Situação Financeira - WebGiz Recebimentos
Revisão de 11h17min de 19 de maio de 2021 por Francislane (discussão | contribs) (→Consulta e verificação dos débitos)
Índice
Acesso
Para visualizar essa opção, acesse o menu Recebimentos | Situação Financeira.
Para que serve?
- Nesta opção você consulta toda a situação financeira junto à instituição de ensino, onde constam os débitos de mensalidade e taxa que estão em aberto ou quitadas.
Como fazer?
Consulta e verificação dos débitos
Você poderá escolher a ordem de exibição da data de vencimento dos débitos, se Decrescente ou Crescente.
- Caso selecione o parâmetro Não, o sistema irá demonstrar as informações do período atual.
Parâmetro Permitir consulta financeira somente para Responsável financeiro
- Caso a instituição deseja que as informações financeiras sejam exibidas apenas no perfil do responsável financeiro do aluno, deverá habilitar o parâmetro Permitir consulta financeira somente para Responsável financeiro através das configurações do WebGiz.
- Para isto, basta acessar ao portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | seção Parâmetros gerais do portal e marcar o parâmetro.
- Caso o parâmetro esteja desmarcado, o menu contendo os dados financeiros ficará disponível para o aluno e qualquer tipo de responsável.
Parâmetro Não exibir débitos para o aluno que não confirmou a matrícula on-line
- Caso a instituição deseja que as informações financeiras não sejam apresentadas no perfil do responsável financeiro do aluno, até que ele confirme a matrícula online, deverá habilitar o parâmetro Não exibir débitos para o aluno que não confirmou a matrícula on-line através das configurações do WebGiz.
- Para isto, basta acessar ao portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | seção Componente de matrícula interessados - parâmetros financeiros e marcar o parâmetro.
- Caso o parâmetro esteja marcado e o aluno ainda não tenha confirmado a matrícula online a interface de Situação financeira será apresentada sem os dados.
- Assim que o responsável financeiro pelo aluno realizar a matrícula online o campo abaixo é preenchido no cadastro de interessados no sistema Giz (ERP-AIX), e no portal WebGiz passa a apresentar os dados financeiros na interface acima.
Emissão segunda via boleto
Parâmetro Desabilitar opção Imprimir Segunda Via para boleto Vencido
- Se a instituição de ensino permite que o usuário realize a impressão do boleto bancário vencido, deverá deixar o parâmetro Desabilitar opção Imprimir Segunda Via para boleto Vencido desmarcado.
- Lembrando que para ativar ou desativar este parâmetro, deverá acessar ao portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Portal do Aluno.
- No exemplo a seguir, podemos notar que o débito está vencido, mas o botão de impressão do boleto está sendo apresentado para a impressão da segunda via.
Parâmetro Não exibir débitos para o aluno que não confirmou a matrícula on-line
- Caso a instituição deseja que as informações financeiras não sejam apresentadas para o aluno/responsável, até que ele confirme a matrícula online, deverá habilitar o parâmetro Não exibir débitos para o aluno que não confirmou a matrícula on-line através das Configurações do WebGiz.
- Para isto, basta acessar ao portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | aba Configurações Gerais | seção Componente de matrícula interessados - parâmetros financeiros e marcar o parâmetro.
- Caso o parâmetro esteja marcado e o aluno ainda não tenha confirmado a matrícula online, a interface de Situação Financeira será apresentada sem as informações dos débitos.
- Assim que o Responsável Financeiro realizar e confirmar a matrícula online, o campo abaixo é preenchido no cadastro de interessados no sistema Giz(ERP-AIX) e no portal WebGiz passa a reapresentar os dados financeiros na interface .
Impressão do boleto
- Através do botão Imprimir boleto, é emitida a segunda via do boleto.
- Importante:
- Caso a instituição não tenha integração bancária via WebService (on-line), deverá solicitar ao aluno/responsável financeiro que aguarde a instituição realizar o registro do boleto junto ao banco, ou seja o, registro do boleto ser feito via arquivo de remessa, para somente depois, ele realize o pagamento.
- Importante:
- Em relação à reemissão de boleto(s) de débitos vencidos, lembramos que os mesmos são apresentados no WebGiz com valor(es) não atualizados(s). Neste caso, é importante a secretaria ou setor financeiro realizar a atualização do débito e boleto; e enviar ao WebGiz para que o aluno/responsável possa imprimir o boleto atualizado com o cálculo de multas e juros. Este processo é importante devido aos boletos registrados junto ao banco.
- Observação 2: Se o Sistema Giz estiver configurado para utilizar boletos registrados, só será possível emitir o boleto pelo Webgiz se o banco já tiver retornado com a confirmação de registro da numeração do boleto em questão.
- Nota:==
Se o cliente utilizar mais de um de layout de boleto o sistema considerará a seguinte ordem, conforme o exemplo abaixo:
Três layouts no contexto do WebGiz:
Bradesco (237) – Código sequencial do Giz (238)
- 1º: boleta-pdf237_238.htm;
- 2º: boleta-pdf237.htm;
- 3º: boleta-pdf.htm.
Lembrando que é muito importante o auxílio do Suporte Técnico da AIX SISTEMAS para configuração.
Emissão Nota Fiscal de Serviço
- Observação: Somente o responsável financeiro irá visualizar a nota fiscal, seja ele o próprio aluno ou outra pessoa.
- Caso outro usuário, que não seja responsável financeiro, clicar para visualizar a nota, será exibida a seguinte mensagem: Não foi possível gerar o documento da NFS-e devido ao seguinte erro: Sem permissão para acessar o link da nota fiscal.
Pagamento com cartão de crédito