Interessados

De Wiki AIX
Revisão de 16h53min de 23 de março de 2015 por Lorenac (discussão | contribs) (Campos Personalizados)
Ir para: navegação, pesquisa


  • O cadastro de interessados é utilizado para registrar os alunos que possuem interesse em cursos que não estão sendo oferecidos atualmente pela instituição. Realizando este cadastro, a instituição mantém o registro dos alunos por área e curso de interesse, sendo possível utilizá-lo para planejamento de futuras ofertas de cursos.


Interessados

A aba Interessados é dividida em quatro subabas: Identificação, Dados profissionais, Contatos e Observações.


A subaba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | aba Gerais.


A subaba Identificação deve ser preenchida com dados do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.


Bas img 058.jpg


O botão Gerar chave de matrícula gerará uma senha de acesso para o interessado. A senha pode ser gerada apenas para o interessado que está sendo cadastrado ou para todos os que ainda não possuem senha.


Bas img 058 chave.jpg


O botão Ir para Matrícula aparece somente quando o aluno interessado já estiver matriculado no curso de interesse. O objetivo deste botão é visualizar o interessado/matriculado na tela de matrícula do sistema Giz. Se este aluno estiver matriculado no curso com o grau superior ou igual a 3, o sistema vai exibir a tela de Matrícula (Ensino Superior) e se o grau do curso for inferior a 3, o sistema exibe a tela de matrícula da Matrícula (Educação Básica).


Bas img 058 ir matricula.jpg


A subaba Dados Profissionais deve ser preenchida com dados profissionais do futuro aluno.


 Lembrando que a subaba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | aba Gerais.


Bas img 058b.jpg


A subaba Contatos deve ser utilizada para registrar a forma de contato e informações de contatos do interessado, como por exemplo, pai e mãe.


Bas img 058c.jpg


A subaba Observações deve ser preenchida com informações diversas relacionadas ao aluno, o Motivo de Escolha e as Razões da Mudança.


Bas img 058a.jpg

Responsáveis

A subaba Responsáveis deve ser preenchida com informações relacionadas aos responsáveis pelo aluno.


O sistema disponibiliza a possibilidade de cadastrar cinco responsáveis para o aluno. São eles: Pai, Mãe, Acadêmico, Financeiro e Avalista.


Vale ressaltar algumas observações importantes e que são de extrema relevância na automatização do cadastro:


  • Se o pai e mãe já estiverem previamente cadastrados na aba de Identificação e Contato, o mesmo já é carregado na tela de acordo com a aba pai ou mãe.
  • Caso o usuário queira buscar um responsável já cadastrado no banco de dados da instituição, basta digitar o CPF do mesmo, que as informações serão carregadas na tela.
  • Caso o usuário queira trocar um responsável por outro já existente, basta clicar no botão Novo Responsável.
  • Se um mesmo responsável for um responsável do tipo acadêmico, financeiro e avalista, basta marcar estas opções. Assim o mesmo será vinculado ao interessado para tal responsabilidade.


Bas img 058d.jpg


Família

A aba Família exibe a relação de todos os responsáveis com interessado. Importante ressaltar que se o interessado tiver um irmão também cadastrado como interessado e com os mesmos responsáveis associados, ele também será mostrado nesta tela. Caso o usuário queria ver as informações deste irmão, basta clicar no mesmo e as informações serão carregadas na tela de interessados.


Bas familia.jpg

Cursos de Interesse

A aba Cursos de Interesse deve ser preenchida de acordo com o interesse do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.


Bas img 059.jpg


Habilitado: Aluno habilitado para realizar a matrícula, ou seja, foi aprovado no processo seletivo. Marcar a situação do aluno com relação ao processo seletivo.
Data da Habilitação: Data da qual o aluno foi habilitado/aprovado no processo seletivo.
Data de interesse: Data da qual o interessado foi inscrito no processo seletivo.
Status: Último status cadastrado para o interessado na aba Registro de contatos.
Contrato confirmado no processo de matrícula da web: Este campo confirma que o interessado passou por todos os processos e marcou na última etapa a confirmação de leitura do contrato.
Registrar pagamento: Através desse botão é possível realizar o pagamento da taxa de reserva, através do módulo Giz Financeiro.

Registros de Contatos

Na aba Registro de Contatos é possível criar um agendamento para registrar os contatos feitos por um determinado usuário da instituição com um interessado. Caso seja um agendamento novo, deve-se escolher a opção Agendamento no campo Tipo de Contato. Caso o registro seja um andamento de um agendamento já existente, deve-se optar pelo tipo Andamento. O campo Curso Interessado é de preenchimento obrigatório e em Status deve ser informado o status do Tipo de contato. No campo Observações devem ser registradas as observações relativas ao contato.


Bas img regist contatos.jpg

Campos Personalizados

A aba Campos Personalizados permite cadastrar algumas perguntas personalizadas da própria instituição, onde a mesma queira saber de informações específicas do interessado. O cadastro desses campos é realizado na tela de Campos Personalizados

Bas img 058d1.jpg

Financeiro

Bas financeiro.jpg


Descontos

Bas img 058e.jpg


  • Quando um aluno é cadastrado como interessado, os seus dados podem ser aproveitados no processo de matrícula a partir do botão de pesquisa do arquivo morto da tela de Matrícula - Giz Escola | Matrícula de alunos veteranos e calouros.


Bas img 125.jpg


Bas img 125a.jpg


  • Através da tela de Cadastro, o sistema oferece dois modelos para impressão de listagem (Listagem e Etiquetas), podendo filtrar por Unidade de interesse, Curso de interesse, Turno de interesse, Área de interesse e Mídia.


  • Listagem: Exibe os dados dos alunos ordenados pelo nome.


  • Etiquetas: Listagem dos dados de endereçamento dos alunos.


Bas img 060.jpg


  • Durante a seleção da impressão dos interessados pode ser realizado filtro pela data de cadastramento, curso de interesse e/ou por mês ou dia de aniversário.


Bas img 061.jpg

Relatório

Através do relatório de Interessados você emite a relação dos interessados, de forma personalizada.


Relatorio interessados.jpg


Através deste relatório o sistema oferece três modelos para impressão: Padrão, por Modalidade e por Curso.


Os três modelos disponibilizados podem ser personalizados através da criação de layout.


Relatorio interessados1.jpg