Configuração VoIP para Cliente SIP

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Apresentação

Esta página tem como objetivo orientar os clientes externos da AIX Sistemas (quando solicitados) na configuração VoIP para Cliente SIP em seus computadores.


O Cliente SIP é uma ferramenta para conexão de voz via IP (VoIP). Com ele instalado/configurado o Cliente Externo da AIX poderá manter comunicação de voz via IP (ligação telefônica VoIP) no momento do atendimento do Suporte;


A maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente no mercado seguem o padrão SIP como protoloco.


Requisitos Básicos

ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que confira a existência dos mesmos em sua máquina (PC), antes de prosseguir com os procedimentos de  
configuração descritos nesta página.


Usuário, você deve ter em seu computador:
  • 1) Placa de som;


Definição do Recurso SIP

O que é um cliente SIP?

SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261 (informações técnicas).


O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.


O SIP foi adotado para uso nos produtos VoIP de uma forma impressionante, apesar de não ser o único para este tipo de serviço. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323 (outro tipo de protocolo de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores.).


Fonte: Sobre SIP.


O que é o Agente do Utilizador?

O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)


O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.


O Agente do Utilizador é inteligente, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).


Fonte: Clique aqui e veja mais detalhes sobre o Protocolo de Iniciação de Sessão


Clientes SIP Disponíveis

  • Para poder utilizar o recurso SIP em sua instituição de ensino é preciso baixar, instalar e configurar um software que realize esta comunicação, ou seja, um Agente do Utilizador.


  • Abaixo indicamos 02 softwares (Clientes SIP) que podem ser baixados para serem utilizados na comunicação VoIP junto a AIX Sistemas.


Softwares para utilizar como cliente SIP:


Passos Para o uso do Clientes SIP da AIX Sistemas

Agora que você já viu as explicações iniciais sobre o que é o SIP, siga os passos abaixo para configurá-lo em sua máquina:


Passos a seguir:

  • 1) Confira se você atende aos Requisitos Básicos para uso do recurso;
  • 2) Faça o download de um dos aplicativos indicados e instale em seu computador; recomendamos que seja onde está instalado o CIC da instituição;
  • 4) Para descobrir qual é o número de seu ramal (acesso) SIP, que será utilizado na configuração do software (Clientes SIP) que você baixou, você deverá entrar uma primeira vez na fila do Cliente On-line e anotar seu ramal SIP, para depois configurar o programa de conexão (Clientes SIP);
  • 5) Após configurado e testado seu ramal SIP será sempre o mesmo;


Configuração do Cliente SIP (Usuário Externo)

Cliente Externo (usuário do Cliente On-line):
  • 1) O endereço de configuração do Cliente SIP para o cliente externo é: sip.eduline.com.br;
  • 2) O cliente externo receberá ao seu código de acesso (Cliente SIP) no momento que abrir um atendimento na fila de espera do Cliente On-line; quando um atendente do suporte receber um atendimento também será exibido o endereço SIP deste na tela do sistema.


Senha e Login

  • O usuário e senha do Cliente SIP serão os mesmos inicialmente;
  • Em breve a AIX Sistemas colocará uma opção no Intraix para o cliente poder alterar sua senha do acesso ao SIP.


Local de visualização do cliente dos endereços SIP
Img sip cliente intraix.jpg


Configuração do Software Ekiga como cliente SIP

Veja a seguir como configurar o software Ekiga, para utilizar como cliente SIP.


Observe que ele pode ser utilizado por outros tipos de recursos/configurações, no caso da AIX a configuração é somente para o recurso SIP.


Img sip ekiga.jpg


Passos a seguir:

  • 1) Após baixar em sua máquina o executável, instale o software seguindo o wizard de instalação básico: VEJA AQUI;


  • 2) Instalado o produto, crie sua conta conta SIP' para acesso à central VoIP da AIX, para isso, selecione a opção de menu Editar | Contas;


Img sip ekiga contas.jpg


  • 3) Na janela de edição de contas selecione o menu Contas | Adicionar uma conta SIP;


  • 4) Insira as informações a seguir:


  • a) Nome: corresponde a identificação do usuário na chamada. Coloque sua identificação do Cliente On-line. Exemplo: Escola Criança Feliz;
  • b) Servidor de registro: endereço interno ou externo da central VoIP;


  • Clientes externos: sip.eduline.com.br


  • c) Usuário: código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);
  • d) Usuário para autenticação: código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);
  • e) Senha: senha para acesso ao registro do endereço SIP; Inicialmente é também o código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);


  • Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de Pessoas Cliente do Intraix e criar a conta.


Exemplo de janela de conta SIP
Img sip ekiga editar.jpg


Como irá funcionar?

  • Após ter instalado e configurado seu SIP, seu acesso a utilização do mesmo junto a AIX já estará pronta para ocorrer no momento que estiver em conexão com o atendente do suporte;
  • Quando uma chamada na fila for realizada o atendente irá ver seu ramal SIP e irá chamá-lo no momento da atendimento para poder completar a ligação VoIP;
  • Você deverá estar preparado com seu fone de ouvido para poder iniciar a conversação sobre a solicitação feita no Cliente On-line;


FIQUE ATENTO NO MOMENTO DE SEU ATENDIMENTO PARA QUE A CONVERSAÇÃO OCORRA SEM PROBLEMAS. CONFIRA SE SEU ACESSO ESTA CORRETO E FUNCIONANDO!