Instalação do Unigestor - Processo Seletivo
Índice
Aspectos Gerais
A instalação do Unigestor – Processo Seletivo constitui em 3 partes diferentes:
São elas:
- 1º - Instalação do JDK (Java Development Kit) do Java: Kit que constituem as bibliotecas básicas utilizadas pelo Java Virtual Machine (JVM) e as aplicações javas. É pré-requisito para o funcionamento do módulo Unigestor – Processo Seletivo.
- 2º - Instalação do Tomcat: É um serviço gratuito de servidor web para plataforma Java. O Tomcat é o responsável por abrigar, processar e devolver o resultado ao usuário. Também pré-requisito para o funcionamento do Unigestor – Processo Seletivo.
- 3º - Instalação do Unigestor: Instalação e configuração do contexto do Unigestor – Processo Seletivo.
Instalando o Java
Vamos falar agora sobre a instalação do JDK do Java.
Instalando o JDK
Para dar início a instalação do Java, basta dar um duplo clique em e a tela de licença será aberta. Nessa tela, basta clicar em Accept (Aceitar) para continuarmos.
A próxima tela a ser exibida é a tela informando o que será instalado do Java e onde será feita a instalação, conforme mostrado a seguir:
Nessa tela nós devemos alterar o caminho de instalação (Install to). Para alterar vamos clicar no botão .
Ao clicar no botão para alterar o caminho da instalação, a tela para a escolha de um novo caminho será exibida, conforme abaixo e devemos alterar o caminho, deixando como padrão C:\Java\jdk1.6.0_03\, bastando apagar a Arquivos de Programas. A tela já modificada deverá estar como a mostrada abaixo e clique em ok para salvar.
Após a modificação do nome e ao retornar para a tela de Customização do Setup, clique em Next para prosseguir.
Será dado início então à cópia dos arquivos para o computador, esse processo costuma demorar alguns minutos.
Intalando o JRE
Depois terminada a instalação do JDK passaremos agora para a instalação do JRE (Java Runtime Environment) que é o pacote de tempo de execução, ou seja, esse carinha aí vai ficar ativo na bandeja do Windows (onde tem o relógio do Windows) ele é conhecido também como JVM (Máquina Virtual do Java) ele é quem permite acessarmos páginas escritas em Java, e deve ser instalado nos computadores que acessem aplicações Java. Mas não se preocupem, não há necessidade de instalá-lo máquina por máquina. Quando o candidato entrar e a máquina não possuir o JRE – o que, por si só já é muito difícil de acontecer, pois ele é utilizado em muitas páginas na internet – mas se acontecer, o próprio navegador do candidato informará da necessidade de se instalar um plugin Java e irá encaminhá-lo para baixar o JRE.
Quando instalamos o JDK é automático, a instalação do JRE vem logo em seguida e o que temos que fazer é apenas alterar o caminho da mesma maneira que fizemos no início da instalação do JDK, conforme tela abaixo.
Clicar no botão e a tela para mudança de local de destino da instalação será aberta.
Em Folder name (Nome da Pasta) altere para C:\Java\jre1.6.0_03\ e clique em OK em seguida. Voltou para a tela de instalação já definido com o nome da pasta correto. Agora basta clicar em Next para realizarmos a instalação do JRE e prosseguirmos na instalação do Unigestor Processo Seletivo.
Após a instalação, será mostrada a tela de Instalação Completada, conforme abaixo, basta desmarcar a opção para exibir o arquivo readme (leia-me) e clicar em Finish (Finalizar).
Terminamos aqui a instalação do JDK do Java. Vamos passar para nossa próxima etapa.
Instalando Apache-Tomcat
O Apache-Tomcat é uma ferramenta completa para o suporte a Java, composto de 2 programas: O Tomcat, que dá suporte para as requisições do Unigestor – Processo Seletivo que chegam ao servidor, ou seja, é ele quem vai interpretar o que chega para o Unigestor e gerenciar a comunicação com o SQL Server (Gerenciador de Banco de Dados). E o Apache, que é o programa que vai colocar o Unigestor acessível aos usuários. Esse pacote é gratuito e não há necessidade de nenhum outro programa adicional, além, claro do JDK do Java já explicado aqui. Apesar do Apache vir gratuitamente junto com o Tomcat, dependendo das configurações utilizadas, podemos desativar o Apache. Isso só é possível caso esteja sendo utilizado uma ferramenta disponível pela própria Microsoft denominada IIS (Internet Information Service) que também é um servidor web, assim como o Apache. Vamos explicitar sobre as duas formas de se configurar o Tomcat e, consequentemente, o Unigestor. Vamos, primeiro ao pacote Apache-Tomcat.
Para iniciar a instalação dê um duplo-clique em Apache-Tomcat localizado na pasta de instalação do Unigestor – Processo Seletivo.
Na tela de Boas Vindas, pressione Next para prosseguirmos a instalação.
Assim que passarmos pela de Boas Vindas, passaremos a seguir para a tela de Aceite de Licença, bastando para continuarmos, clicar apenas em I Agree (Eu Aceito).
A próxima tela mostra as opções de escolha de componentes do Apache-Tomcat padrão, ou seja, o que já vem pré-definido do programa.
Onde está escrito Normal, clique no ícone para termos acesso a outras opções. Vamos selecionar a opção Full (Tudo) como mostra a próxima imagem.
Quando selecionamos a opção Full todas as opções foram automaticamente marcadas, porém, existe uma opção que não interessa a nós, é o item Examples. Vamos então desmarcá-lo desmarcando sua caixa de seleção. Após desmarcar, nossa tela de instalação do Apache-Tomcat deverá estar igual a figura mostrada abaixo.
Após desmarcar a opção Examples a opção que anteriormente havíamos marcado como Full muda automaticamente para Custom (Personalizado), está correto, é isso mesmo que acontece. Após realizar as alterações, a tela deverá estar como a exibida na figura acima. Clique em Next para continuarmos.
O próximo passo agora é informar o caminho onde será instalado o Apache-Tomcat, conforme a figura abaixo. No campo Destination Folder (Pasta de Destino) devemos colocar o caminho C:\Tomcat. Após essa alteração, clique em Next.
Instalando Unigestor
unigestor