Principais Relatórios de Controle do Giz Recebimentos
Através dos relatórios do módulo Recebimentos podemos analisar os resultados e ter controle sobre as receitas da instituição, bem como controle da inadimplência e expectativa de receita futura.
Estes relatórios também nos proporcionam a melhor visualização dos resultados financeiros da instituição.
Índice
Relatório Expectativa da Receita
Este relatório exibe os valores a serem recebidos através dos débitos dos alunos por Curso e Série/Período/Ano, designando o valor da mensalidade, descontos e taxas extras registradas, totalizando o valor que a unidade escolar deverá receber. Este relatório poderá ser emitido após a geração de débitos e antes do recebimento das mensalidades ou taxas extras.
É necessário informar o Mês/Parcela e/ou intervalo de Data de tolerância ou Data de vencimento.
Marcando a opção Considerar somente gratuidades para descontos reembolsáveis o sistema segue este critério para a impressão. Ou seja, exibes apenas as gratuidades relacionadas aos descontos reembolsáveis.
O sistema disponibiliza quatro tipos distintos de relatório:
Analítico: neste tipo de relatório o sistema lista os valores previstos das receitas referentes a mensalidades e cada tipo de taxas extras por série/período, destacando ainda os descontos gerados nos débitos separando-os por cada tipo de desconto.
Sintético por curso: neste tipo de relatório o sistema lista os valores previstos das receitas referentes a mensalidades e cada tipo de taxas extras agrupados por cada curso. Para cada curso é ainda destacado os descontos gerados nos débitos separando-os por cada tipo de desconto.
Sintético por turma: este relatório possui opção de personalização. Oferece um tipo de relatório muito parecido com o modelo sintético por curso, porém o agrupamento dos dados é gerado por turma. O relatório pode ser emitido marcando as duas opções "Mensalidade" e "Taxa" ficando a critério e necessidade do usuário.
Por aluno: neste tipo de relatório o sistema lista oo descontos concedidos aos alunos.
Relatório Relação dos Devedores
O relatório Relação dos Devedores permite o acompanhamento dos alunos inadimplentes, por falta de pagamento das mensalidades ou taxas extras, durante um período predeterminado.
Antes de realizar esta rotina, o usuário deve realizar a Geração de Débitos dos alunos.
Selecione a Unidade, Curso, Turno, Período e Turma.
Selecione o Desconto pertencente ao aluno e o Plano de Pagamento se houver.
O sistema disponibiliza TRÊS modelos para emissão do relatório. São eles:
Informe o Tipo da relação, a Ordem e o Tipo de débito.
Em Tipos de taxa selecione as taxas que deseja visualizar no relatório. Informe as Situações do aluno e o Período para impressão.
Informe se o sistema vai considerar a Data pagamento ou a Data de crédito para impressão do relatório.
Os campos Layout e Atualizar até são de preenchimento obrigatório.
Quando se tratar da impressão do tipo de relatório pela primeira vez, é necessário que um modelo de relatório seja ativado a partir do botão Layout. O botão Layout abre a tela que permite que modelos de relação de devedores sejam personalizados.
Para ativar um tipo de relatório é necessário selecionar o Modelo da relação, clicar sobre o botão (+) da barra de navegação atribuir uma descrição nos campos Nome e Descrição e clicar no botão que grava a operação. Caso necessite realizar alterações no modelo ativado, clique no botão Layout e o sistema abre o programa de edição de relatório.
Relatório Posição de Recebimentos (Anual)
Este relatório exibe os débitos das mensalidades ou taxas extras no ano. Caso o débito não tenha sido pago, o sistema imprimirá o valor do débito negativo e a data de vencimento.
Relatório Posição de Recebimentos Por Período
Este relatório exibe os débitos de mensalidades e/ou taxas extras para cada mês do ano.
O campo Atualizar até determina a data final que deverá ser considerada pelo sistema para a seleção dos débitos para o relatório. A restrição dos débitos para seleção será aplicada sobre a data de tolerância ou data de vencimento determinada no campo Data de.
A opção de seleção de impressão por aluno ou responsável determina como os débitos devem ser agrupados para o relatório.
O sistema oferece três modelos de relatórios. Estes modelos podem ser ativados, através do botão Layout. Ao clicar sobre este botão o sistema exibirá uma janela como a ilustrada abaixo, e a partir da definição do tipo de Relatório (Anual, 1º Semestre e 2º Semestre) podem ser cadastrados os layouts para cada um destes tipos, que ainda podem ser personalizados através do botão Layout da tela Posição de Recebimentos - Período Letivo, ilustrada abaixo.
O modelo Anual exibe dados de débitos de todos os meses do ano. O modelo 1º Semestre exibe os dados dos meses do primeiro semestre, e o modelo 2º Semestre exibe os dados de débitos dos meses do segundo semestre do ano.
Quando for selecionado mais de um período letivo através do check list Período, o sistema exibirá os dados do período letivo mais recente.
Ao fim do relatório o sistema oferece os seguintes resumos que sintetizam o faturamento:
- Débitos em aberto do curso: Totaliza nesta coluna o somatório de todos os débitos não pagos.
- Previsão de faturamento: Totaliza nesta coluna o somatório de todos os débitos quitados e também os débitos não quitados.
- Total Recebido: Totaliza nesta coluna o somatório de todos os débitos quitados.
- Porcentagem de inadimplência: Esta coluna exibe o percentual de débitos não quitados do mês.