Configurações - Integração Moodle Giz
Para acessar, localize no lado inferior esquerdo da tela do Moodle o bloco Integração Giz | Administração | Configurações. Este é o local padrão que o bloco é instalado, mas é possível movê-lo para outros locais. Então, se não o encontrar neste local, verifique em outros locais na tela inicial do Moodle.
Como padrão, o bloco Integração Giz aparece apenas para os administradores do Moodle.
Nesta tela são configuradas as informações referentes ao banco de dados do Giz que será integrado ao Moodle, bem como informações importantes para o acesso ao Moodle e ao WebGiz.
É de extrema importância que estas configurações sejam feitas de forma correta, pois delas dependem a integração do Moodle ao Giz.
A tela Configurações é dividida em quatro partes: Banco de Dados Giz, Giz, Moodle, Tipos de Atividades Válidas.
- Banco de Dados Giz
Os itens deste campo são os seguintes:
Driver: Informe o tipo de driver do banco de dados. Como trabalhamos com drivers SQL, o tipo informado deve ser MSSQL;
Host: Informe aqui o nome do servidor que abriga o banco de dados do Giz;
Usuário: Defina o usuário administrador do banco de dados do Giz que está sendo integrado;
Senha: Informe a senha do usuário administrador do banco de dados informado no item anterior;
Alterar: Marque este parâmetro para editar e alterar a senha;
Banco: Defina o banco de dados do Giz que está vinculando ao Moodle.
- Giz
Os ítens deste campo são os seguintes:
Código de Período Letivo (plt_cod): Informe o código plt_cod do período letivo que deseja definir como padrão. O plt_cod é um código que identifica os períodos letivos dentro do banco de dados do Giz;
Código de habilitação padrão: Informe o código da habilitação padrão para exportação Moodle/Giz;
Ano letivo padrão: Informe o período letivo padrão para a integração Moodle/Giz;
Série padrão: Informe a série padrão para a integração Moodle/Giz;
Unidade padrão: Informe a unidade padrão para a integração Moodle/Giz;
Turno padrão: Informe o turno padrão para a integração Moodle/Giz;
Descrição do turno: Informe a descrição do turno. Por exemplo: integral, noturno, diurno, etc;
Endereço do Webgiz: Informe o endereço do Webgiz na Web;
Ativado: Ao marcar este ítem, ficará visível para o aluno, no canto superior direito da tela principal do curso, a mensagem "Acessar Webgiz" (vide figura abaixo). Ao clicar sobre a mesma, o aluno será automaticamente direcionado para o Webgiz. Contudo, este acesso só será possível se uma senha tiver sido cadastrada para o aluno na tela de matrícula do Giz. Semelhantemente, o professor só conseguirá acessar o Webgiz de dentro do Moodle se tiver sido associado a um usuário do Giz.
- Moodle
Os ítens deste campo são os seguintes:
Estudantes: Defina, escolhendo entre as várias opções, qual será o papel dos estudantes no Moodle;
Professor: Defina, entre as várias opções, qual será o papel do professor no Moodle;
URL webservice: é o endereço da função (Wsmoodle) responsável pela automação do envio automático de dados (usuários, atividades, presenças e notas) do Moodle para o Giz.
Tipos de Atividades Válidas: Neste espaço marque os tipos de atividades que serão utilizados nos cursos do Moodle. Caso queira marcar todas de uma vez, marque a opção Marcar Todas;