Introdução - Processo Seletivo
Índice
Apresentação
Aos usuários temos o prazer de informar que o Unigestor - Processo Seletivo é um módulo que utiliza uma nova plataforma de altíssimo nível, incorporando funções onde a versatilidade, facilidade de operação e customização de processos, caracterizam este Sistema como uma ferramenta poderosa para administração do processo de seleção dos novos interessados a ingressar na instituição de ensino. O Sistema utiliza um tecnologia Web, disponibilizando ferramentas de ultima geração que otimizam e controlam com êxito as rotinas administrativas. Através de uma tecnologia de ponta, adaptável ao esquema de trabalho de qualquer instituição de ensino.
O Unigestor - Processo Seletivo acompanha a evolução da tecnologia e sempre inova a linha de softwares, com isso alguns ítens sofrem modificações e novos ítens são criados. Fique atento e sempre atualize seu Manual do Usuário através do site www.aix.com.br/suporte.
Conceitos de Tecnologia Web
Cliente: Browser ou navegador da máquina que faz a requisição (Internet Explorer, Netscape, Opera etc)
Servidor Internet: Máquina que recebe a requisição da máquina cliente e retorna uma resposta após processamentos necessários.
Comunicação: A comunicação entre Cliente e Servidor é feita através do protocolo HTTP, via internet ou intranet.
Tecnologias Web
HTML: Arquivo texto com marcações geradas pelo Servidor e interpretadas pelo Cliente (páginas HTML)
JavaScript: Linguagem para processamento em páginas HTML no lado do cliente
IIS - Internet Information Services: Software que gerencia os contextos Web do Servidor
Páginas Dinâmicas - CGI - JSP - CFM - ASP - PHP: Tecnologias processadas pelo Servidor para construção das páginas HTML retornadas ao cliente
Filtros ou aplicativos ISAPI - (Internet Server Application Programming Interface): Aplicações proprietárias do ISS.
Tecnologias utilizadas no Processo Seletivo
JAVA: Tecnologia multi-plataforma usada no desenvolvimento de sistemas de médio e grande porte
JVM - Java Virtual Machine: Máquina virtual Java que interpreta a compilação (ByteCodes) das páginas JSP e das Classes Java. Existe uma JVM especifica para cada Sistema Operacional (Windows, Linux, Solaris), fazendo a integração da aplicação com os recursos da máquina e do Sistema (Memória, Janelas, Dispositivos de saída) permitindo a característica multi-plataforma.
SDK(Standard Development Kit) e JRE(Java Run-Time Environment): Constituem as bibliotecas básicas utilizadas pela JVM e aplicações Java.
Tom Cat: Contêiner Web responsável pelo processamento das páginas dinâmicas JSP (Java Server Pages). É integrado ao IIS através de um filtro ISAPI. O IIS redireciona o fluxo de dados para o TomCat que retorna um outro fluxo para o IIS devolver ao cliente.
Struts: Framework Java que possibilita a implementação do sistema dentro da arquitetura padrão .
MVC - Model - View - Control (Modelo-Visual-Controle):
Modelo - Beans ou entidades Java que representam modelos de objetos de negócio.
Visão - interface com o usuário gerado pelos JSPs.
Controle - fluxo da aplicação.
JSP - Java Server Pages: São codificações que mesclam html, trechos de linguagem java(Scriplets) e marcações ou tags especiais do framework Struts, as TagLibrarys, que implementam funcionalidades próprias. As páginas JSP podem ser personalizadas e padronizadas com facilidade através do uso de estilos CSS (Cascading Style Sheets) e das inclusões de página SSI (Server Side Includes). Os trechos com codificações com os elementos próprios da tecnologia JSP não devem ser alterados para que não afetem o funcionamento do sistema.
Camada de Persistência
Hibernate: Hibernate é um framework que implementa a funcionalidade da camada de persistência sem a necessidade de uma conversão explicita das entidades tratadas como Objetos pela aplicação para entidade relacionais da base de dados. Esta funcionalidade é conseguida através de um mapeamento dos atributos de uma entidade do banco com os atributos de um objeto.
XML - Extensible Markup Language: É uma evolução do Html, onde se passa a não somente especificar a formatação de um documento web, mas o seu conteúdo semanticamente. Os documentos XML estão presentes no Struts, Hibernate e no Tomcat principalmente como arquivos de configuração.
Iniciando no Unigestor - Processo Seletivo
Para que tenha acesso ao Unigestor - Processo Seletivo deve-se seguir todos os procedimentos conforme o manual do instalador. Inicia o acesso ao sistema, através do endereço:
<http://localhost:8080/unigestor>
Por este endereço é verificado se o sistema está funcionando corretamente. Caso o sistema não seja acessado, deve-se verificar no Manual do Instalador os procedimentos de instalações, lá serão encontradas todas as informações necessárias para configurar o arquivo HIBERNATE corretamente. Em caso de dúvidas na configuração do sistema contacte o nosso setor de suporte técnico.
Para ter acesso ao Sistema, o usuário deverá utilizar o nome e a senha padrão, já que ainda não ocorreu nenhum cadastramento de usuários.
LOGIN: AIX SISTEMAS
SENHA: total
O sistema de Processo Seletivo da AIX SISTEMAS atende todas as fases da realização de um processo seletivo, como inscrição manual ou via web, emissão de boletos bancários, apoia a realização dos exames, correção de provas, divulgação dos resultados e análise dos resultados do questionário socio-econômico.
Sendo o primeiro acesso ao sistema deve-se clicar na opção CRIAR UM NOVO PROCESSO.
Cada processo seletivo criado no sistema é exibido na caixa de diálogo da tela acima. O usuário pode nesta opção, selecionar o processo seletivo que será trabalhado.
Acessando o Unigestor - Processo Seletivo
==Cadastro de Processo Seletivo==