Athenas3000 - Financeiro Lancamentos Bancarios
PROCEDIMENTO: LANÇAMENTO CONTA A PAGAR
Normalmente, todo produto/serviço que entra na empresa deverá ser lançado pelo Setor de Compras. Todavia, as duplicatas e/ou demais documentos a pagar provenientes dessas Notas Fiscais são de competência do Setor de Contas a Pagar, bem como, seu lançamento no Sistema Athenas. Para tanto, será necessário apenas que o operador do Setor Conta a Pagar, localize a entrada do documento original (NF) e atualize as informações do novo documento (duplicata...) conforme os lançamentos já realizados pelo Setor de Compras.
1. Acessar o Sistema ATHENAS;
2. Digitar nome do usuário – seu login;
3. Digitar senha – definida pelo usuário;
4. Clicar Ok;
5. Clicar no menu “ADMINISTRAÇÃO”;
6. Clicar no menu MOVIMENTAÇÃO – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;
7. Clicar em INCLUIR (localizado ao lado direito da tela);
8. No campo PESSOA, clicar na ferramenta e procurar na tela de busca o fornecedor (ver modo de utilização da tela de busca no final do manual);
9. No campo DATA EMISSÃO, inserir a data de emissão do documento;
10. No campo TIPO, selecionar “P” referente a pagar;
11. O campo TIPO CONTÁBIL também deve ser selecionado, sendo A PRAZO ou A VISTA;
12. No campo DOC. FISCAL/NUMERO selecionar o tipo de documento e inserir seu número;
13. No campo HISTÓRICO, lançar informações julgadas pertinentes ao documento e para futuras informações (CTRL + ENTER – atalho para o campo VENCIMENTO);
14. Clicar em VENCIMENTO e inserir a data de vencimento conforme documento;
15. No campo VALOR inserir o valor da parcela e/ou do documento se for 1 parcela (conforme exemplo de conta telefônica);
16. O campo TIPO DE DOCUMENTO, será selecionado quando o documento for pago (no momento da baixa);
17. No campo Nº DOCUMENTO, inserir nº do documento (no momento da baixa, se houver);
18. No campo Nº BOLETO, se for boleto, inserir o número;
19. No campo Nº DUPLICATA, se for duplicata inserir o número;
20. É necessário pressionar a tecla SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação permite salvar a inserção da parcela e a inclusão de mais parcelas;
21. No campo RATEIO DE CUSTOS (localizado na parte inferior da tela), inserir em DATA CONTÁBIL, a data do lançamento;
22. Clicar em CONTA e selecionar a conta a qual se destina o documento;
23. Clicar em CENTRO DE CUSTO, e selecionar o centro de custo o qual se destina o material/serviço;
24. Clicar no campo de “%” e digitar o percentual alocado ao Centro de Custo informado;
25. Pressionar SETA PARA BAIXO, para inserir mais Centros de Custos, proceder conforme informado anteriormente – observar que ao final das alocações aos Centros de Custos, deve-se totalizar 100%;
PROCEDIMENTO: Relatórios
1. Localizar o documento lançado, menu RELATÓRIOS – FINANCEIRO – CONTAS A PAGAR/RECEBER;
2. Na guia TIPO DE CONTA, selecionar PAGAR;
3. Na guia PERÍODO, definir tipo, caso seja PERÍODO, inserir a DATA INICIAL E FINAL;
4. Na guia OPÇÕES DE SITUAÇÃO, selecionar TODAS EM ABERTO;
5. Na guia TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o desejado;
6. Clicar em VISUALIZAR;
7. Localizar o documento desejado e clicar sobre o CÓDIGO do mesmo ou anotar o número;
8. Ao clicar sobre o código, aparecerá a tela de ENTRADA do documento;
9. Preencher os campos necessários conforme documento que deseja complementar (ex. duplicata, boleto...);
10. Pressionar SETA PARA BAIXO (localizada ao lado das teclas numéricas do teclado), esta ação salva as novas informações e permite inserir novas parcelas;
11. Informar o código da conta bancária após pequisa e clicar em Baixar para liquidar a conta a ser paga. O sistema irá solicitar a data de situacao que devera ser informada pelo usuário.
12. Clique em Ok caso esteja habilitado.
13. Clicar em FECHAR.
Utilização Tela Procura Registros
1. As pesquisas são realizadas pela tela de Procura Registros;
2. Clicar na setinha do campo CAMPO, e selecionar o tipo de busca (por nome, código...);
3. Clicar na setinha do campo COMPARAÇÃO, as opções:
• Contendo: indica que ao digitar um código, nome ou iniciais de nomes, ao executar os mesmos serão listados;
• Não está em branco: não há necessidade digitar no campo ao lado, tudo que estiver cadastrado aparecerá;
• Igual: aparecerá o que for digitado no campo COMPARAR COM;
4. No campo COMPARAR COM, deve-se digitar nomes, iniciais de nomes e códigos para serem localizados, com exceção do caso do campo COMPARAÇÃO está selecionado como NÃO ESTÁ EM BRANCO;
5. Clicar em EXECUTAR na parte inferior da tela;
6. Aparecerão as informações solicitadas, selecionar a desejada (se desejar mais de uma opção, basta manter pressionada a tecla CTRL – no teclado – e selecionar as opções);
7. Clicar em OK.
IMPRESSÃO DE RECIBO
1. Localizar a conta paga por meio da tela de Contas a Pagar – ferramenta PROCURAR (no lado direito da tela);
2. Clicar com o botão direito do mouse na parcela a qual foi efetivado pagamento e deseja-se fazer impressão do recibo;
3. Clicar em RECIBO;
4. Clicar em OK (na parte inferior da tela);
5. No campo TIPO DE RELATÓRIO, selecionar o modelo que melhor atender;
6. Se desejar, clicar em VISUALIZAR;
7. Clicar em IMPRIMIR.