Tipo Requerimento - WebGiz Protocolo
Para visualizar essa opção, acesse o menu Protocolo | Tipo de Requerimento.
Este cadastro determina o tipo de requerimentos que vão ser utilizado pelos os usuários.
Nome: É o nome dado ao requerimento.
Tipos de requerimento:
- Livre: Quando o requerimento é do tipo Livre, no momento de realizar o andamento do trâmite, o usuário poderá direcionar o requerimento para qualquer outro órgão, mesmo que este órgão não esteja associado entre os órgãos cadastrados no trâmite do tipo de requerimento.
A imagem abaixo ilustra um tipo de requerimento que possui dois trâmites, para dois órgão distintos.
Já a janela abaixo, representa um andamento sendo realizado em um tipo de requerimento do tipo Livre. Observe que o sistema lista todos os órgão existentes no sistema, mesmo que não sejam os órgão vinculados no cadastro de trâmite do tipo de requerimento.
Sugerido: Neste tipo de requerimento, o sistema permite apenas que um andamento seja realizado para os órgão previamente associados nos trâmites do tipo de requerimento.
Requerimento de Remessa:
- Sim: Será utilizado lote de remessa de requerimentos.
- Não: Não será utilizado lote de remessa de requerimentos.
Texto explicativo: Explicação detalhada do requerimento.
Situação Padrão, Rejeitado e Cancelado: Informe a situação referente a cada situação.
Associar documentos: Nesta opção é associado os documentos junto ao requerimento.
Disponíveis para: São os tipo de usuários (Alunos, Professores, Funcionários, Usuários, Responsável e Ex-alunos) que poderão ter acesso ao requerimento. Marcando terão acesso restrito, caso contrário todos vão esta disponível.
Notificação: De que forma deseja receber as notificação do requerimento se é por e-mail, telefone ou as duas. Há também uma opção para informar se haverá a opção de anexar ou não um arquivo no formato zip através do campo Permitir anexar arquivos zip.
Para relacionar as disciplinas ao tipo de requerimento, o usuário precisa marcar a opção:
SIM: então será habilitado as opções de quais disciplinas serão associadas: Em curso, Cursadas, Não Cursadas ou Outras.
Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque NÃO, automaticamente o sistema desabilita esta opção.
Opção para o usuário relacionar as disciplinas:
Em curso: Disciplinas que o aluno esta enturmado;
Cursadas: Disciplinas que o aluno já foi aprovado no curso;
Não cursadas: Disciplinas da grade que ainda foram cursadas, ou que o aluno não esteja enturmado;
Outras: Disciplinas de outros cursos, inclusive o dele.
Para selecionar qual o tipo de débito, somente se o tipo for diferente de isento. Para utilizar os tipos de débitos é necessário que esteja cadastrado no módulo Recebimentos ou em Cadastro Taxas Extras.
Cobrança:
Isento: Trata-se da isenção de pagamento para solicitação do requerimento;
Prévio: É o pagamento efetuado antes da solicitação do requerimento;
Pós-pago: É o pagamento realizado após o recebimento do documento pelo solicitante.
Tipo de débito: Nesse campo especifica-se o tipo de débito conforme cadastro de taxas extras do módulo Giz Recebimentos.
Validade da boleta: Define-se nesse campo o número de dias de validade da boleta.
Prazo de cancelamento: É o prazo que o solicitante terá para cancelar o requerimento após ter efetuado o pedido;
Previsão de entrega: É o tempo sugerido para a conclusão da solicitação;
Prazo de solicitação: Deverá ser adicionado pelo menos um registro com data inicial e final para a visibilidade do requerimento.
:: Dica:
Faz necessário clicar no botão
Orgão: É necessário informar pelo menos um orgão para cada trâmite que efetuará o requerimento;
Pessoas responsáveis: É necessário informar pelo menos um responsável para requerimento;
Previsão de entrega: É o prazo em dias e horas para entrega do requerimento.;
Descrição da tarefa: São os procedimentos que serão executados para atender a solicitação do requerimento;
Situações disponíveis: São as situações criadas para dar andamento ao processo de solicitação de requerimento;
Conclusivo: Esta opção é utilizada para definir o andamento das tarefas a serem executadas, devendo informar a cada uma das tarefas sua situação, se é conclusiva SIM ou NÃO.
:: Dica:
Faz necessário clicar no botão
No momento em que for salvo o tipo de requerimento os trâmites serão salvos usando uma lista encadeada, seguindo a ordem de cadastro.