Configuração Bancária
Índice
- 1 Objetivo
- 2 Pré-Requisito
- 3 Introdução
- 3.1 Cobrança registrada
- 3.2 Cobrança sem registro
- 3.3 Arquivo de remessa
- 3.4 Arquivo de retorno
- 3.5 Homologação das configurações pelo banco
- 3.6 CNAB - Centro Nacional de Automação Bancária
- 3.7 Chave Asbace
- 3.8 Segmento
- 3.9 Cedente
- 3.10 Sacado
- 3.11 Sacador/Avalista
- 3.12 Fator de vencimento
- 3.13 Nosso número
- 3.14 Código de Barras
- 3.15 Linha Digitável
- 4 Remessa
- 4.1 Registro obrigatório
- 4.2 Aplicando os conhecimentos adquiridos no manual do banco ao cadastro de um banco do giz
- 4.3 Instruções de cobrança
- 4.4 Informações relevantes de preenchimento
- 4.5 Iniciando configuração de registros
- 4.6 Iniciando configuração de campos (Conteúdo fixo)
- 4.7 Configurando campos utilizando dados de banco de dados
- 4.8 Buscar a informação coerente ao campo
- 4.9 Para cada tipo de registro existem campos de utilidade geral mesmo não sendo campos de tabela
- 5 Retorno
Objetivo
Habilitar os colaboradores do suporte, treinamento e implantação a fazerem configurações bancárias no sistema.
Pré-Requisito
- 1 - Ler o manual de remessa, retorno, código de barras e nosso número de um banco (qualquer banco)
- 2 - Calculadora (Qualquer calculadora)
Aviso importante, muito importante!
- Ao pegar uma configuração bancária de um cliente para repassá-la a outro, tome muito cuidado com o conteúdo das informações contidas nesta configuração.
Exemplo:
- Verificar se não existe informações fixas na configuração algo como conteúdo: número de contrato, convênio, código do cedente (número de conta corrente).
Introdução
Cobrança registrada
- Modalidade de cobrança que ocorre via transmissão de dados para registro dos títulos.
- Nessa modalidade as boletas podem ser impressas pelo banco ou pelo cliente.
Observação:
- Independente da forma de impressão é obrigatório a geração de remessa.
Cobrança sem registro
- Modalidade onde não ocorre transmissão obrigatória de dados para registro dos títulos ficando a cargo do banco na ocasião da quitação a geração do arquivo-retorno / aviso de movimentação referente aos títulos pagos.
Arquivo de remessa
- É denominado arquivo remessa o arquivo enviado pela empresa/escola ao banco contendo entradas, pedidos de baixa, comando de protestos etc.
- É de responsabilidade da empresa/escola o conteúdo do arquivo remessa
Observação:
- No nosso caso o remessa é somente entradas de títulos ao banco.
Arquivo de retorno
- É denominado arquivo retorno o arquivo enviado pelo Banco a empresa/escola contendo a movimentação dos títulos.
- Independente da quantidade de arquivo de remessa transmitido ao banco, será gerado um arquivo de retorno por dia.
Homologação das configurações pelo banco
- As boletas/remessa quando gerados pelo cliente através de sistema próprio deverão obrigatoriamente obedecer aos parâmetros definidos manual do banco, enviando ao Departamento de Arrecadação ou Cobrança para teste e homologação antes da efetiva utilização.
CNAB - Centro Nacional de Automação Bancária
- É destinado ao cliente do banco, que desejam utilizar o serviço de cobrança através de troca de informações por meio magnético.
Observação:
- Identificando o cnab: para cnab 400 o arquivos possui 400 colunas para cnab 240 o arquivo possi 240 colunas.
Chave Asbace
- Foi criada para permitir a comunicação entre bancos comerciais e estaduais agindo como chave comum na troca de informações entre eles.
Segmento
- Indica o tipo de serviço que o lote contém
Cedente
- Pode ser a empresa “mãe”, matriz, empresa coligada ou filial (escola)
Sacado
- Quem recebe o produto ou serviço prestado pelo cedente (Aluno e ou Responsável)
Sacador/Avalista
- Quem avalia o sacado (Responsável financeiro)
Fator de vencimento
- Calcula-se o número de dias corridos entre a data base (“Fixada” em 07.10.1997) até a data de vencimento.
Nosso número
- O Nosso Número, É o campo que identifica o título no banco. Por isso deve-se ter um cuidado especial com ele. Não são permitidas duplicidade. Mesmo após um título ser pago, ele permanece registrado (para eventuais consultas).
- O Nosso Número pode ser tanto calculado pelo cliente como pelo banco sendo que quando o cliente imprime o bloqueto o mesmo deve calcular o Nosso Número, visto que este consta no bloqueto impresso.
Código de Barras
- Campo utilizado pelos bancos para efetuar a compensação via meio magnético. Deverá ser impresso na extremidade inferior esquerda da Ficha de Compensação, no padrão 2 de 5 (dois de cinco) intercalado. Deverá ser observada a distância mínima de 12 mm (doze milímetros) entre a margem inferior até o centro do código de barras.
- O comprimento do código de barras é de 113 mm.
- A altura do código de barras é de 13 mm.
Linha Digitável
- A exemplo do código de barras, serve para a compensação por meio magnético. É usada quando não é possível fazer a leitura do código de barras. Contém os dados do Código de Barras distribuídos em 5 campos, sendo que para os 3 primeiros será calculado um dígito verificador (módulo 10) e estes campos deverão ser separados por 2 posições em branco.
Remessa
- Estrutura de um arquivo cnab 240
Registro obrigatório
Aplicando os conhecimentos adquiridos no manual do banco ao cadastro de um banco do giz
- Tela Bancos
Criando registro de remessa, detalhe e rodapé
Instruções de cobrança
Informações relevantes de preenchimento
- Carteira -> será impresso na boleta.
- Espécie doc-> será impresso na boleta
- Espécie -> será impresso na boleta
- Tamanho dos registros de remessa(bytes) -> será exibido na tela de layout de remessa.
- Boleta de concessionária pública -> Cuidado com esse campo (usado somente na UEMG).
Iniciando configuração de registros
Iniciando configuração de campos (Conteúdo fixo)
Configurando campos utilizando dados de banco de dados
Buscar a informação coerente ao campo
Para cada tipo de registro existem campos de utilidade geral mesmo não sendo campos de tabela
Retorno
Estrutura de um arquivos de retorno Cnab 240
Códigos de baixa
ANEXO XII
Código do Lançamento (Aviso Movimentação)
- 01 - Entrada de títulos
- 03 - Transferido de desconto
- 05 - Alteração de vencimento
- 06 - Protesto solicitado
- 07 - Protesto emitido/cancelado
- 10 - Liquidado no Banestes/Dinheiro
- 11 - Liquidado via Correspondente Bancário/Dinheiro
- 18 - Baixa por comando
- 19 - Baixa por meio eletrônico
- 23 - Exclusão de remessa
- 24 - Baixado por decurso de prazo
- 25 - Sustação/Manutenção solicitada
- 26 - Protestado/Baixado
- 27 - Sustação/Baixa solicitada
- 28 - Sustado/Mantido em carteira
- 29 - Sustado/Baixado
- 33 - Tarifas
- 34 - Custas cartorárias
- 40 - Liquidado no Banestes/Cheque
- 42 - Liquidado via RVA
- 44 - Liquidado via compensação
- 45 - Liquidado via SPB
- 46 - Liquidado via Banco Correspondente
- 47 - Liquidado via canais eletrônicos
- 48 - Liquidado por pendência
- 49 – Liquidado via Correspondente Bancário/Cheque
- 50 - Abatimento concedido
- 51 - Abatimento cancelado
- 52 - Desconto concedido
- 53 - Desconto cancelado
- 54 - Valor abatimento liberado
- 55 - Valor desconto alterado
- 56 - Outros dados alterados
- 60 - Transferido para desconto
- 61 - Transferido de cobrança caucionada
- 62 - Transferido para cobrança caucionada
- 63 - Transferido de cobrança simples
- 64 - Transferido para cobrança simples
- 80 - Acerto movimentação da carteira
- 90 - Liquidado em cartório
- 93 - Confirmado em cartório
Código de barras
Nosso número
Essa configuração possui dois dígitos verificadores que devem ser calculados conforme esquema abaixo: