Registro Acadêmico - Guia de Treinamento
Introdução
O alicerce da instituição de ensino está na secretaria acadêmica, é através dos funcionários desse setor que se iniciam os processos de estruturação das informações essenciais para a correta utilização do Giz. Com um trabalho em conjunto com os coordenadores e a direção, é que o setor acadêmico irá definir como cada uma dos cursos oferecidos pela Instituição serão ofertados aos alunos.
Visando orientar e esclarecer aos clientes, os procedimentos corretos para a utilização do Módulo Acadêmico, desde os cadastros a serem realizados, assim como possíveis alterações que podem surgir no decorrer da utilização do Sistema Giz, é que nós desenvolvemos esse guia de treinamento que tem como maior objetivo esclarecer todas as dúvidas na utilização da ferramenta para otimizar e organizar toda a estrutura acadêmica das instituições de ensino. Oferecendo recursos que vão minimizar e organizar toda estrutura da secretaria, sendo um facilitador na busca de informações mais rápidas e com maior segurança.
Cadastros Preliminares
Os cadastros iniciais do sistema Giz, tem como principal função, definir informações importante em relação a instituição e a forma que a instituição irá trabalhar, fornecendo informações que serão utilizadas na emissão de todos os relatórios gerados pelo sistema. É aqui que iremos definir, os turnos que a instituição vai oferecer para os alunos realizarem as suas matrículas, e no caso de alunos ingressantes, teremos que informar de que forma os mesmos ingressarão na instituição, pois essas informações serão de grande importância no momento da geração do Censo Escolar solicitado anualmente pelo MEC.
Exercício de Fixação
Matriz Curricular
Na matriz curricular, teremos que realizar todos os cadastros que serão essenciais para montar toda a estrutura curricular que será oferecida aos alunos da instituição. Aqui daremos início aos cadastros que são de cárater obrigátorio, inserindo todas as disciplinas que a instituição oferece no seu currículo, fazendo a definição dos departamentos de coordenação, e realizando o cadastramento de todos os cursos que serão oferecidos pela instituição. Todos esses cadastros terão influência direta nos resultados que serão posteriormente gerado aos alunos no fim de cada semestre, enfim aqui iremos determinar a estrutura curricular de todos os cursos.
Exercício de Fixação
Oferta de Disciplinas
Os cadastros a seguir, são as complementações de todas as informações já inseridas anteriormente, e é de suma importância para que possamos realizar a matricula dos alunos. Aqui iremos definir os horários que estarão disponíveis para cada turno, teremos que cadastrar cada professor e posteriormente definir os dias da semana e os horários que cada um irá lecionar na instituição. Para que a oferta de vagas esteja apta para futuras matrículas, teremos que definir as turmas e as disciplinas que serão ofertadas em cada uma das turmas oferecidas pela instituição nos devidos turnos. Estes são os últimos passos para que os alunos possam ingressar na instituição de ensino.
Exercício de Fixação
Etapas de Avaliação
Nessa função, estamos tratando do sistema de avaliação dos cursos adotado pela instituição de ensino, com as respectivas divisões de períodos em que as notas e faltas são distribuídas, juntamente com as prováveis etapas de recuperações e suas respectivas fórmulas para apuração dos resultados, são criados no sistema através do Cadastro de Etapas. É baseado nestas informações cadastrais que o cálculo de notas e resultado é realizado. Sem o cadastro de etapas o sistema não permite que sejam impressos diários de classe e nem que sejam lançadas as devidas notas e faltas para apuração dos resultados finais dos alunos, e assim apurar a situação acadêmina dos mesmos, fazendo desse cadastro essencial para a utilização futura do sistema Giz.
Procedimentos Pré-Matrícula
Essa primeira etapa da realização das matrículas, consiste em algumas definições importante que deverão ser parametrizadas para que o sistema Giz esteja totalmente adaptado a realidade da instituição. Essas informações devem ser configuradas antes de se iniciar as matrículas dos alunos.
Procedimentos de Matrícula
Procedimentos Pós-Matrícula
Exercício de Fixação (Parte 2)
Remanejamento de Alunos
Exercício de Fixação
Encerramento de Período Letivo
Digitação de Notas e Faltas turma/etapa