Utilitários - Giz Frequência
Índice
- 1 Tela Principal do Giz Frequência
- 2 Tela Interna do Giz Frequência
- 3 Barra de Navegação no Giz Frequência
- 4 Barra de Navegação das Tela com interação Registro a registro ou Geral
- 5 Funcionalidade dos Botões no Giz Frequência
- 6 Fazendo uma Pesquisa no Giz Frequência
- 7 Inclusão de um Registro no Giz Frequência
- 8 Alteração de um Registro no Giz Frequência
- 9 Exclusão de um Registro no Giz Frequência
- 10 Visualização e Impressão de Relatórios no Giz Frequência
Tela Principal do Giz Frequência
1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
3 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo (período letivo).
4 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
5 - Nome da Instituição.
6 - Estação de Trabalho.
7 - Usuário.
8 - Data do Computador.
Tela Interna do Giz Frequência
1 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
2 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
3 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
4 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
5 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
6 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
7 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
8 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
9 - Este botão imprime todos os registros cadastrados.
10 - Este botão fecha a tela de cadastro.
1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.
:: Dica: Ao passar o mouse sobre o botão, aparece a função do mesmo.
Funcionalidade dos Botões no Giz Frequência
Dentro das telas do programa, existem botões para se utilizar os recursos do sistema.
São eles:
Expande uma lista de opções. Arquivo:Img 010.jpg
Seleciona uma opção por vez. Arquivo:Img 011.jpg
Seleciona mais de uma opção por vez. A marca tique aparece quando uma opção é selecionada.
Arquivo:Img 012.jpg
Seleciona um valor. Seta para cima indica numeração crescente, seta para baixo indica numeração decrescente. Arquivo:Img 013.jpg
Seleciona um item em uma lista de opções (pesquisa). A tecla F8 tem a mesma função. Arquivo:Img 014.jpg
Permite visualizar todos os elementos da janela. Arquivo:Img 015.jpg
Seleciona uma data com o formato dd/mm/aaaa. Arquivo:Img 016.jpg
Abre a tela lista de opções (pesquisa). Arquivo:Img 017.jpg
Fazendo uma Pesquisa no Giz Frequência
As pesquisas são realizadas através do botão de pesquisa ou botões de posicionamento de registros na barra de navegação.
OPÇÃO 01 - Utilizando o botão PESQUISA
Na opção Cadastro, clique sobre o cadastro que deseja consultar;
Após a exibição da caixa de diálogo, clique no botão Pesquisa na barra de navegação (abaixo ou ao lado direito da tela);
Será exibido no máximo 8 registros por tela;
Para consultar, utilize as barras de rolagem e clique sobre a informação desejada ou digite no local indicado a informação desejada e clique no botão Pesquisar; o sistema localizará a informação (caso exista). Clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior consultando o registro que foi selecionado.
Na referência 1 digite o que deseja consultar.
Ao clicar na seta para baixo da referência 2 você muda a chave de ordenamento.
Ao clicar na seta para baixo da referência 3 selecione o tipo de pesquisa que deverá ser realizada.
Texto contido: Para fazer pesquisas aproximadas, ou seja, ao pesquisar "Turma primeira série" no campo título, será localizado qualquer frase que contenha no campo título "Turma primeira série" no início, meio ou fim da frase.
Texto idêntico: Para fazer pesquisas exatas, ou seja, ao pesquisar "Turma primeira série" no campo título, será localizado as frases intitulados com "Turma primeira série" .
Idêntico à esquerda: Para fazer pesquisas onde o texto desejado aparece no início da frase, ou seja, ao pesquisar "Turma primeira série" no campo título, será localizado qualquer frase que contenha no campo título "Turma primeira série" no início da frase.
Idêntico à direita: Para fazer pesquisas onde o texto desejado aparece ao fim da frase, ou seja, ao pesquisar a "Turma primeira série" no campo título, será localizado qualquer frase que contenha no campo título "Turma primeira série" no fim da frase.
OPÇÃO 02 - Utilizando os botões de posicionamento
Após a exibição de pelo menos um registro:
Clique no botão Início/Posiciona no Primeiro Registro na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do cadastro;
Clique no botão Anterior/Posiciona no Registro Anterior na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
Clique no botão Próximo/Posiciona no Próximo Registro na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
Clique no botão Final/Posiciona no Último Registro na barra de navegação para visualizar o último registro do arquivo;
Inclusão de um Registro no Giz Frequência
Selecione o cadastro que deseja adicionar registros;
Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Novo/Insere um Novo Registro na barra de navegação;
ou
Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário confirma a inclusão clicando no botão OK/Grava Registro na barra de navegação;
ou
Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Cancela/Cancela Alterações na barra de navegação;
ou
Exemplo:
Clicou-se no botão Novo;
Os dados foram adicionados;
Agora será clicado no botão OK para incluir o registro.
:: Dica: Os campos que aparecem em negrito dentro das telas representam campos obrigatórios. Ao inserir registros, não é possível salvar os mesmos sem preencher estes campos.
Alteração de um Registro no Giz Frequência
Selecione o cadastro que deseja alterar registros;
Selecione o registro que deseja alterar;
Posicione o cursor no campo a ser alterado;
Altere a informação;
Confirme a alteração do registro, clicando no botão OK/Grava Registro na barra de navegação.
ou
Exemplo:
O nome do curso será alterado;
Abriu-se o Cadastro | Cursos;
Foi posicionado no registro do curso Ensino Médio;
O nome foi alterado de Ensino Médio - Ensino Médio 2º Grau;
Para confirmar basta clicar no OK/Grava Registro.
Exclusão de um Registro no Giz Frequência
Texto em revisão
Visualização e Impressão de Relatórios no Giz Frequência
A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório. Para visualizá-los:
Selecione o relatório desejado;
Selecione as opções de campos a serem impressos;
Selecione a opção Visualizar Impressão;
Clique no botão OK.
A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
Na referência 1, o botão imprime o relatório.
Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
Na referência 5, o botão fecha o relatório.
A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.
Atenção:
Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.