Formas para Cálculo de Mensalidade
O tema desta página explica como realizar as Formas para Cálculo de Mensalidades utilizando o Giz Recebimentos, seus requisitos e possibilidades de configuração.
Índice
- 1 O que são as Formas para Cálculo de Mensalidades do Sistema Giz Recebimentos?
- 2 Quais são as Formas de cálculo de mensalidades?
- 3 Quais itens são importantes verificar no sistema, antes da geração de débitos?
- 4 Tabela de Preços Normal
- 5 Tabela de Preços por Quantidade de Disciplinas
- 6 Plano de Pagamentos
- 7 Crédito
- 8 Carga Horária
O que são as Formas para Cálculo de Mensalidades do Sistema Giz Recebimentos?
Existem várias formas de uma instituição de ensino calcular as mensalidades dos alunos, conforme oferta suas disciplinas.
No sistema Giz podemos configurar cinco formas para cálculo, que atendem as diversas realidades trabalhadas pelas instituições.
Após definir no sistema as Formas de cálculo de mensalidades a serem utilizadas, todo o trabalho de geração de débitos fica mais ágil e fácil.
Quais são as Formas de cálculo de mensalidades?
As cinco formas básicas de cálculo, utilizadas no Giz, são:
No Giz é possível trabalhar com formas de cálculos diferentes para cada curso, para isso, é necessário definir no cadastro de cursos - Giz Recebimentos | Cadastros | Cursos - qual a forma de cálculo das mensalidades que será adotado para cada um.
Quais itens são importantes verificar no sistema, antes da geração de débitos?
Antes de pensarmos em gerar qualquer tipo de débito temos que averiguar se todos os cadastros e opções do sistema estão corretos, assim, para a geração de débitos é imprescindível configurar:
Parâmetros:
- Na opção Cadastros | Parãmetros | Geração de Débitos temos várias opções que devem ser preparadas, conforme a forma de cálculo que será utilizada.
Dados Financeiros:
- No cadastro de dados financeiros são configuradas para cada aluno, as peculiaridades para a geração dos débitos de mensalidades e taxas extras dos mesmos, assim como, os dados de descontos que serão verificados pelo sistema.
Tabela de Preços Normal
- Tabela de Preços - É a tabela definida pela instituição de ensino, que contém os valores a serem pagos para todas as séries e turnos dos cursos que oferta. Com esta tabela criada e configurada no Giz, a instituição pode calcular as mensalidades dos alunos e gerar os débitos dos mesmos.
Observação Importante:
- Fator de cálculo: O Giz permite utilizar, para calcular as mensalidades, um Fator de cálculo com base na tabela de preço normal. A utilização desta opção (definida no cadastro de parâmetros: Cadastro | Parâmetros | Geração de débitos | Usa fator de cálculo) é mais uma alternativa do sistema para facilitar a geração de débitos.
- No entanto, não é possível usar a tabela de preços normal e o fator ao mesmo tempo para todos os alunos. Assim, se a instituição trabalhar com o fator de cálculo, deve definir este para todos os alunos, inclusive para aqueles que pagam o valor integral.
- Cadastrando a Tabela de Preços Normal
- O cadastro de Tabelas de Preços dos cursos é imprescindível para a geração dos débitos de mensalidades, elas existem para que o usuário registre os valores das parcelas das mensalidades dos diversos cursos oferecidos pela instituição de ensino.
- O registro dos valores das parcelas devem ser cadastradas de todos os meses do ano e/ou semestre, pois a Geração de Débitos Padrão depende desta precisão e atualidade. Para acessar este cadastro, você deve ir ao menu Cadastros | Tabela de Preços | Normal.
- Este cadastro possui duas abas: aba Dados Gerais e aba Vencimento Variável.
Imagem 3
- Na aba Dados Gerais, o campo Mês/Parcela determina o mês de referência da mensalidade. Pode ser utilizado para especificar o mês e a parcela de uma mensalidade durante o período letivo ou o mês e ano (por exemplo: 08/08 - representa agosto de 2008).
- Tem que existir uma tabela de preços para cada mês/parcela da instituição durante o período letivo. Ou seja, se o regime da instituição é anual, tem que ser cadastrado doze tabelas de preços, uma para cada mês/parcela (meses do ano) do mesmo curso, que irá representar as doze parcelas que o aluno vai pagar durante o período letivo.
Atenção
Tabela de Preços por Quantidade de Disciplinas
Plano de Pagamentos
Crédito
Carga Horária