Configuração VoIP para Cliente SIP
Índice
Apresentação
Esta página tem como objetivo orientar os clientes externos da AIX Sistemas (quando solicitados) na configuração VoIP para Cliente SIP em seus computadores.
O Cliente SIP é uma ferramenta para conexão de voz via IP (VoIP). Com ele instalado/configurado o Cliente Externo da AIX poderá manter comunicação de voz via IP (ligação telefônica VoIP) no momento do atendimento do Suporte;
A maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente no mercado seguem o padrão SIP como protoloco.
Requisitos Básicos
ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que confira a existência dos mesmos em sua máquina (PC), antes de prosseguir com os procedimentos de configuração descritos nesta página.
- Usuário, você deve ter em seu computador:
- 1) Placa de som;
Definição do Recurso SIP
O que é um cliente SIP?
SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261 (informações técnicas).
O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.
O SIP foi adotado para uso nos produtos VoIP de uma forma impressionante, apesar de não ser o único para este tipo de serviço. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323 (outro tipo de protocolo de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores.).
Fonte: Sobre SIP.
O que é o Agente do Utilizador?
O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)
O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.
O Agente do Utilizador é inteligente, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).
Fonte: Clique aqui e veja mais detalhes sobre o Protocolo de Iniciação de Sessão
Clientes SIP Disponíveis
- Para poder utilizar o recurso SIP em sua instituição de ensino é preciso baixar, instalar e configurar um software que realize esta comunicação, ou seja, um Agente do Utilizador.
- Abaixo indicamos 02 softwares (Clientes SIP) que podem ser baixados para serem utilizados na comunicação VoIP junto a AIX Sistemas.
Softwares para utilizar como cliente SIP:
- Software Ekiga: Download Ekiga
- Software Ekiga: Download Ekiga
- Software X-Lite: Download X-Lite 4
- Software X-Lite: Download X-Lite 4
Passos Para o uso do Clientes SIP da AIX Sistemas
Agora que você já viu as explicações iniciais sobre o que é o SIP, siga os passos abaixo para configurá-lo em sua máquina:
Passos a seguir:
- 1) Confira se você atende aos Requisitos Básicos para uso do recurso;
- 2) Faça o download de um dos aplicativos indicados e instale em seu computador; recomendamos que seja onde está instalado o CIC da instituição;
- 3) Faça a configuração de acesso conforme será mostrado abaixo;
- 4) Para descobrir qual é o número de seu ramal (acesso) SIP, que será utilizado na configuração do software (Clientes SIP) que você baixou, você deverá entrar uma primeira vez na fila do Cliente On-line e anotar seu ramal SIP, para depois configurar o programa de conexão (Clientes SIP);
- 5) Após configurado e testado seu ramal SIP será sempre o mesmo;
Configuração do Cliente SIP (Usuário Externo)
- Cliente Externo (usuário do Cliente On-line):
- 1) O endereço de configuração do Cliente SIP para o cliente externo é: sip.eduline.com.br;
- 2) O cliente externo receberá ao seu código de acesso (Cliente SIP) no momento que abrir um atendimento na fila de espera do Cliente On-line; quando um atendente do suporte receber um atendimento também será exibido o endereço SIP deste na tela do sistema.
Senha e Login
- O usuário e senha do Cliente SIP serão os mesmos inicialmente;
- Em breve a AIX Sistemas colocará uma opção no Intraix para o cliente poder alterar sua senha do acesso ao SIP.
- Local de visualização do cliente dos endereços SIP
Configuração do Software Ekiga como cliente SIP
Veja a seguir como configurar o software Ekiga, para utilizar como cliente SIP.
Observe que ele pode ser utilizado por outros tipos de recursos/configurações, no caso da AIX a configuração é somente para o recurso SIP.
Passos a seguir:
- 1) Após baixar em sua máquina o executável, instale o software seguindo o wizard de instalação básico: VEJA AQUI;
- 2) Instalado o produto, crie sua conta conta SIP para acesso à central VoIP da AIX, para isso, selecione a opção de menu Editar | Contas;
- 3) Na janela de edição de contas selecione o menu Contas | Adicionar uma conta SIP;
- 4) Insira as informações a seguir:
- a) Nome: corresponde a identificação do usuário na chamada. Coloque sua identificação do Cliente On-line. Exemplo: Escola Feliz ou seu nome;
- b) Servidor de registro: endereço da central VoIP;
- Clientes externos da AIX Sistemas devem colocar: sip.eduline.com.br
- c) Usuário: código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);
- d) Usuário para autenticação: código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);
- e) Senha: senha para acesso ao registro do endereço SIP; Inicialmente é também o código do endereço SIP (informado para você na chamada da fila do Cliente On-line);
- Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de Pessoas Cliente do Intraix e criar a conta.
- Exemplo de janela de conta SIP
Como irá funcionar?
- Após ter instalado e configurado seu SIP, seu acesso a utilização do mesmo junto a AIX já estará pronto;
- O mesmo irá ocorrer no momento que estiver em conexão com o atendente do Suporte via Cliente On-line;
- Quando você efetuar uma chamada na fila de espera do Cliente On-line, o atendente irá ver seu ramal SIP e irá chamá-lo no momento da atendimento para poder completar a ligação VoIP;
- Você deverá estar preparado com seu fone de ouvido para poder iniciar a conversação sobre a solicitação feita no Cliente On-line;
FIQUE ATENTO NO MOMENTO DE SEU ATENDIMENTO PARA QUE A CONVERSAÇÃO OCORRA SEM PROBLEMAS. CONFIRA SE SEU ACESSO ESTA CORRETO E FUNCIONANDO!