Parâmetros

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Parâmetros - Gerais

Para que o GIZ se adapte às características de funcionamento da instituição, é necessário realizar uma configuração do módulo básico, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.


A opção Parâmetros tem a função de viabilizar ao usuário o estabelecimento de regras às quais o Sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do Sistema está sujeita às informações corretas nos parâmetros.


A baixo será detalhado a característica de cada parâmetro:


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Máscara de matrícula: De acordo com o formato de preenchimento de dados, estabelecido pela instituição o usuário pode determinar composição do número de matrícula dos alunos. A máscara de matrícula pode ser configurada utilizando as legendas, a saber:


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A mascara de matrícula pode ser criada realizando diversas combinações dos caracteres. Exemplos:


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O tamanho máximo da máscara de matrícula são 13 dígitos, considerando caracteres (/) ou (-) utilizados. Após o cadastramento dos alunos na tela de matrícula, este campo não poderá ser mais alterado pelo usuário.


Máscara de Responsável: A máscara de responsável tem o mesmo propósito da máscara de matrícula, serve para determinar o formato de preenchimento padrão do código do responsável pelos alunos. Porém apenas a legenda (9) pode ser utilizada. O tamanho máximo do código de responsável é 8 dígitos.


Máscara de Disciplina: A máscara do código da disciplina pode ser criada considerando os caracteres A (alfanumérico), 9 (seqüencial) que possuem a mesma características da máscara de matrícula.


No cadastro de disciplina o código da disciplina é auto-incrementado quando a máscara da disciplina possuir a seqüência de dígitos (9). Exemplo: 99999. Para a máscara da disciplina que tiver o caractere (A) é necessário que o usuário digite manualmente o ano do código da disciplina.


O tamanho máximo da máscara da disciplina é 15 dígitos.


Máscaras - Plano de Contas: A máscara do Plano de Contas é utlilizada na exportação das informações cadastradas no sistema para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza. Se a instituição utiliza o GIZ Financeiro também utilizará a máscara do plano de contas para classificar as contas a pagar.


Máscaras - Caracteres Especiais Autenticação: Este parâmetro permite informar os carateres que configura as mini-impressoras de autenticação (fabricante MECAF) a não solicitar outro papel além da fita do caixa no momento da impressão das autenticações em abertura de caixa, fechamento de caixa, baixa simples, baixa múltipla, debito + pagamento e estornos.


Os caracteres de configuração são: #27;#78; de acordo com o manual do fabricante. Esta opção fica ativa apenas quando for marcado a opção Usar Autenticadora (lado direito).


Máscaras - Centro de Custos: A máscara do Centro de Custos é utlilizada para classificar as contas a pagar dentro do Módulo Giz financeiro, onde poderá fazer o rateio das despesas.


Parametros - Acadêmico

Esta opção é utilizada para que o sistema esteja adequado às necessidades da instituição. Deve ser marcado apenas as opções que a instituição vai utilizar no sistema.


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Utiliza dados da empresa para o responsável:


Marcado: Habilita no cadastro de Pais/Responsável na aba Empresa opção de pesquisar a empresa, neste caso é necessário cadastrar todas as empresas antes em Cadastros Empresas.


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Desmarcado: No cadastro de Pais/Responsável na aba Empresa, fica os campos livres para informar os dados da empresa.


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Logomarca inclui nome da unidade: Este parâmetro pode ser utilizado para logomarcas de instituições que não possam ser configuradas no formato padrão da logomarca do sistema (30mm X 40mm).

Em situações onde a logomarca seja composta do nome da instituição, o tamanho da logomarca tende a crescer no sentido horizontal, e o tamanho 40mm acaba sendo insuficiente para representar de maneira legível a logomarca. Neste caso, quando habilitado este parâmetro o sistema ajusta a representação da logomarca para o tamanho 23mm X 100mm.


Usa Créditos para Disciplinas: Se a instituição utiliza créditos para disciplinas, esta opção deve ser marcada.


Exporta para o Giz Professor, somente Matrícula e Nome do Aluno da tabela de alunos: Marcando esta opção o sistema manterá sigilo das informações pessoais do aluno na exportação de dados para o módulo Giz Professor, exportando somente a matrícula e nome do aluno. Caso contrário, o sistema exportará todas as informações do aluno cadastradas na tela de matrícula.


Número da Estação de Trabalho: Este parâmetro é aplicado no módulo Giz Recebimentos. Deve ser obrigatoriamente utilizado para clientes que trabalham com a impressora de autenticação no momento da realização de baixa de débitos.

Por este campo são identificadas cada uma das máquinas da tesouraria que realizam as baixas dos débitos utilizando a impressora de autenticação. Cada um dos caixas (computadores) devem ser identificados com um número no formato 999.

Exemplo: Se o recebimento é realizado em dois computadores cada um deles deve ser identificado com um número. Neste caso: Estação número 001 e Estação número 002.

A informações deste campo não é gravado no banco de dados, ela é armazenada em um arquivo texto na própria estação.


Usar dígito unificador nos cadastros de turmas, professores, cursos e disciplinas: Marcando esta opção, o sistema permite ao usuário utilizar o tamanho completo das chaves primárias dos cadastros de turmas, professores, cursos e disciplinas. Desmarcada, o sistema reserva um dígito no tamanho das chaves primárias dos cadastros citados acima, que poderá um dia ser utilizado em uma eventual unificação de base de dados.


Tabela Genérica: A tabela genérica é uma opção que o sistema oferece na parametrização para criação, se necessário, de mais dois campos, ou atributos, no cadastro de matricula dos alunos.

O termo tabela genérica foi adotado, por não existir na instalação inicial do sistema nenhum nome nem definição para ela. O usuário é quem vai criar estes campos de acordo com seu interesse e utilidade.

Se for criada, o sistema faz uso destas informações de duas forma: Oferecendo relações de alunos com filtros da tabela genérica ou na impressão de boletas bancárias, onde o usuário pode selecionar faixas ou intervalos de impressão de acordo com a informação da tabela genérica.

Por exemplo: Uma instituição de ensino deseja informar no cadastro de matrícula uma classificação do aluno como portador de financiamento FIES ou não. Já que para esta instituição é importante ter bem separado estes tipos na hora de imprimir a boleta bancária.

Esta informação não é uma informação diretamente ligada a matricula do aluno, por este motivo não existe no cadastro de matricula esta informação. Mas poderia existir se fosse usado o parâmetro tabela genérica. Para isto bastaria escrever no campo Tabela1 ou Tabela2 um título, nomenclatura ou terminologia para esta nova tabela. O passo seguinte é definir no Módulo Básico cadastro Tabela Genérica os valores possíveis para a tabela genérica, neste exemplo, Com FIES e Sem FIES. Então esta informação passa a aparecer no cadastro de matrícula na aba Dados Complementares.


N.º da Página do Registro de Matrícula: O livro de Registro de Matrícula exibe os alunos matriculados em um exercício letivo, cada página deste livro é numerado seqüencialmente. Neste campo, você deve informar o número seqüencial indicador da última página gerada para este livro. Assim, o sistema, no momento da impressão gera os próximos números de páginas seqüencialmente.


N.º da página da Ata de Resultados: Assim como o livro de Registro de Matrícula, o livro da Ata de Resultados tem em cada página números seqüenciais. Informe o último número de registro gerado para este livro para que o sistema possa a partir do número informado gerar as próximas páginas.


Parâmetros - Acadêmico - Matrícula

A baixo será detalhado a característica de cada parâmetro:


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Configuração


Permite homônimos na matrícula: Marcando esta opção o sistema permitir que sejam matriculados alunos com o mesmo nome, com o mesmo nome de mãe e mesma data de nascimento. Desmarcada o sistema verifica se existem alunos com as mesmas descrição e avisa impedindo a matrícula.


Usa número de matrícula por unidade: Este parâmetro pode ser utilizado somente quando a máscara de matrícula for configurada com a legenda (U). Neste caso, ao gerar um número de matrícula, o sistema inclui na matrícula do aluno o código da unidade que o mesmo foi matriculado.


Marcando o parâmetro Usa número de matrícula por unidade o sistema utiliza para cada unidade um controle do código seqüencial próprio.


Por exemplo:


Supondo que na unidade "001" o último aluno matriculado possua o código seqüencial 426 e na unidade "002" não tenha sido incluído ainda nenhum aluno. Ao matricular um aluno na unidade "001" seu código seqüencial será 427 ao passo que ao incluir o aluno na unidade "002" o código seqüencial será o número 1.


Usa código de responsável por unidade: Este parâmetro pode ser utilizado somente quando a máscara de responsável for configurada com a legenda (U). Neste caso, ao gerar o código do responsável, o sistema inclui na no código do responsável o código da unidade.


Utiliza equivalência de disciplinas na matrícula: Se a instituição utiliza equivalência de disciplinas, esta opção deve ser marcada. Assim, o sistema permite lançar disciplina para o aluno que necessite fazer a equivalência de disciplinas.


Dica: A utilização da equivalência só funcionará, após ter feito o cadastro na opção Cadastro|Equivalência de Disciplinas.


Permite enturmação simplificada para cursos com grade: Quando selecionada esta opção o sistema habilita uma aba denominada "Enturmações" na tela de matrícula. Esta aba permite realizar de uma forma simplificada a enturmação dos alunos, onde apenas a turma do aluno é requerida. Esta opção deve ser marcada quando a instituição oferecer cursos que não possuem matrizes curriculares e principalmente para as instituições que não possuem o módulo Registro Acadêmico do sistema GIZ, já que não haverá definição de matrizes curriculares para os cursos.


Pendências


Impedir regularização de matrícula do aluno se houver débitos pendentes: Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da re-matrícula dos alunos, caso exista algum débito pendente de matrícula. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matrícula de alunos se houver débitos pendentes: Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da re-matrícula dos alunos, caso exista algum débito pendente de períodos letivos anteriores. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matrícula de alunos se houver negociações pendentes: Ao habilitar este parâmetro o sistema não permite a realização da re-matrícula dos alunos, caso exista alguma parcela (cheques, promissórias, etc) referente a débitos negociados com a situação de não quitada. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Impedir matrícula de alunos se houver empréstimos atrasados (Biblioteca): Caso o cliente utilize o módulo Giz Biblioteca e habilite este parâmetro, o sistema não permitea realização da re-matrícula dos alunos, caso exista algum empréstimo de acervo em atraso com o mesmo. Este parâmetro é aplicado na matrícula manual do módulo Registro Acadêmico, na matrícula pela internet (WebGiz) e pela promoção automática.


Parâmetros - Acadêmico - Notas

Esta opção é utilizada para que o sistema esteja adequado às necessidades da instituição. Deve ser marcado apenas as opções que a instituição vai utilizar no sistema.


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Os parâmetros se aplicam a todos os cursos cadastrados.


Cálculo Automático: Após a digitação de notas, se o usuário desejar, o sistema pode realizar o cálculo automático das notas das etapas do tipo Calculada. Para isso basta ativar este parâmetro.


Abrir o diário eletrônico automaticamente ao inicializar o Giz Professor: Este campo marcado ao acessar o Giz Professor o sistema abre o diário automaticamente para digitação no módulo Giz Professor.


Permite carga horária alfa-numérica no histórico: Ao marcar esta opção, o sistema acrescenta um campo na digitação do histórico para ser inserido a carga horária alfa-numérica.


Fator de Conversão da Carga Horária: Nesta opção o usuário deve informar qual fator utilizado na carga horária da atividades complementares para compor a carga horária do histórico escolar.


Tipo de arredondamento: O usuário marca a opção que se adapta ao tipo de arredondamento de notas que a instituição utiliza, no caso de notas fracionadas. Existe nove tipos de arredondamento. Ao clicar em um dos tipos, aparece ao lado direito a explicação do funcionamento do mesmo.


Este tipo de arredondamento de notas é utilizado pelo sistema no cálculo de Notas e Resultado Final para arredondar as notas dos alunos. Este parâmetro será aplicado a todos os cursos, a menos que seja especificado critério de arredondamento diferente através do cadastro de Etapas.


Conceito: As notas dos alunos também pode ser lançadas através de conceito. Os valores dos conceitos variam em função das porcentagens de notas obtidas em cada etapa.


Exemplo: Considerando que o conceito B (Bom) é atribuído aos alunos que obtém aproveitamento entre 60% à 70% sobre o valor da etapa. Se o valor da etapa equivale a 30 pontos o sistema irá considerar que o aluno obteve o aproveitamento de 21 pontos. Suas notas serão apresentadas com os conceitos, porém, para efeito de cálculo o sistema usará o aproveitamento do conceito (valor em nota).

Dica: Os conceitos devem ser cadastrados do menor para o maior e não podem ser alterados após a digitação de notas.


Padrão de digitação de notas: Escolha nesta opção qual a ordem de colunas na tela de digitação de notas. Se deve aparecer a coluna de falta e disciplinas ou a coluna de disciplinas e depois notas.


Impressão de Gabarito por: O sistema possui opção de fazer a correção de avaliações através de leitora ótica. Se a instituição desejar utilizar esta opção, deve neste parâmetro definir qual dos campos matricula ou nossa matrícula aparecerá impresso no gabarito de avaliações.


Esta informação será utilizada na opção impressão de gabarito, em Impressão de gabaritos..


Cálculo para etapas condicionais, considerar: Este parâmetro é necessário somente quando a Instituição usa o conceito de avaliações por sub-disciplinas.


Quando selecionada a opção considera apenas disciplinas principais o sistema, no momento da realização do calculo de notas e resultado, considera a nota da disciplina principal para avaliação da condição de recuperação dos alunos.

Quando selecionada a opção considera apenas Sub-disciplinas o sistema, no momento da realização do calculo de notas e resultado, considera a nota das sub-disciplinas para avaliação da condição de recuperação dos alunos.


Dica: Independente do critério selecionado, as notas de recuperação sempre serão lançadas nas sub-disciplinas.


Cálculo para etapas condicionais: Nesta opção o usuário deve escolher a forma como o Giz realizará o cálculo das etapas condicionais (recuperação), considerando apenas disciplinas principais ou considerando apenas as sub-disciplinas.


Cálculo do coeficiente de rendimento escolar: Nesta opção o usuário deve escolher qual será a forma de cálculo do coeficiente de rendimento escolar, através da carga horária ou dos créditos das disciplinas.