Assim, ele poderá emitir a ficha de inscrição na área do candidato | menu Gerenciador | Inscrição.
- Aba Conclusão será apresentada sem o botão Imprimir Ficha de Inscrição:
Acesso candidato já inscrito
- Após o candidato ter realizado inscrição no processo seletivo, o sistema irá apresentar os menus: Gerenciador, Nova Inscrição e Resultado.
- Veremos a seguir cada um deles.
Menu Gerenciador
- Caso o candidato deseja acompanhar ou modificar a sua inscrição; fazer a reimpressão do boleto e imprimir a ficha de inscrição, basta realizar o login com o seu CPF e Data de Nascimento na Área do Candidato, que deve ser disponibilizada por meio de link fornecido pela instituição de ensino e clicar no menu Gerenciador do lado esquerdo da tela.
- Após clicar no menu, o sistema irá apresentar o(s) processo(s) seletivo(s) no(s) qual(is) o candidato está inscrito.
- Caso o candidato deseja reimprimir o boleto para pagamento ou pagar com o cartão de crédito, caso a instituição trabalhe com este tipo de pagamento, deverá clicar nos botões Cartão de Crédito ou Boleto.
- Caso o candidato deseja modificar a inscrição deverá clicar no botão Alterar Inscrição.
- ATENÇÃO: Depois que o pagamento for autorizado, as opções Escolher a forma de pagamento e Alterar Inscrição não ficarão disponíveis para o candidato.
- Ao clicar no botão Imprimir Ficha de Inscrição o candidato poderá visualizar e imprimir seu comprovante de inscrição no processo seletivo.
- Impressão da ficha de inscrição:
Nova Inscrição
- Caso o candidato deseja realizar nova inscrição em outro processo seletivo ou curso, poderá acessar o menu Nova Inscrição do lado esquerdo da área do candidato.
- O sistema irá apresentar o(s) processo(s) seletivo(s) registrados pela instituição e a situação de cada um deles.
- O candidato deverá clicar no botão Fazer inscrição e o sistema irá direcionar para as etapas de inscrição no processo seletivo seguindo mesmo fluxo descrito acima.
- O candidato deve preencher os campos aba por aba e clicar em Salvar e Prosseguir.
- Para concluir, o candidato deve clicar em Finalizar na aba Conclusão.
Resultado
- Neste menu, o candidato poderá consultar as notas e o resultado obtidos do processo seletivo, além de acompanhar a liberação da pré-matrícula e realização da mesma.
- O sistema irá apresentar as disciplinas da(s) prova(s) realizada(s) com as respectivas notas e na parte inferior da tela o nome da vaga, Nota Total e Situação.
- As informações de resultados nos campos Nota Total e Situação serão apresentadas conforme processos realizados pela instituição pós inscrição:
- Nota e resultado ainda não lançados: quando o gestor do processo ainda não fez o lançamento das notas, o sistema irá exibir a mensagem Nota não lançada na coluna Nota Total e neste caso, o candidato deverá aguardar liberação das notas. Na coluna Situação será apresentada a situação do candidato naquele instante conforme marcação do gestor.
- Existe lançamento do resultado/nota(s), porém a pré-matrícula não foi liberada pelo gestor do processo: neste caso, ao consultar os resultados, o sistema irá apresentar as notas de cada disciplina, Nome da Vaga, Nota Total, situação do candidato (Aprovado, Reprovado, Excedente ou Remanescente). Além disso, exibirá mensagem de alerta "Aguarde a liberação para Pré-Matrícula".
- Observação: A mensagem será apresentada somente para os candidatos aprovados.
- Neste situação, o candidato aprovado deverá aguardar liberação para realizar o processo de pré-matrícula.
- Existe lançamento do resultado/nota(s) e a pré-matrícula foi liberada pelo gestor do processo: neste caso, ao conferir os resultados, o sistema irá apresentar as notas de cada disciplina, Nome da Vaga, Nota Total, situação do candidato (Aprovado, Reprovado, Excedente ou Remanescente) e exibirá o botão "Fazer Pré-Matrícula" para realização do processo.
- Observação: O botão "Fazer Pré-Matrícula" será apresentado somente para os candidatos aprovados.
Pré-Matrícula
- Ao redirecionar para a tela de Pré-Matrícula, o sistema irá apresentar o cabeçalho com as informações vindas da inscrição do candidato: Nome, CPF, Curso, Unidade e Turno.
Aba Dados Pessoais
- Nesta aba, o candidato deverá preencher os campos com as informações pessoais e filiação; logo clicar em Salvar e prosseguir.
- Lembrando que alguns campos já virão preenchidos automaticamente com as informações da inscrição, como por exemplo: Sexo, Data de Nascimento, UF da Naturalidade, Naturalidade, Telefone e E-mail.
- Campos Obrigatórios: Nome Civil Completo, Estado Civil, Sexo, Data de Nascimento, Naturalidade, UF da Naturalidade, Nacionalidade, Celular , E-mail, Confirmação do e-mail e Mãe (nome completo).
- Campos Não Obrigatórios: Nome Social, Apelido, Telefone Fixo e Pai (nome completo).
Dados da testemunha para contrato (pai, mãe ou responsável legal)
- Caso a instituição deseja que seja solicitada a digitação pelo candidato dos dados da testemunha para apresentação no contrato de matrícula, deverá marcar a opção Sim , no campo Solicitar dados de testemunha na pré-matrícula no cadastro de Processo Seletivo |aba Processo Seletivo na área restrita do cliente.
- Ao habilitar esta funcionalidade, o sistema irá apresentar na aba Dados Pessoais da pré-matrícula o campo Dados da testemunha para contrato (pai, mãe ou responsável legal).
- O candidato deverá preencher os dados de Nome, CPF, Telefone, e-mail e confirmação de e-mail. Lembrando que estes devem ser diferente dos dados do candidato.
Aba Endereço
- Após preencher os dados pessoais, o candidato será redirecionado para a aba Endereço.
- Campos Obrigatórios: CEP, Logradouro, Número, Bairro, Cidade, Estado.
- Campos Não Obrigatórios: Complemento.
- O candidato deve preencher os campos e clicar em Salvar e Prosseguir.
- Observações:
- Alguns campos já virão preenchidos automaticamente com as informações da inscrição.
Aba Documentação
- O candidato será redirecionado para a aba Documentação no qual deverá preencher as informações referentes à documentação pessoal, militar e título de eleitor que serão apresentados conforme configuração prévia da matrícula do processo seletivo através da área do cliente, menu Matrícula | Documentos para Matrícula.
- Os campos apresentados com asterisco(*) são de preenchimento obrigatório.
- Nota:
- Nesta aba, o sistema apresenta o campo CPF já preenchido conforme registros anteriores e somente leitura.
- Após o campo CPF, o sistema apresenta primeira seção para preenchimento sobre RG e Registro de Nascimento. Já na segunda seção, apresenta campos referentes ao título de eleitor e demais documentos específicos habilitados na configuração prévia.
- Após preenchimento, deverá clicar em Salvar e Prosseguir.
- Caso a instituição tenha habilitado documentos de Registro Militar será apresentada a seção Militar.
- Importante:
- Esta seção será apresentada somente para candidatos maiores que 18 anos.
- Nesta seção, o candidato além de preencher as informações como número, data e órgão de expedição do certificado de reservista, deverá selecionar no campo Tipo, o tipo de certificado ao qual se refere na listagem apresentada do lado direito da seção.
- Caso o usuário deseja voltar para a etapa anterior deverá clicar no botão Voltar.
- Botão Rever dados preenchidos:
Aba Envio de Documentos
- Após preencher a documentação, o candidato deverá enviar a mesma para a instituição.
- Através da aba "Envio de Documentos", o mesmo deverá escanear a documentação e enviar as imagens conforme solicitação.
- O sistema permite o envio de imagens em formato: jpg ou png.
- Caso o candidato necessite enviar mais de uma imagem relativa ao tipo de documento, ao inserir imagem, o sistema automaticamente irá inserir nova linha para envio.
- Para realizar o envio do documento, o candidato deverá:
- 2) Selecionar a imagem escaneada e clicar em "Abrir".
- 3) Após selecionar os arquivos, deverá clicar em Enviar e Prosseguir.
Aba Responsável
- Nesta aba, o candidato irá informar os dados do responsável financeiro que poderá ser o próprio candidato ou outra pessoa (Pai, Mãe, Outro).
- Caso o próprio candidato seja o responsável financeiro, o mesmo deverá marcar a opção Sim no parâmetro "O responsável pelo pagamento do curso será você mesmo?"
- Ao marcar esta opção, o sistema irá atualizará a tela, bastando o candidato clicar em "Finalizar Matrícula" para concluir o processo de Pré- Matrícula.
- Agora, se o responsável financeiro for Pai, Mãe ou Outro, o candidato deverá marcar a opção Não no parâmetro "O responsável pelo pagamento do curso será você mesmo?" e preencher as informações pessoais, endereço, telefone, e-mail e dados de identidade.
- Os campos com asterisco(*) são de preenchimento obrigatório.
- Após o preenchimento, o candidato deverá clicar em "Finalizar Matrícula" para concluir o processo de Pré- Matrícula.
Aba Avalista
- Esta aba somente será apresentada, se na Vaga| aba Cadastro de Vaga no Processo Seletivo|Geral|Vaga|Cadastro de Vaga, esteja marcado o parâmetro Necessário Avalista.
- Após preencher as informações do Responsável, o sistema dará a opção para Salvar e Prosseguir.
- O candidato será redirecionado para a aba Avalista para registro.
- Os campos com asterisco(*) são de preenchimento obrigatório.
- Após preencher as informações, deverá clicar em Finalizar Matrícula.
Parâmetros que impactam na tela da Pré-Matrícula
Disclaimer para o candidato sobre a LGPD
Caso a instituição deseja que seja disponibilizado um aviso legal para que seja apresentado para o candidato antes do início do processo de registro da pré-matrícula online, deverá marcar a opção Apresentar notificação na Pré-matrícula e preencher o parâmetro Texto Pré - Matricula na área restrita do módulo Processo Seletivo. Através do Menu Configurações | Parâmetros | parâmetro Apresentar notificação na Pré-matricula e campo Texto Pré Matricula.
Importante: lembrando que as informações deste campo deverão ser discutidas previamente entre a instituição de ensino e o advogado que acompanha a instituição.
Após realizar a configuração, ao acessar o link da pré-matrícula, será apresentado de imediato o aviso legal para que o candidato possa ler e aceitar.
Observação: o candidato somente conseguirá avançar para a Pré-matrícula caso ele tenha lido e aceitado o aviso legal.
Não apresentar guia de Responsável Financeiro na Pré-matrícula
Caso a instituição não deseja apresentar a aba sobre o responsável financeiro na tela de Pré-Matrícula do Processo Seletivo, deverá habilitar o parâmetro Não apresentar guia de Responsável Financeiro na Pré-matrícula na área restrita do módulo Processo Seletivo. Através do Menu Configurações | Parâmetros | parâmetro Não apresentar guia de Responsável Financeiro na Pré-matrícula.
Com o parâmetro habilitado, o sistema irá apresentar da seguinte forma a pré-matrícula:
Confirmação da pré-matrícula no GIZ
- Após finalizar o processo de pré-matrícula no Processo seletivo, o usuário deverá acessar o sistema Giz e realizar o processamento e confirmação da matrícula no módulo Registro Acadêmico através do menu Matrícula | Processo Seletivo (cloud).