Mudanças entre as edições de "Plano de Pagamentos"

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(Plano de Pagamentos - Produtos)
 
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Edição atual tal como às 11h17min de 28 de outubro de 2021

 A última alteração desse recurso ocorreu na versão  3.75.0

O plano de pagamento consiste em um conjunto de parcelas dos débitos de mensalidades com os valores, datas de vencimento e datas de tolerância pré-definidos. A instituição pode adotar diferentes planos de pagamentos. O cadastro deve ser feito para os cursos que utilizam esta forma de cálculo para as mensalidades.


A forma de cálculo das mensalidades é especificada no Cadastro de Cursos.


Como gerar as parcelas?


  • Na aba Plano de Pagamento, temos duas opções para geração das parcelas:


1) A primeira, de forma manual, clicando no botão + (Insere um novo registro) na barra de botões inferior. Em Definir valor marque a opção Parcelas do plano. Preencha a parcela, a data de vencimento, tolerância, desconto e valor a ser cobrado desta parcela. Clique no botão v (Grava registro) para confirmar o cadastro da parcela.


Rec img 254a.jpg


2) Na segunda opção, mais prática, preencha a descrição que será utilizada. Em Definir valor marque a opção Parcelas do plano. Em Cadastrar parcelas por informe se o prazo para o pagamento será em Datas ou em Dias.
  Prazo em Datas
  • Ao marcar este parâmetro, o intervalo a ser considerado para a geração das parcelas, como referência é específico na data do vencimento.
  Exemplo:
  01/20   05/01/2020
  02/20   05/02/2020
  03/20   05/03/2020
  Prazo em Dias
  • Ao marcar esta opção, o sistema considerará o intervalo em dias do vencimento de uma parcela para outra. Assim, no momento em que o usuário gerar o débito do plano de pagamento, configurado desta forma, o sistema pergunta a data inicial da primeira parcela e irá considerar o número de dias para a próxima parcela e assim por diante.
 Exemplo:  
 Gerar 03 parcelas e coloca prazo em dias = 15 dias. O sistema o vencimento das parcelas de 15 dias de diferencia entre uma parcela e outra.
  01/20 - 15 dias
  02/20 - 15 dias
  03/20 - 15 dias
  
  • Clique no botão Gerar Parcelas que a tela Gerar parcelas para o plano de pagamento será aberta para a geração:


  • Código: O sistema já oferece um código de identificação para o plano que está sendo cadastrado.


  • Descrição: Insira um nome de identificação para o plano de pagamento que está sendo criado.


  • Visível no processo de matrícula online: Marcando esta opção, o plano de pagamento será exibido no processo de matrícula online.


Rec img 072.jpg


Rec img 254.jpg


  • Taxa: se nesse plano tiver alguma taxa deve ser definida nesse campo.


  • Mês/Parcela: Esse campo pode ter dois tipos de significado que foi citado acima.


  • Quantidade de parcelas: Quantidade de parcelas para o plano de pagamento.


  • Valor: Valor a ser cobrado desta parcela.


  • Qtde Dias: Deve-se informar a quantidade de dias caso as parcelas sejam cadastradas por Prazo em dias. Caso a opção para Cadastrar parcelas por estiver Prazo em Datas este campo, Qtde Dias, será apresentada somente leitura.


  • Data do 1º vencimento: Definir a data para o primeiro vencimento da parcela. Este campo será habilitado caso o usuário tenha marcado na seção Cadastrar parcelas por a opção Prazo em Datas.


  • Data de tolerância: Definir a data de tolerância para quitação sem encargos. Este campo será habilitado caso o usuário tenha marcado na seção Cadastrar parcelas por a opção Prazo em Datas.


  • Data de Desconto: Aqui pode ser definido uma data limite que o sistema poderá conceder desconto aos alunos conforme o dia do pagamento dos débitos.


  • Utiliza mês e ano na geração das parcelas: Se esse parâmetro estiver marcado significa que o sistema vai utilizar mês e ano para gerar as parcelas. Este campo será habilitado caso o usuário tenha marcado na seção Cadastrar parcelas por a opção Prazo em Datas.


  • Mês: Mês referente da parcela.


  • Parcela: Ano referente da parcela.


Prazo em dias:


1) Selecione o na seção Cadastrar parcela por a opção Prazo em dias.
2) Clique no botão Gerar parcelas.


Rec img 072x.png


  • O sistema irá redirecionar para a tela a seguir no qual o usuário deverá preencher as informações como : Mês/Parcela, Quantidade de parcelas, Valor e Qtde Dias.


Rec img 072xx.png


  • Após clicar no botão Gerar parcelas o sistema irá apresentar o plano de pagamento conforme tela abaixo.


Rec img 072xxx.png


  • Ao gerar o débito do plano de pagamento, configurado desta forma, o sistema pergunta a data inicial da primeira parcela e irá considerar o número de dias para a próxima parcela e assim por diante.


  • No exemplo abaixo, o primeiro vencimento: 01/05/2020.


Rec img 072x2.png


  • As parcelas geradas consideraram os 15 dias de diferença configurados no plano por Prazo em dias.


Rec img 0723x.png


  • Ainda existe a possibilidade de criar plano de pagamento, sem a associação de parcelas. Para isso, em Definir valor marque a opção Anuidade/semestralidade.


  • Desta forma, o sistema habilita a sub aba Anuidade/Semestralidade.


PLANO PG.jpg


  • Informe a Qtde Parcelas, excluindo o valor fixo da entrada; o Valor do Plano e o Valor fixo de entrada.


  • Marcando a opção Valor fixo com desconto, o sistema realiza o cálculo levando em consideração os descontos do aluno.


  • Na aba Desconto Progressivo, você realiza o cadastro e o vínculo de descontos progressivos, aos planos de pagamento criados.


Rec img 254b.jpg


Atenção:


  • Depois de criados os planos, os mesmos devem ser associados às Turmas, Cursos ou em específico para algum Aluno.


  • Para cada aluno é possível associar apenas um plano de pagamento. Esta associação é realizada através do Cadastro | Dados Financeiros.


  • Quando o Plano de Pagamento do aluno houver Desconto Progressivo cadastrado, esse prevalece sobre o Desconto Progressivo cadastrado para o curso.


Plano de Pagamentos - Produtos

Através da aba de Produtos será possível efetuar a associação dos produtos ao plano de pagamento. Este processo será realizado para efetuar a emissão da nota fiscal de produto, no qual necessitam de algumas regras em conjunto.

  • São elas:
  • No cadastro de taxas extras, a taxa vinculada ao plano de pagamento deverá ter a opção "Emitir nota fiscal de produto" marcada.
  • Esta taxa deverá ser vinculada ao plano de pagamento.
  • No plano de pagamento, também poderá ter taxas de mensalidades, no qual para geração na nota fiscal de produto, só serão consideradas as taxas com a opção anterior marcada.


Taxasextrasnfproduto.png


  • Na aba Produtos, (Giz | Recebimentos | Emissões | Notas Fiscais - Produto | Produtos), deverão ser informados os produtos que compõem o plano.
  • Na definição do produto, existe um campo no qual é definido o percentual de rateio, no qual os produtos associados não poderão ultrapassar 100%.


Planodepagtoprodutos.png


  • O curso do aluno deverá ter a definição de valores através do plano de pagamentos.
  • Estes planos de pagamentos que foram criados com os produtos vinculados deverão ser associados aos cursos e as turmas, obrigatoriamente, para que seja possível realizar a emissão da nota fiscal de produto.


Planodepagtoprodutos1.png