Introdução - Folha de Pagamento - Athenas3000
Apresentação
Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de todo o potencial do seu sistema gerencial integrado Athenas3000.
Forneceremos aqui informações sobre os métodos de utilização do programa, suas variações e seus recursos adicionais, sempre complementados com muitos exemplos.
Visando um melhor aproveitamento do programa, recomendamos inicialmente a leitura completa deste manual, sempre na mesma ordem em que aparecem os assuntos e acompanhando com a execução simultânea no microcomputador.
Como o Athenas3000 é um sistema bastante abrangente e flexível, este manual não esgota toda a sua potencialidade de recursos. Ocasionalmente somos surpreendidos por usuários que descobrem novas e interessantes maneiras de uso de alguns recursos.
O Athenas3000 está continuamente sendo aperfeiçoado, sendo assim, as alterações e implementações serão editadas em forma de suplementos ou novas versões.
Para iniciar a utilização do programa, é necessário que as informações básicas estejam cadastradas.
Poderá ocorrer de algumas empresas não necessitarem de todas as informações que o Athenas3000 pode oferecer, porém caberá ao administrador da empresa definir como usufruir o máximo de informações que lhe for útil.
Folha de Pagamento - Cadastros
Tela de acesso:
Cadastros - Funcionários - Aba Básicos
Nesta tela algumas informações são fundamentais, algumas são apenas de caráter informativo e outras são necessárias em determinadas situações no decorrer da vida funcional, influenciando diretamente no processamento de algumas folhas, sendo assim relacionamos abaixo os principais campos desta tela:
Matrícula
A matrícula pode ser digitada caso o usuário queira controlar a seqüência de registro ou tenha uma forma de controle interno, uma vez que, o sistema grava o código automaticamente ao incluir o funcionário, portanto não necessariamente este item necessita ser informado.
Situação
Este campo registra a situação do funcionario no ato da inclução ou no decorrer da vida funcional, é importante observar que durante o periodo em que o funcionário mantiver o vínculo este campo sofrerá alterações automáticas mediante as diversas situações decorrentes do contrato de trabalho como férias, licença maternidade, licença tratamento de saude, acidente de trabalho e outras sendo necessário algumas vezes efetivar folhas como as de férias e de rescisão ou até mesmo registrar a informação no movimento do funcionário para atuáliza-lo.
Todas os itens acima que tiverem a opção do binóculo ao lado dá acesso a uma tabela auxiliar que podem ser acessada pelo menu CADASTRO/PARAMETROS, além destas, existem outras mais, veja alguns exemplos abaixo:
• Verbas – Cadastro dos proventos e desconto
• Parâmetros e Obrigações Fiscais/Dias – Cadastro das tabelas de INSS/IRRF/SALARIO FAMILIA/FERIADOS. O cadastro de feriados controla inclusive os feriados municipais, pagando o DSR levando em consideração os feriados por municípios.
• Organograma(Seção/Departamento) – Cadastro das seções, departamentos ou centro de custos vinculados aos funcionários. Aqui o cliente cria os chamados DEPARTAMENTOS ou SETORES de trabalho, jogando a informação no cadastro de funcionários permitindo impressão de relatórios por agrupamento assim como a apuração das guias de INSS.
• Banco – Cadastro das contas bancárias da empresa (conta de débito) vinculado ao cadastro de funcionários, complementado com a digitação das informações da conta do funcionário (cartão salário ou conta corrente) permitindo a geração do arquivo de pagamento via banco para quem envia arquivo eletrônico para banco.
• Função – Cadastro de funções, onde não pode faltar o CBO levado para o sefip, onde também o sistema trata algumas situações conforme tipos especificados, interferindo diretamente no resultado do valor apurado no contra cheque.
Ex.: Se for cadastrar a função de transportador autônomo, observe que quando cadastrar a função existem dois itens específicos para estes tipos , são eles: 4- transporte de cargas e 5- transporte de passageiros que uma vez assinalados o sistema ira deduzir as alíquotas especificas de cada um na hora de calcular o valor a descontar de IRRF. Outros tratamentos serão dados para as funções de: ESTAGIÁRIOS/DOMÉSTICO/PROFESSOR/HORISTA.
• Grupo de Salário - Só para quem utiliza o plano de cargos e salários.
• Horários – Cadastro dos horários vinculados aos funcionários.
• Passagem/Vale Transporte – Cadastro dos tipos de vales e respectivos valores unitários do mesmo.
• CBO – Cadastro do CBO, também pode ser utilizado nesta tela o recurso de clicar com o botão direito do mouse e importar os códigos da RAIS, para isso basta que a versão atual da rais esteja instalada na maquina onde for feito o processo.
• Entre outros
Cadastros - Funcionários - Aba Pessoais
Nesta guia serão registradas as informações pessoais de cada funcionário tais como sexo, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, cor da pele, estado civil, grau de instrução e outros que apesar de não interferirem no cálculo da folha de pagamento é necessária por ocasião da geração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e outros relatórios que por ventura o empregador possa requerer no decorrer da vida funcional de cada um, como exemplo, o campo Mãe deve ser preenchido para emissão do Certificado de Dispensa.
REGISTRO DE DEPENDENTES
Também é importante observar quanto à forma de gravação do registro de dependentes para cálculo do Salário Família e IRRF. O campo referente ao código do dependente e código IRRF é automático bastando que o usuário digite os dados básicos do dependente e em seguida crie uma linha abaixo usando a setas do teclado pra baixo e pra cima , lembrando que os demais campos do cadastro só serão gravados clicando no botão Ok.
Cadastros - Funcionários - Aba Sociais / Bancários / Documentos