Interessados

De Wiki AIX
Revisão de 12h25min de 24 de março de 2021 por Francislane (discussão | contribs) (Interessados)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O cadastro de interessados é utilizado para registrar os alunos que possuem interesse em cursos que não estão sendo oferecidos atualmente pela instituição. Realizando este cadastro, a instituição mantém o registro dos alunos por área e curso de interesse, sendo possível utilizá-lo para planejamento de futuras ofertas de cursos.


Interessados

  • A aba Interessados é dividida em quatro sub abas: Identificação, Dados profissionais, Contatos e Observações.


  • A sub aba Identificação deve ser preenchida com dados do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
  • O campo Código é gerado e preenchido automaticamente pelo sistema.


Interessado1.jpg


  • O botão Ir para Matrícula aparece somente quando o aluno interessado já estiver matriculado no curso de interesse. O objetivo deste botão é visualizar o interessado/matriculado na tela de matrícula do sistema Giz. Se este aluno estiver matriculado no curso com o grau superior ou igual a 3, o sistema vai exibir a tela de Matrícula (Ensino Superior) e se o grau do curso for inferior a 3, o sistema exibe a tela de matrícula da Matrícula (Educação Básica).


Interessado2.jpg
Interessado3.jpg


  • O botão localizado ao lado do campo de preenchimento do CEP, realiza o preenchimento das informações do endereço do interessado a partir do CEP informado.


Interessado4.jpg


  • A sub aba Dados Profissionais deve ser preenchida com dados profissionais do futuro aluno.


  • Observação: Lembrando que a sub aba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | Interessados.


Bas img 058b.jpg


  • A sub aba Contatos deve ser utilizada para registrar a forma de contato: Portal, E-mail ou SMS/telefone ; e informações de contatos do interessado, como por exemplo, pai e mãe.


Bas img 058c.jpg


  • A sub aba Observações deve ser preenchida com informações diversas relacionadas ao aluno, o Motivo de Escolha e as Razões da Mudança.


Bas img 058a.jpg

Responsáveis

  • A aba Responsáveis deve ser preenchida com informações relacionadas aos responsáveis pelo aluno. O sistema disponibiliza a possibilidade de cadastrar cinco responsáveis para o aluno. São eles: Pai, Mãe, Acadêmico, Financeiro e Avalista.


  • Vale ressaltar algumas observações importantes e que são de extrema relevância na automatização do cadastro:


  • Se o pai e mãe já estiverem previamente cadastrados na aba de Identificação e Contato, o mesmo já é carregado na tela de acordo com a aba pai ou mãe.
  • Caso o usuário queira buscar um responsável já cadastrado no banco de dados da instituição, basta digitar o CPF do mesmo, que as informações serão carregadas na tela.
  • Caso o usuário queira trocar um responsável por outro já existente, basta clicar no botão Novo Responsável.
  • Se um mesmo responsável for um responsável do tipo acadêmico, financeiro e avalista, basta marcar estas opções no campo Responsável. Assim o mesmo será vinculado ao interessado para tal responsabilidade.
  • Caso um dos responsáveis do interessado, Pai e Mãe, for falecido, o preenchimento dos campos CPF e Data de Nascimento deixa de ser obrigatório.


Interessado5.jpg


Importante
  • Caso o responsável esteja marcado como por exemplo Avalista, esta opção será apresentada como somente leitura para os demais responsáveis. Fato ocorrerá também na marcação dos demais parâmetros.


Interessado6.jpg

Família

  • A aba Família exibe a relação de todos os responsáveis com o interessado.
  • Importante ressaltar que se o interessado tiver um irmão também cadastrado como interessado e com os mesmos responsáveis associados, ele também será mostrado nesta tela. Caso o usuário queria ver as informações deste irmão, basta clicar no mesmo e as informações serão carregadas na tela de interessados.


Interessado8.jpg

Cursos de Interesse

A aba Cursos de Interesse deve ser preenchida de acordo com o interesse do aluno para o período letivo que deseja se matricular. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.


Interessado9.jpg


Habilitado: Aluno habilitado para realizar a matrícula, ou seja, foi aprovado no processo seletivo. Marcar a situação do aluno com relação ao processo seletivo.

Trava de revisão de dados: Este parâmetro é utilizado para impedir com que o responsável financeiro, após aceitar os termos da etapa de Impedimento de Retorno no processo de Rematrícula On-line, volte para uma etapa anterior e efetue alterações dos dados já atualizados e salvos. Para poder liberar a alteração caso haja necessidade, basta desmarcar este parâmetro. Lembrando que só será possível desmarcar esta opção, se o contrato ainda não tiver sido assinado. Caso contrário, não será possível.

Data da Habilitação: Data da qual o aluno foi habilitado/aprovado no processo seletivo.

Data de interesse: Data da qual o interessado foi inscrito no processo seletivo.

Status: Último status cadastrado para o interessado na aba Registros de contatos.

Contrato confirmado no processo de matrícula da web: Este campo confirma que o interessado passou por todos os processos e marcou na última etapa a confirmação de leitura do contrato.

Registrar pagamento: Através desse botão é possível realizar o pagamento da taxa de reserva, através do módulo Giz Financeiro.

Hash: Código verificador utilizado para acessar a Url do Interessado na Web e garantir a integridade dos dados. Clicando no ícone Gerar nova chave para acesso na matrícula online, o sistema emite uma senha de acesso e a data de validade conforme configuração prévia para o interessado. Nesta opção será possível gerar a senha apenas para o interessado, ou para todos os interessados que ainda não possuem senha.


Gerar nova chave de acesso.jpg

Gerar senha.jpg

Senha gerada.jpg

Registros de Contatos

  • Na aba Registro de Contatos é possível criar um agendamento para registrar os contatos feitos por um determinado usuário da instituição com um interessado.
  • Caso seja um agendamento novo, deve-se escolher a opção Agendamento no campo Tipo de Contato.
  • Caso o registro seja um andamento de um agendamento já existente, deve-se optar pelo tipo Andamento.
  • O campo Curso Interessado é de preenchimento obrigatório e em Status deve ser informado o status do Tipo de contato.
  • No campo Observações devem ser registradas as observações relativas ao contato.


Interessado10.jpg

Campos Personalizados

  • A aba Campos Personalizados permite cadastrar algumas perguntas personalizadas da própria instituição, caso a mesma queira saber de informações específicas do interessado. O cadastro desses campos é realizado na tela de Campos Personalizados.
  • Agora, nesta aba, também é exibido um grid que mostra a informações referentes as respostas do interessado em todos os períodos letivos e a possibilidade de vinculação caso não esteja do número de matrícula do aluno. Este processo é recomendado que seja realizado somente se o interessado já tenha se tornado um aluno e esteja associado ao interessado.
  • Ao clicar na linha correspondente as respostas de acordo com o período letivo, o sistema mostrará somente os campos personalizados e suas respostas referentes aos campos que estão disponíveis para o período letivo selecionado. Esta definição de campos personalizados por período letivo é realizada na tela de Campos Personalizados.
Bas img 058d1.jpg

Financeiro

  • A aba Financeiro é utilizada para consulta e visualização das Receitas e Débitos.
  • A sub aba Débitos aparece somente quando o aluno já está matriculado no curso de interesse.
  • Os valores de débitos serão apresentados quando for realizada a geração de débitos para o aluno matriculado.


Bas financeiro.jpg


Interessado11.jpg

Descontos

  • A aba de Descontos permite cadastrar vários tipos de descontos para o interessado, porém para vincular o desconto ao interessado é necessário que tenha o curso de interesse cadastrado.


Bas img 058e.jpg


Exclui

  • O botão Exclui permite que o usuário exclua registros indesejados. Ao clicar nele, será exibida uma mensagem de confirmação da exclusão.


Interessado12.jpg


  • Em seguida será exibida uma mensagem informado sobre a existência de Campos Personalizados, Cursos de Interesse ou Registros de Contato e confirmando novamente a exclusão.


Bas img 062b.jpg

Imprimir

  • O botão Imprimir permite a impressão de uma Listagem ou Etiquetas dos interessados cadastrados, mediante o filtro realizado. Nenhum campo é de preenchimento obrigatório.


  • Listagem: Exibe os dados dos alunos ordenados pelo nome.
  • Etiquetas: Listagem dos dados de endereçamento dos alunos.


Bas img 060.jpg


  • Durante a seleção da impressão dos interessados pode ser realizado filtro pela data de cadastramento, curso de interesse e/ou por mês ou dia de aniversário.


Listagem:


Bas img 061.jpg


Etiquetas:


Bas img 061a.jpg