Configuração VoIP para Cliente SIP
Requisitos Básicos para Uso do Recurso VoIP
ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que não continue na realização dos procedimentos de configuração sem antes conferir a existência dos mesmos em sua máquina (PC).
- 1) Placa de som (no computador);
- 2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Headset Headset (microfone e caixa de som);
O que é um cliente SIP
Agente do Utilizador
O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.
O Agente do Utilizador é “inteligente”, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).
Como por exemplo: SIP:user@proxy.university.edu
Isso faz URLs SIP fáceis de associar com o endereço de e-mail do usuário. O Agente do Utilizador pode aceitar e receber chamadas de outro Agente do Utilizador sem requerer nenhum componente adicional do SIP. Os componentes restantes fornecem gerenciamento e funcionalidades adicionais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Iniciação_de_Sessão
Clientes SIP Disponíveis
Softwares para utilizar como cliente SIP
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- Configuração do Cliente SIP (Interno ou Externo)
- Para configurar um cliente SIP internamente na empresa ou dentro da rede da empresa (192.168.0.0/24) o endereço do servidor VoIP é 192.168.0.5
- A configuração do cliente SIP para cliente externo o endereço é sip.eduline.com.br
- Configuração do Cliente SIP (Interno ou Externo)
- Parâmetros gerais
- O usuário e senha do cliente SIP são os mesmos inicialmente, em breve colocaremos opção no intraix para o cliente e colaborador alterar a senha do acesso ao SIP.
Para saber qual seu endereço SIP, veja na barra de informação de login do Intraix para colaboradores internos o texto "Ramal SIP".
O cliente externo terá essa informação no momento que abrir um atendimento na fila e quando um atendente receber o atendimento também será exibido o endereço SIP do atendente.
- Local de visualização do colaborador do endereço SIP
- Local de visualização do cliente dos endereços SIP
- Configuração do Software Ekiga como cliente SIP
- Instalar o software seguindo o wizard de instalação básico
- Após a instalação será necessário criar a conta SIP para acesso à central VoIP, para isso selecione a opção de menu "Editar | Contas"
- Na janela de edição de contas selecione o menu "Contas | Adicionar uma conta SIP"
- Inserir as informações a seguir:
* Nome: = corresponde a identificação do usuário na chamada
* Servidor de registro: = endereço interno ou externo da central VoIP, pode ser 192.168.0.5 para clientes internos ou sip.eduline.com.br para clientes externos
* Usuário: = código do endereço SIP
* Usuário para autenticação: = código do endereço SIP
* Senha: = senha para acesso ao registro do endereço SIP. Inicialmente é o mesmo código
- Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de "Pessoas Cliente" do intraix e criar a conta.
- Exemplo de janela de conta SIP