Configuração VoIP para Cliente SIP
Índice
Apresentação
Esta página tem como objetivo orientar os clientes da AIX (quando solicitados) na configuração VoIP para Cliente SIP em seus computadores.
O Cliente SIP é uma ferramenta para conexão de voz via IP (VoIP). Com ele instalado/configurado o colaborador da AIX pode manter comunicação de voz via IP (ligação telefônica VoIP) no momento do atendimento do suporte;
A maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente no mercado seguem o padrão SIP como protoloco.
Requisitos Básicos para Uso do Recurso VoIP
ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que confira a existência dos mesmos em sua máquina (PC), antes de prosseguir com os procedimentos de configuração descritos nesta página.
- Você deve ter em seu computador:
- 1) Placa de som (no computador);
O que é um cliente SIP?
SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261.
O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.
O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.
Fonte: Sobre SIP.
O que é o Agente do Utilizador?
O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)
O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.
O Agente do Utilizador é inteligente, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).
- Como por exemplo: SIP:user@proxy.university.edu
Isso faz URLs SIP fáceis de associar com o endereço de e-mail do usuário. O Agente do Utilizador pode aceitar e receber chamadas de outro Agente do Utilizador sem requerer nenhum componente adicional do SIP. Os componentes restantes fornecem gerenciamento e funcionalidades adicionais.
Fonte: Protocolo de Iniciação de Sessão
Clientes SIP Disponíveis
Abaixo indicamos 02 softwares (Clientes SIP) que podem ser baixados para serem utilizados na comunicação VoIP junto a AIX Sistemas.
Softwares para utilizar como cliente SIP:
- Software Ekiga: Download Ekiga
- Software Ekiga: Download Ekiga
- Software X-Lite: Download X-Lite 4
- Software X-Lite: Download X-Lite 4
Colaborador da AIX: Todos os softwares podem ser encontrados em \\srvsuporte\voip
Configuração do Cliente SIP (Interno ou Externo)
- Cliente (usuário) Interno:
- 1) Para configurar um Cliente SIP internamente na empresa ou dentro da rede da empresa (192.168.0.0/24) o endereço do servidor VoIP é: 192.168.0.5;
- 2) Para saber qual seu endereço SIP, veja na barra de informação de login do Intraix para colaboradores internos o texto Ramal SIP.
- Local de visualização do colaborador do endereço SIP
- Cliente (usuário) Externo:
- 1) A configuração do Cliente SIP para cliente externo o endereço é: sip.eduline.com.br;
- 2) O cliente externo terá essa informação no momento que abrir um atendimento na fila e quando um atendente receber o atendimento também será exibido o endereço SIP do atendente.
- Local de visualização do cliente dos endereços SIP
Parâmetros Gerais
- Informação sobre Usúario e Senha:
- O usuário e senha do Cliente SIP serão os mesmos inicialmente;
- Em breve colocaremos opção no Intraix para o cliente e colaborador alterar a senha do acesso ao SIP.
Configuração do Software Ekiga como cliente SIP
- 1) Instalar o software seguindo o wizard de instalação básico;
- 2) Após a instalação será necessário criar a conta SIP para acesso à central VoIP, para isso selecione a opção de menu Editar | Contas;
- 3) Na janela de edição de contas selecione o menu Contas | Adicionar uma conta SIP;
- 4) Inserir as informações a seguir:
- a)Nome: corresponde a identificação do usuário na chamada;
- b)Servidor de registro: endereço interno ou externo da central VoIP, pode ser 192.168.0.5 para clientes internos ou sip.eduline.com.br para clientes externos;
- c)Usuário: código do endereço SIP;
- d)Usuário para autenticação: código do endereço SIP;
- e)Senha: senha para acesso ao registro do endereço SIP. Inicialmente é o mesmo código;
- Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de Pessoas Cliente do intraix e criar a conta.
- Exemplo de janela de conta SIP