Aulas - WebGiz Professor

De Wiki AIX
Revisão de 10h18min de 4 de setembro de 2017 por Lorenac (discussão | contribs) (Criar múltiplas aulas)
Ir para: navegação, pesquisa


Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:


Academico.professor2.jpg ou clique no ícone Academico.professor2.atalho.jpg na Barra de Atalhos.


Incluir Aulas

  • Ao abrir a tela de cadastro de aula, o professor deve:
  • - Definir a Turma
  • - Definir a Disciplina
  • - Definir a Sub-turma: caso não exista sub-turma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
  • - Definir a Etapa.


Webprof img 018.jpg


  • - Definir a Data da Aula: deve estar compreendida entre as dadas de início e fim da etapa.
  • - Definir a Aula: é o número da aula do dia, da disciplina.
  • - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
  • - Definir a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extra-classe.
  • - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
  • 10º - Clicar em Salvar.


Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.


Webprof img 019.jpg


  • Exemplo:
  • O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 02/05/2007 para a mesma turma. Neste caso o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.


  • Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), sub-turma e etapa, e preencher:
  • Data da aula: 02/05/2007
  • Número da aula: 1
  • Conteúdo Ministrado: Aula de teste
  • Tarefa extra: Trabalho de campo
  • Quantidade de aula: 2


  • O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).


  • Após o cadastramento da aula é possível, através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:


Webprof img 020.jpg


  • 1 - Editar
  • 2 - Excluir
  • 3 - Lançar Faltas


Criar múltiplas aulas

Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.


Multiplas aulas.jpg


Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão continuar.


Multiplas aulas1.jpg


O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.


Multiplas aulas2.jpg

Editar múltiplas aulas

Editar multiplas aulas.jpg


Copiar Conteúdo Ministrado

Webprof img 020abb.jpg


  • Atenção:

  • Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  • O professores pode ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele apenas fazer as alterações que necessitar.


Webprof img 020abbb.jpg


Webprof img 020a.jpg


Reorganizar aulas

Reorganizar aulas.jpg


Editar Aulas

  • Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  • O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021.jpg


  • Exemplo:
  • Alterar Aula


Webprof img 022.jpg


Excluir Aula

  • Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
  • Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


  • :: Dica:

    Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada

Lançamento de Faltas

  • Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025.jpg