Formas para Cálculo de Mensalidade
O tema desta página explica como realizar as Formas para Cálculo de Mensalidades utilizando o Giz Recebimentos, seus requisitos e possibilidades de configuração.
Índice
- 1 O que são as Formas para Cálculo de Mensalidades do Sistema Giz Recebimentos?
- 2 Quais são as Formas de cálculo de mensalidades?
- 3 Quais itens são importantes verificar no sistema, antes da geração de débitos?
- 4 Formas de Cobrança das Mensalidades
O que são as Formas para Cálculo de Mensalidades do Sistema Giz Recebimentos?
Existem várias formas de uma instituição de ensino calcular as mensalidades dos alunos, conforme oferta suas disciplinas.
No sistema Giz podemos configurar cinco formas para cálculo, que atendem as diversas realidades trabalhadas pelas instituições.
Após definir no sistema as Formas de cálculo de mensalidades a serem utilizadas, todo o trabalho de geração de débitos fica mais ágil e fácil.
Quais são as Formas de cálculo de mensalidades?
As cinco formas básicas de cálculo, utilizadas no Giz, são:
No Giz é possível trabalhar com formas de cálculos diferentes para cada curso, para isso, é necessário definir no cadastro de cursos - Giz Recebimentos | Cadastros | Cursos - qual a forma de cálculo das mensalidades que será adotado para cada um.
Quais itens são importantes verificar no sistema, antes da geração de débitos?
Antes de pensarmos em gerar qualquer tipo de débito temos que averiguar se todos os cadastros e opções do sistema estão corretos, assim, para a geração de débitos é imprescindível configurar:
Parâmetros:
- Na opção Cadastros | Parãmetros | Geração de Débitos temos várias opções que devem ser preparadas, conforme a forma de cálculo que será utilizada.
Dados Financeiros:
- No cadastro de dados financeiros são configuradas para cada aluno, as peculiaridades para a geração dos débitos de mensalidades e taxas extras dos mesmos, assim como, os dados de descontos que serão verificados pelo sistema.
Formas de Cobrança das Mensalidades
Tabela de Preços Normal
O que é a Tabela de Preços Normal?
- É a tabela definida pela instituição de ensino, que contém os valores a serem pagos para todas as séries e turnos dos cursos que oferta. Com esta tabela criada e configurada no Giz, a instituição pode calcular as mensalidades dos alunos e gerar os débitos dos mesmos.
Observações Importantes:
- O Giz permite utilizar um Fator de cálculo para calcular as mensalidades, com base na tabela de preço normal. A utilização desta opção (definida no cadastro de parâmetros: Cadastro | Parâmetros | Geração de débitos | Usa fator de cálculo) é mais uma alternativa do sistema para facilitar a geração de débitos.
- No entanto, não é possível usar a tabela de preços normal e o fator ao mesmo tempo para todos os alunos. Assim, se a instituição trabalhar com o fator de cálculo, deve definir este para todos os alunos, inclusive para aqueles que pagam o valor integral.
- Este recurso permite criar na tabela de preços, diferentes valores e datas de vencimentos variados para as mensalidades dos cursos, disciplinas, turmas.
Como cadastrar as Tabelas de Preços Normais?
- O cadastro da Tabelas de Preços dos cursos é obrigatório para a geração dos débitos das mensalidades. O registro dos valores das parcelas devem ser cadastradas para todos os meses do ano e/ou semestre, para a correta execução da Geração de Débitos Padrão
- Este cadastro, é realizado em: Cadastros | Tabela de Preços | Normal. A tela deste é composta por duas abas: Aba Dados Gerais e Aba Vencimento Variável. Para detalhes clique: Tabela de Preços Normal
Como são gerados os débitos para as Tabelas de Preços Normais?
- Após cadastradas as tabelas dos cursos e verificadas todas as condições utilizadas pela instituição para a geração dos débitos, o usuário deve ir em Mensalidades |Geração de Débitos | Padrão para efetuar a geração desejada.
- A geração de débitos padrão corresponde à opção de Tabela de preço normal definida no cadastro de cursos.
- Para que os débitos possam ser gerados, os seguintes cadastros precisam estar corretos:
Atenção:
Sobre como gerar o débito padrão, clique: Geração de débitos padrão
Tabela de Preços por Quantidade de Disciplinas
O que são as Tabelas de Preços por Quantidades de Disciplinas?
- São tabelas de preços definidas de acordo com as quantidades de disciplinas que podem ser cursadas pelos alunos num determinado curso. Além da quantidade de disciplinas, estas podem ter variações de valores conforme a série, turno ou situação de matrícula do aluno.
Como cadastrar as Tabelas de Preços por Quantidades de Disciplinas?
- Após configurar na tela de Cursos, aqueles que utilizam esta forma de cálculo das mensalidades, o usuário deverá cadastrar todas as tabelas de preços por quantidade de disciplinas, na opção Giz Recebimentos | Cadastros | Tabela de Preços | Por Quantidade de Disciplinas.
- O cadastro desta tabela segue o mesmo critério do cadastro da tabela de preço normal, tendo como diferencial a informação adicional Nº. de disciplinas, onde deve ser inserido a quantidade de disciplinas referente ao valor que será cobrado.
Importante:
Se a instituição permite que os alunos cursem qualquer quantidade de disciplinas, então deve-se cadastrar uma tabela de preços para cada nº. de disciplinas cursadas.
Como são gerados os débitos para as Tabelas de Preços por Quantidades de Disciplinas?
- A geração de débitos desta forma de cálculo é realizado também na opção de Geração de Débito Padrão.
- A única diferença é que o Giz Recebimentos utilizará as tabelas de preços por quantidade de disciplinas no momento da geração dos débitos e não a tabela de preço normal.
- Para que os débitos possam ser gerados, os seguintes cadastros precisam estar corretos:
Atenção:
Sobre como gerar o débito para as Tabelas de Preços por Quantidades de Disciplinas, clique: Geração de débitos padrão
Plano de Pagamentos
O que é o Plano de Pagamentos?
- É um conjunto de parcelas dos débitos de mensalidades dos alunos, com os valores, datas de vencimento e datas de tolerância pré-definidos, sendo que, a instituição pode adotar vários planos de pagamentos diferentes para serem utilizados.
- Assim, utilizando esta forma de cálculo, a instituição de ensino pode gerar todos os débitos no início do período letivo e entregar o carnê para os alunos quitarem nos vencimentos correspondentes e/ou antecipá-los.
Importante:
- Os planos de pagamentos podem ser associados aos alunos:
- Por Aluno: Os valores das mensalidades são gerados a partir dos planos de pagamentos criados para os cursos e associados aos alunos no cadastro de Dados Financeiros.
- Por Curso: Utilizando a opção Giz Recebimentos | Cadastros | Cursos | Plano de Pagamento
- Por Turma: No cadastramento das turmas na opção: Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | Plano de Pagamento
Também é possível associar os planos de pagamento aos alunos pela tela de matrícula, no momento em que estes estão sendo matriculados na instituição.
Como cadastrar os Planos de Pagamentos?
- Após configurar na tela de Cursos, aqueles que utilizam esta forma de cálculo das mensalidades, o usuário deverá cadastrar os Planos de Pagamentos que serão ofertados pela instituição de ensino, na opção Giz Recebimentos | Cadastros | Plano de Pagamento
Atenção:
Sobre como cadastrar os Planos de Pagamentos, clique: Plano de Pagamentos
Como são gerados os débitos para os Planos de Pagamentos?
O plano de pagamento associado ao aluno determina o número de parcelas e os valores dos débitos das mensalidades que serão geradas.
- A geração de débitos desta forma de cálculo é realizado na opção: Giz Recebimentos | Mensalidades | Geração de Débitos | Plano de Pagamento
- Para que os débitos possam ser gerados, os seguintes cadastros precisam estar corretos:
Atenção:
Sobre como gerar Plano de Pagamento, clique: Plano de Pagamento
Crédito
O que é a Tabela de Preços por Créditos?
- São tabelas de preços definidas de acordo com o somatório dos créditos das disciplinas cursadas por cada aluno no período letivo.
- É uma opção de cálculo, ideal para instituições que possuem matrículas flexíveis e geram débitos mês a mês para os alunos.
Como cadastrar as Tabelas de Preços por Créditos?
Importante:
- Antes de criar as tabelas de preços por créditos é necessário definir qual será a origem de cálculo do crédito, se será pelo curso do aluno ou pela turma do aluno.
- Do curso do aluno, o sistema considera a base de cálculo da mensalidade o valor referente ao crédito do próprio curso em que o aluno se encontra matriculado, mesmo que o aluno esteja matriculado em disciplinas de outro curso.
- Do curso da turma, o sistema considera como base de cálculo da mensalidade o valor referente ao crédito da turma que o aluno está matriculado cursando aquela disciplina.
- Esta escolha é definida em: Parâmetros |Recebimentos |Considerar valor créditos e carga horária
- Após definir de onde será considerado o valor do crédito, é preciso configurar na tela de Cursos, aqueles que utilizam esta forma de cálculo das mensalidades e suas peculiaridades.
No cálculo de mensalidade por créditos, as configurações de valores são feitos na própria tela de cadastro de Cursos.
- Ao marcar a forma de cálculo Crédito no cadastro de parâmetros, ficam ativos, na tela de cursos, os campos: número de parcelas do curso e valor, sendo que, Valor refere-se ao valor do crédito de uma disciplina do curso e o campo Número de Parcelas refere-se ao número de parcelas que deverão ser geradas para os alunos durante o período letivo.
Como são gerados os débitos para as Tabelas de Preços por Créditos?
Carga Horária
O que é a Tabela de Preços por Carga Horária?
Como cadastrar as Tabelas de Preços por Carga Horária?
Como são gerados os débitos para as Tabelas de Preços por Carga Horária?