Interessados
- O cadastro de interessados é utilizado para registrar os alunos que possuem interesse em cursos que não estão sendo oferecidos atualmente pela instituição. Realizando este cadastro, a instituição mantém o registro dos alunos por área e curso de interesse, sendo possível utilizá-lo para planejamento de futuras ofertas de cursos.
Índice
Interessados
A aba Interessados é dividida em quatro subabas: Identificação, Dados profissionais, Contatos e Observações.
A subaba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | aba Gerais.
- A subaba Identificação deve ser preenchida com dados do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
- O botão Gerar chave de matrícula gerará uma senha de acesso para o interessado. A senha pode ser gerada apenas para o interessado que está sendo cadastrado ou para todos os que ainda não possuem senha.
- O botão Ir para Matrícula aparece somente quando o aluno interessado já estiver matriculado no curso de interesse. O objetivo deste botão é visualizar o interessado/matriculado na tela de matrícula do sistema Giz. Se este aluno estiver matriculado no curso com o grau superior ou igual a 3, o sistema vai exibir a tela de Matrícula (Ensino Superior) e se o grau do curso for inferior a 3, o sistema exibe a tela de matrícula da Matrícula (Educação Básica).
- A subaba Dados Profissionais deve ser preenchida com dados profissionais do futuro aluno.
Lembrando que a subaba Dados profissionais é exibida somente se o parâmetro Habilitar dados opcionais para interessados estiver marcado no cadastro de Parâmetros | aba Gerais.
- A subaba Contatos deve ser utilizada para registrar a forma de contato e informações de contatos do interessado, como por exemplo, pai e mãe.
- A subaba Observações deve ser preenchida com informações diversas relacionadas ao aluno, o Motivo de Escolha e as Razões da Mudança.
Responsáveis
- A subaba Responsáveis deve ser preenchida com informações relacionadas aos responsáveis pelo aluno.
- O sistema disponibiliza a possibilidade de cadastrar cinco responsáveis para o aluno. São eles: Pai, Mãe, Acadêmico, Financeiro e Avalista.
Vale ressaltar algumas observações importantes e que são de extrema relevância na automatização do cadastro:
- Se o pai e mãe já estiverem previamente cadastrados na aba de Identificação e Contato, o mesmo já é carregado na tela de acordo com a aba pai ou mãe.
- Caso o usuário queira buscar um responsável já cadastrado no banco de dados da instituição, basta digitar o CPF do mesmo, que as informações serão carregadas na tela.
- Caso o usuário queira trocar um responsável por outro já existente, basta clicar no botão Novo Responsável.
- Se um mesmo responsável for um responsável do tipo acadêmico, financeiro e avalista, basta marcar estas opções. Assim o mesmo será vinculado ao interessado para tal responsabilidade.
Família
A aba Família exibe a relação de todos os responsáveis com interessado. Importante ressaltar que se o interessado tiver um irmão também cadastrado como interessado e com os mesmos responsáveis associados, ele também será mostrado nesta tela. Caso o usuário queria ver as informações deste irmão, basta clicar no mesmo e as informações serão carregadas na tela de interessados.
Cursos de Interesse
A aba Cursos de Interesse deve ser preenchida de acordo com o interesse do futuro aluno. Os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
- Habilitado: Aluno habilitado para realizar a matrícula, ou seja, foi aprovado no processo seletivo. Marcar a situação do aluno com relação ao processo seletivo.
- Data da Habilitação: Data da qual o aluno foi habilitado/aprovado no processo seletivo.
- Data de interesse: Data da qual o interessado foi inscrito no processo seletivo.
- Status: Último status cadastrado para o interessado na aba Registro de contatos.
- Contrato confirmado no processo de matrícula da web: Este campo confirma que o interessado passou por todos os processos e marcou na última etapa a confirmação de leitura do contrato.
- Registrar pagamento: Através desse botão é possível realizar o pagamento da taxa de reserva, através do módulo Giz Financeiro.
Registros de Contatos
Na aba Registro de Contatos é possível criar um agendamento para registrar os contatos feitos por um determinado usuário da instituição com um interessado. Caso seja um agendamento novo, deve-se escolher a opção Agendamento no campo Tipo de Contato. Caso o registro seja um andamento de um agendamento já existente, deve-se optar pelo tipo Andamento. O campo Curso Interessado é de preenchimento obrigatório e em Status deve ser informado o status do Tipo de contato. No campo Observações devem ser registradas as observações relativas ao contato.
Campos Personalizados
A aba Campos Personalizados permite cadastrar algumas perguntas personalizadas da própria instituição, onde a mesma queira saber de informações específicas do interessado. O cadastro desses campos é realizado na tela de Campos Personalizados
Financeiro
A aba Financeiro é utilizada como consulta para a visualização das Receitas e Débitos. A aba de Débitos aparece somente quando o aluno já está matriculado no curso de interesse.
Descontos
A aba de Descontos permite cadastrar vários tipos de descontos para o interessado, porém para vincular o desconto ao interessado é necessário que tenha o curso de interesse cadastrado.
Imprimir
O botão Imprimir permite a impressão de uma Listagem ou Etiquetas dos interessados cadastrados, mediante o filtro realizado. Nenhum campo é de preenchimento obrigatório.
- Listagem: Exibe os dados dos alunos ordenados pelo nome.
- Etiquetas: Listagem dos dados de endereçamento dos alunos.
- Durante a seleção da impressão dos interessados pode ser realizado filtro pela data de cadastramento, curso de interesse e/ou por mês ou dia de aniversário.
- Listagem:
- Etiquetas: