Envio de Boleto por Email - Opção 2ª via
O tema desta página explica como realizar a configuração necessária para envio de e-mail através do sistema Giz.
Índice
Configurar E-mail
A primeira configuração necessária para o envio de e-mail e/ou docmail é a configuração do e-mail. Para realizar essa configuração acesse o menu Cadastros | Parâmetros | Integração | Email.
Tipos de Comunicação
Após realizar a configuração do e-mail no cadastro de parâmetros, necessita-se criar os Tipos de Comunicação para o envio de e-mail.
Para criar os tipos de comunicação acesse o menu Utilitários | Mensagens | Tipos de Comunicação.
O campo Código é preenchido automaticamente e a Descrição deve ser preenchida pelo usuário.
No campo Forma de Saída é necessário marcar a opção Email.
No campo Visível para (Remetente) o sistema disponibiliza as opções Professor e Usuário. Estes são os remetentes disponíveis para o envio dos e-mails.
No campo A quem deseja comunicar (Destinatário), informe a pessoa que receberá o e-mail.
- IMPORTANTE: É necessário criar um tipo de comunicação para CADA destinatário que se deseja enviar e-mail.
Tipo de remetente email
A opção Tipo de remetente email é muito importante, pois é nela que se define o enderenço do e-mail do remetente. O sistema disponibiliza três formas de exibir o remetente do e-mail para o destinatário. são elas: Padrão, Usuário logado e Outro.
Padrão
Marcando esta opção o sistema enviará o e-mail com o endereço cadastrado no cadastro de parâmetros, campo End. eletrônico.
Usuário logado
Com esta opção marcado o sistema enviará o e-mail com o endereço do usuário logado no sistema. Este endereço é o informado no menu Segurança | Usuários.
Outro
Marcando esta opção o sistema habilita o campo Email remetente. Neste campo deverá ser digitado o e-mail do remetente que enviará a mensagem.
Enviar e-mail
Após parametrizar o E-mail e os Tipos de comunicação, seus e-mails já podem ser enviados aos destinatários desejados.
Para enviar e-mails através do Giz acesse o menu Utilitários | Enviar E-mail.
O sistema disponibiliza dois tipos de e-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz: E-mail simples e Doc-Mail.
E-mail simples
Para o envio de e-mail simples, basta digitar o texto da mensagem que deseja enviar, anexar um arquivo se necessário e informar o Assunto do a-mail.
Clicando no botão Para o sistema exibe a tela Seleção de Destinatários.
Através desta tela é realizado o filtro para o envio do e-mail aos destinatários selecionados.
Neste exemplo o e-mail será enviado para Alunos (Período Letivo Atual), do curso de Administração da Faculdade AIX SISTEMAS, turno Nortuno e turma ADM01SEM.
Após o preenchimento dos filtros, basta clicar em Enviar (1) para o sistema disparar (2) os e-mails.
Doc mail
O Doc-Mail é utilizado para o envio de mensagens personalizadas. Primeiro é necessário criar o documento desejado no Gerador de Documentos.
Após a criação do documento no Gerador de documentos, o Docmail já pode ser enviado. Digite o Assunto desejado e clique no botão Docmail.
O sistema exibe a tela Seleção de Destinatários e nesta tela é realizado o filtro para o envio do e-mail aos destinatários selecionados.
Neste exemplo o e-mail será enviado para Alunos (Período Letivo Atual), documento Confirmação de matrícula, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade AIX SISTEMAS, turno Nortuno e turma CC003SEM.
Após o preenchimento dos filtros, basta clicar em Enviar (1) para o sistema disparar (2) os e-mails.