Configurando os Bancos de Dados
Esta etapa trata da configuração dos bancos de dados utilizados pelo WEBGIZ
IMPORTANTE
Caso a instituição utilize alguma ferramenta em java da AIX Sistemas, o banco já está devidamente configurado.
Para utilizar o sistema WEBGIZ é necessário configurar um arquivo hibernate. Este tipo de arquivo mantém informação sobre o nome do servidor de banco de dados e o nome do banco de dados do Sistema GIZ.
Para cada banco de dados do sistema Giz, seja de Períodos Letivos ou do GEN, deve ser criado um arquivo (hibernate) de configuração.
Passo 1:
O arquivo [hibernate-nome_periodo_letivo.properties] se encontra em C:\Tomcat\webapps\webgizonline\WEB-INF e precisa ser configurado de acordo com cada banco de dados a ser utilizado pela aplicação.
- Abra este arquivo usando o bloco de notas.
Passo 2:
- O arquivo (hibernate) de configuração de banco de dados deve ser configurado conforme imagem de ilustração abaixo:
- No texto destacado e identificado como "NOME_SERVIDOR" deve ser substituído pelo nome do servidor de banco de dados que mantém armazenado o banco de dados.
- No texto destacado e identificado como "NOME_BANCO_DADOS" deve ser substituído pelo nome do banco de dados do sistema.
- Salve o arquivo.
O arquivo deve obrigatoriamente ser salvo no seguinte padrão: "hibernate-02-2007.properties" sendo fixo a parte destacada na cor preta e o texto na cor vermelha é variável devendo conter um nome que identifique o nome do banco de dados configurado no arquivo.
A parte do texto em vermelho se caracteriza como o nome do arquivo hibernate. Este nome tem papel fundamental na continuidade da configuração dos bancos de dados do sistema.
Deve ser configurado um arquivo hibernate conforme especificações acima para cada banco de dados do sistema, inclusive para os bancos de dados GEN e do Giz-Biblioteca, caso o cliente possua este módulo.
Passo 3:
Repita a operação do passo 2 para cada banco de dados a ser configurado, abrindo o arquivo hibernate criado anteriormente, salvando-o com um novo nome, conforme o padrão estabelecido, e fazendo a edição do arquivo para a configuração do novo banco de dados de conexão.
Passo 4:
Após a confecção dos arquivos hibernates, deve ser editado o arquivo [webgizonline-factorys.xml]. Neste arquivo são informados os nomes dos arquivos do tipo hibernate que armazenam informações sobre os bancos de dados e servidores ao qual o sistema WEBGIZ pode conectar.
O arquivo [webgizonline-factorys.xml] se encontra em C:\Tomcat\webapps\webgizonline\WEB-INF.
- Abra este arquivo usando o bloco de notas.
- Para configurar um banco de dados no arquivo [webgizonline-factorys.xml] deve ser estruturado um comando conforme ilustração da imagem abaixo.
Onde:
1 - NOME_ARQUIVO: Corresponde ao nome do arquivo Hibernate de conexão do banco de dados.
Exemplo: Para o arquivo "hibernate-02-2007.properties" deve ser utilizado o nome que vem entre as palavras "hibernate-" e ".properties", ou seja, para este exemplo o nome "02-2007".
2 - IDENTIFICAÇÃO_PERIODO: Corresponde ao nome do período letivo que o arquivo (Hibernate) de conexão do banco de dados está apontando. Este nome deve manter o seguinte formato "SS-AAAA".
Onde:
*SS: Semestre do período letivo (01 quando anual).
*-: Sinal de menos do teclado, utilizado como separador.
*AAAA: Corresponde ao ano do perído letivo. Exemplo 2006.
Quando o banco de dados apontar para a base de dados do GEN utilize a palavra "Gen" como identificação do período.
3 - TIPO_BANCO_DADOS_GIZ: Corresponde ao nome do tipo de banco de dados do Sistema Giz que pode ser GEN, GIZ ou BIB.
2 - STATUS_BANCO_DADOS: Neste campo informe "S" se o banco de dados estiver ativo e "N" quando não estiver ativo. Uma outra opção para quando o banco de dados não estiver ativo é remover a linha de comando.
Esta configuração aplica-se somente aos bancos de dados do tipo "GIZ". Não havendo necessidade da criação da linha de comando para os demais bancos de dados.
Atenção: Só pode permanecer ativo um único banco de dados do tipo GIZ.
A figura abaixo ilustra um arquivo webgizonline-factorys.xml configurado para acessar quatro arquivos hibernates, apontando respectivamente para um banco de dados do tipo GEN, dois do tipo GIZ (02-2007 ativo e 01-2007 inativo).