Ambiente - Sistema Giz
Índice
Tela Principal do Giz
- As telas do Giz Módulo Básico se apresentam padronizadas para conforto e eficiência de utilização pelo usuário.
- 1 - Barra de Títulos: nomeia a janela exibida na tela.
- 2 - Barra de Menus: instruções ou comandos exibidos abaixo da barra de título.
- 1 - Barra de Status: barra informativa que tem como padrão os indicadores de semestre e ano letivo.
- 2 - Botão Limpar Filtros: limpa os filtros realizados na tela que está aberta no momento.
- 3 - Semáforo.
- 5 - Nome configurado para a base de dados.
- 6 - Estação de Trabalho.
- 7 - Usuário conectado.
- 8 - Data do Computador.
Tela Interna do Giz
- As telas internas do Giz Módulo Básico podem aparecer de duas formas: restauradas ou maximizadas, como mostrado respectivamente abaixo:
- Outra característica é o formato de abas conforme demonstrado abaixo:
Aba Registro
- Nesta aba são inclusos, alterados, pesquisados e excluídos os registros. Aparecem as informações campo a campo referentes ao registro atual.
Aba Geral
- Esta aba serve como um resumo dos registros cadastrados, mas também pode ser utilizada para a inclusão de registros.
- Segue abaixo o significado de cada um dos botões que compõem esta barra, que aparece dentro das telas do Giz Financeiro.
- 1 - Este botão posiciona o cadastro no primeiro registro.
- 2 - Este botão retorna o cadastro no registro anterior ao atual.
- 3 - Este botão avança o cadastro no registro posterior ao atual.
- 4 - Este botão posiciona o cadastro no último registro.
- 5 - Este botão prepara o cadastro para adicionar os dados de um novo registro.
- 6 - Este botão apaga o registro atual do cadastro.
- 7 - Este botão grava as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
- 8 - Este botão cancela ou descarta as inclusões ou modificações realizadas no cadastro.
- 9 - Marca o registro desejado dentro do cadastro.
- 10 - Posiciona no registro marcado anteriormente.
- 11 - Realiza pesquisas filtrando os registros através de condições.
- Dica:
- Ao passar o mouse sobre o botão, aparece a função do mesmo.
Funcionalidade dos Botões no Giz
- Dentro das telas do programa existem botões para se utilizar os recursos do sistema.
- São eles:
Fazendo uma Pesquisa no Giz
- As pesquisas são realizadas através dos botões de posicionamento de registros na barra de navegação ou pelo botão de pesquisa. Existem duas maneiras para localizar um registro.
OPÇÃO 01 - Utilizando os botões de posicionamento
- Após a exibição de pelo menos um registro:
- Clique no botão "Início" na barra de navegação para visualizar o primeiro registro do arquivo;
- Clique no botão "Anterior" na barra de navegação para visualizar o registro anterior ao atual;
- Clique no botão "Próximo" na barra de navegação para visualizar o registro posterior ao atual;
- Clique no botão "Final" na barra de ferramentas para visualizar o último registro do arquivo.
OPÇÃO 02 - Utilizando o botão de pesquisa
- Clique no botão PESQUISA na barra de ferramentas.
- O sistema disponibiliza entre dois a quatro campos chaves que permitem a ordenação e definição do campo a ser pesquisado.
- Digite o texto a ser pesquisado e pressione o botão PESQUISAR. O sistema posiciona no registro mais próximo ao texto digitado.
- Selecione o registro e clique no botão OK. O sistema retornará à caixa de diálogo anterior, consultando o registro que foi selecionado.
Inclusão de um Registro no Giz
- Selecione o cadastro em que deseja adicionar registros;
- Ao ser exibida a tela de cadastro clique no botão Insere um Novo Registro na barra de navegação;
- Após o preenchimento de todos os campos requisitados, o usuário poderá confirmar a inclusão;
- Confirme a entrada de dados clicando no botão Grava Registro na barra de navegação;
- Caso deseje cancelar a inclusão de dados, clique no botão Cancela Alterações na barra de navegação;
- Exemplo:
- Clicou-se no botão Insere um Novo Registro.
- Os dados foram adicionados.
- Agora basta clicar no botão Grava Registro para incluir o registro.
Alteração de um Registro no Giz
- Selecione o cadastro em que deseja alterar registros;
- Selecione o registro que deseja alterar;
- Posicione o cursor no campo a ser alterado;
- Altere a informação;
- Confirme a alteração do registro, clicando no botão Grava Registro na barra de navegação.
- Exemplo:
- O a descrição do documento será alterada.
- Abriu-se o Cadastros | Documentos.
- Foi posicionado no registro do documento CARTEIRA DE INDENTIDADE.
- O documento foi alterado de CARTEIRA DE IDENTIDADE para REGISTRO GERAL.
- Para Grava Registro, basta clicar no botão.
Exclusão de um Registro no Giz
- Selecione o cadastro em que deseja excluir registros;
- Selecione o registro que deseja excluir;
- Clique no botão Exclui o Registro Atual na barra de ferramentas;
- O sistema solicitará a confirmação de exclusão de registro.
- Clicando em OK, o registro será excluído do arquivo do cadastro.
- Clicando em Cancela, teclando Esc ou fechando a caixa de confirmação, o registro não será excluído.
- Atenção:
- Quando o usuário tentar excluir um registro que está relacionado com outras informações, o programa irá mostrar uma mensagem que o mesmo não poderá ser excluído. Para prosseguir com a exclusão, primeiramente o usuário terá que tirar todos os relacionamentos do registro para depois excluí-lo.
- Por exemplo:
- Se o usuário estiver tentando excluir um documento e aparecer a mensagem de que o registro não poderá ser excluído porque existem cursos vinculados ao documento, este terá que remover a associação do documento ao curso, para então excluir o registro desejado.
Visualização e Impressão de Relatórios no Giz
- A seleção de campos (filtro) varia de acordo com a modalidade do relatório que se deseja. O não preenchimento de um campo indicará que o relatório será impresso desconsiderando este filtro.
- Antes de imprimir, o usuário tem a opção de exibir em tela de vídeo o relatório.
- Para visualizá-los:
- Selecione o relatório desejado;
- Selecione as opções de campos a serem impressos;
- Clique no botão OK.
- A barra de ferramentas desta tela permite algumas interações com o usuário:
- Na referência 1, o botão imprime o relatório.
- Na referência 2, os botões alteram o zoom da tela de visualização.
- Na referêcnia 3, o botão permite que seja digitado o tamanho exato que o usuário quer visualizar o relatório. Basta alterar o número e apertar o botão Enter no teclado.
- Na referência 4, os botões servem para movimentar entre as páginas do relatório. O número que aparece no meio deles é referente ao número da página atual do relatório.
- A impressão dos relatórios segue a padronização de impressão do Windows.
- Faça as alterações que julgar necessário, alterando a impressora, tamanho do papel etc e depois clique em OK.
:: Dica:
- Se o usuário preferir, não precisa visualizar o relatório antes de imprimir, basta fazer a seleção do filtro, clicar na opção de Imprimir e clicar no botão OK.
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