Diário Eletrônico
O diário de classe é um documento oficial que serve para registrar as atividades e frequência diárias dos alunos. Deve ser preenchido pelo professor, mas serve também para consulta da secretaria, coordenação, supervisão e direção. Seu preenchimento é extremamente importante, pois ele comprova a frequência dos estudantes, inclusive em casos de solicitações judiciais e administrativas, por exemplo. O Diário de Classe precisa ser uma cópia fiel da realidade e deve ser preenchido com coerência e cautela, permanecendo sempre no espaço escolar.
No Sistema Giz o diário de classe é preenchido por meio do Diário Eletrônico. O Diário Eletrônico é utilizado pelo professor para lançar Notas e Frequências dos alunos para cada uma das disciplinas ministradas por ele.
Quando é o professor que está "conectado" ao sistema para efetuar o lançamento, são exibidas para ele apenas as disciplinas que estão vinculadas às suas turmas, não permitindo assim o lançamento de Notas e Frequência nas disciplinas que pertencem a outros professores.
Lançamento de Faltas
Para registrar as faltas dos alunos acesse Avaliações e Presenças | Diário Eletrônico. Preencha os filtros necessários e clique em Selecionar.
Para dar início, clique no botão Inserir e informe a data em que a aula foi dada, o número da aula e o conteúdo ministrado. Essas informações precisam ser preenchidas em todas as aulas dadas na etapa selecionada.
Após inserir todas as aulas, preencha as lacunas com F (Falta) e as casas em branco, para Frequência. Assim que se efetuar todos os lançamentos, clicar em Calcular Faltas, e o sistema informará todas de faltas por aluno.
Lançamento de Notas
Após o lançamento das Faltas, clicar na aba NOTAS, preencher os filtros necessários e clicar em SELECIONAR.
Para dar início, clicar no botão INSERIR, preencher o valor da Avaliação, a data em que foi aplicada aos alunos, o nome, ex.: 1ª Avaliação Mensal, o peso que possui e em seguida GRAVAR.
OBS.: A opção Esta avaliação substitui a menor nota, deve ser ativada quando o professor aplicar uma avaliação que se enquadre nesta situação.
Após a inclusão, iniciam-se os lançamentos das Notas.
Esta pode ser feita de duas maneiras.
- 1ª) Lançar todas as Avaliações e depois, as Notas, ou;
- 2ª) Para cada Avaliação lançada, informar a Nota.
Para que as Notas sejam calculadas, clicar no botão Calcular Notas.
Este procedimento deve ser feito para cada disciplina que o professor leciona.
Ainda é possível digitar conceito no Diário Eletrônico.
Para isso é necessário que no cadastro de Etapas, a opção Tipo de nota seja Conceito.