Disciplinas por Professor

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Escola e Ensino Profissionalizante

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante


Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores e suas disponibilidades de horários;

Cadastro da grade curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, arrastá-las e encimá-las na turma desejada.


Sec img 030aa.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 031bb.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


  • Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


  • Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


  • Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 032bb.jpg


  • Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


  • Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


  • Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033bb.jpg


  • Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


  • Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 034bb.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor.


Para associar os professores, basta clicar no nome desejado, arrastá-lo para a esquerda e soltá-lo no campo Professores Adicionais.


Sec img 035bb.jpg


Relatório

Através do botão Relatório você realiza a emissão do relatório Relação de Disciplinas por Profesor para conferência do cadastro de Disciplinas por professor.


Relatorio.jpg


Realize o filtro desejado e clique em Ok.


Relatorio1.jpg


Relatorio2.jpg

Portal do Professor

Através do botão Portal do Professor você realiza o cadastro de permissões disponíveis para os professores no módulo Web Giz - Professor.


Portal prof.jpg


Faça o filtro desejado e clique no botão Ok.


Portal prof1.jpg


No gride localizado ao final da tela o sistema exibe a Unidade, Turma, Curso, Disciplina, Turno e Série.


Em Alterar permissões você marcar quais as permissão permitidas ao professor.


Portal prof2.jpg


Após definir todas as permissões clique em Confirmar.

Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade


Antes de realizar a associação das disciplinas aos respectivos professores, é necessário realizar os seguintes cadastros:


Cadastro de cursos;

Cadastro de professores;

Cadastro da matriz curricular;


Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos Diários de classes e consequentemente a realização da digitação de Notas e faltas.


Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, arrastá-las e encimá-las na turma desejada.


Sec img 036.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Sub-turma

Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 037.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


  • Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


  • Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


  • Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 038.jpg


  • Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


  • Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


  • Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Sec img 033.jpg


  • Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


  • Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por frequência; já que é através deste valor que o sistema calcula a frequência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de Notas por turma.


Turma Multi-seriada

A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.


Assim, ao realizar o cadastro de Disciplinas por Professor, torna-se possível associar disciplinas de diferentes períodos a uma única turma. Esta turma é denominada Multi-série e é exibida na árvore de visualização do cadastro de Disciplinas por Professor.


Sec img 039b.jpg


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 039.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor.


Para associar os professores, basta clicar no nome desejado, arrastá-lo para a esquerda e soltá-lo no campo Professores Adicionais.


Sec img 040.jpg


Relatório

Através do botão Relatório você realiza a emissão do relatório Relação de Disciplinas por Profesor para conferência do cadastro de Disciplinas por professor.


Relatorio a.jpg


Realize o filtro desejado e clique em Ok.


Relatorio a1.jpg


Relatorio a2.jpg

Portal do Professor

Através do botão Portal do Professor você realiza o cadastro de permissões disponíveis para os professores no módulo Web Giz - Professor.


Portal profa.jpg


Faça o filtro desejado e clique no botão Ok.


Portal profa1.jpg


No gride localizado ao final da tela o sistema exibe a Unidade, Turma, Curso, Disciplina, Turno e Série.


Em Alterar permissões você marcar quais as permissão permitidas ao professor.


Portal profa2.jpg


Após definir todas as permissões clique em Confirmar.


Vídeo: Como cadastrar Disciplinas por Professor

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