Configurações - Integração Moodle Giz
Para acessar, localize no lado inferior esquerdo da tela do Moodle o box Integração Giz | Administração | Configurações.
Neste menu são configuradas as informações referentes ao banco de dados do Giz que será integrado ao Moodle, bem como informações importantes para o acesso ao Moodle e ao Webgiz.
É de extrema importância que estas configurações sejam feitas de forma correta, pois delas dependem a integração do Moodle ao Giz.
A tela Configurações é dividida em três campos: Banco de Dados Giz, Giz e Moodle.
- Banco de Dados Giz
Os ítens deste campo são os seguintes:
Driver: Informe o tipo de driver do banco de dados. Como trabalhamos com drivers SQL, o tipo informado deve ser MSSQL;
Host: Informe aqui o nome do servidor que abriga o banco de dados do Giz;
Usuário: Defina o usuário administrador do banco de dados do Giz que está sendo integrado;
Senha: Informe a senha do usuário administrador do banco de dados informado no ítem anterior;
Alterar: Marque este parâmetro para editar e alterar a senha;
Banco: Defina o banco de dados do Giz que está vinculando ao Moodle.
- Giz
Os ítens deste campo são os seguintes:
Código de Período Letivo (plt_cod): Informe o código plt_cod do período letivo que deseja definir como padrão. O plt_cod é um código que identifica os períodos letivos dentro do banco de dados do Giz;
Código de habilitação padrão: Informe o código da habilitação padrão para exportação Moodle/Giz;
Ano letivo padrão: Informe o período letivo padrão para a integração Moodle/Giz;
Série padrão: Informe a série padrão para a integração Moodle/Giz;
Unidade padrão: Informe a unidade padrão para a integração Moodle/Giz;
Turno padrão: Informe o turno padrão para a integração Moodle/Giz;
Descrição do turno: Informe a descrição do turno. Por exemplo: integral, noturno, diurno, etc;
Endereço do Webgiz: Informe o endereço do Webgiz na Web;
Ativado: Ao marcar este ítem, ficará visível para o aluno, no canto superior direito da tela principal do curso, a mensagem "Acessar Webgiz" (vide figura abaixo). Ao clicar sobre a mesma, o aluno será automaticamente direcionado para o Webgiz.
- Moodle
Os ítens deste campo são os seguintes:
Estudantes: Defina, escolhendo entre as várias opções, qual será o papel dos estudantes no Moodle;
Professor: Defina, entre as várias opções, qual será o papel do professor no Moodle;
URL webservice: é o endereço da função (Wsmoodle) responsável pela automação do envio automático de dados (notas, faltas, etc) do Moodle para o Giz, ou seja, é o caminho do Wsmoodle.
Tipos de Atividades Válidas: Neste espaço marque os tipos de atividades que serão utilizados nos cursos do Moodle. Caso queira marcar todas de uma vez, marque a opção Marcar Todas;