Active Directory - serviço de diretório da Microsoft
- "O Active Directory (AD), o serviço de diretório da Microsoft, foi introduzido em 1996 no Windows 2000 Server Edition, mas foi a partir do lançamento do Windows Server 2003 que ele realmente ganhou vigor.
- Uma das mais importantes facilidades do Windows Server 2003, o Active Directory é composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários.
- O Active Directory estas informações de objetos e os organiza de forma. Isto torna seu gerenciamento significativamente mais fácil para o administrador da rede (a imagem abaixo mostra a tela de gerenciamento de políticas de grupos).
- Os objetos no AD são divididos em três categorias: recursos físicos, serviços disponíveis e contas. Na categoria dos recursos físicos estão todos os equipamentos disponíveis na rede tais como o servidor, as estações de trabalho e também as impressoras de rede. A segunda categoria envolve os serviços disponíveis na rede como o correio eletrônico e o servidor de impressão.
- O terceiro grupo é o que está relacionado aos usuários ou contas. É aqui que o administrador da rede define quem pode utilizar a rede e quais recursos (físicos e serviços) estarão disponíveis para cada usuário.
- O AD possibilita que o administrador defina grupos de usuários (por exemplo, Diretoria, Departamento Financeiro, Almoxarifado), cada um características e capacidades diferentes e que podem ser atribuídas muito facilmente a qualquer usuário já existente.
- De forma similar, a segurança também é um atributo inerente ao Active Directory. Do ponto de vista do gerenciamento, administrador da rede tem acesso a todos os objetos do diretório por meio de um único logon (nome de usuário e senha).
- O acesso à infra-estrutura e aos serviços disponíveis por parte dos demais usuários também só é possível após a autenticação, no Active Directory, do logon fornecido pelo administrador.
- Dominar o AD leva tempo e o ideal é que o administrador do servidor faça um bom planejamento do que será instalado e quem pode ter acesso a cada um dos serviços disponíveis. O site da Microsoft oferece informações detalhadas que vão ajudar o usuário na resolução de problemas com o serviço de diretório.