Boletas
A emissão dos boletos para cobrança no sistema Giz pode ser efetuada de maneiras diversas. Cada instituição precisa avaliar qual a melhor opção capaz de atender todos os critérios financeiros estipulados. A seguir serão apresentadas as opções disponíveis no sistema e a funcionalidade de cada uma delas.
Índice
- 1 Laser por Aluno
- 2 Aluno - 2ª Via
- 3 Laser por Responsável
- 4 Responsável - 2ª Via
- 5 Boletas por Reembolsável
- 6 Reembolsável - 2ª Via
- 7 Laser para Negociações
- 8 Laser para Receitas
- 9 Livres
- 10 Laser sem Débitos
- 11 Relação Boletas Emitidas
- 12 Relação Boletas Livres
- 13 Cancelamento
- 14 Formulário Contínuo
Laser por Aluno
- A impressão da boleta laser por aluno é realizada de acordo com as especificações do banco utilizado criadas cadastro de bancos.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos.
- A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário deseja imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando deseja imprimir as boletas com a taxa de multa/juros ou diferença do valor pago a menor ou ainda quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.
- O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando marcada a 2ª via da boleta. Marcando esse parâmetro será enviada uma mensagem para o aluno. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.
- Ao marcar o botão 2ª via para realizar a impressão de boletos já impressos, a opção Considerar mensagem a 1ª via fica ativa. Se a opção for marcada, o boleto é impresso exatamente como foi da primeira vez, com a mesma mensagem. Não marcando esta opção, o boleto é impresso com a mensagem que se encontra no botão Mensagem.
- O campo Ordenação serve para o usuário informar a ordem de impressão dos boletos.
- O campo Selecionar modelo boleto de 2ª via habilita a opção Modelo e permite selecionar o modelo para a 2ª via do boleto.
- O campo Modelo é para o usuário escolher o layout a ser utilizado na impressão conforme definido no cadastro de bancos na Aba Gerais.
- O campo Considera alunos não regulares: Cancelados, transferidos e outros deve ser marcado quando a instituição considerar os alunos que estão nesta situação para a cobrança de taxas.
- O campo Considerar somente devedores para a impressão dos boletos, quando marcado, irá habilitar o campo Atualizar até para que o usuário possa informar até qual data de vencimento dos débitos ele deseja que sejam impressos os boletos.
Exemplo:
- Aluno A - Débito de 100,00 | Data de vencimento: 10/05/2017
- Aluno B - Débito de 200,00 | Data de vencimento: 15/10/2017
- Marcando o parâmetro Considerar somente devedores e colocando a data de Atualizar até dia 25/09/2017, o sistema irá imprimir somente o boleto do Aluno A. O boleto do Aluno B NÃO será impresso, pois a data de vencimento está marcada para depois do dia 25/09/2017.
- Se a opção Atualizar situação financeira ao emitir boleta estiver marcada no cadastro de parâmetros o sistema vai atualizar automaticamente a situação financeira sempre que o usuário for emitir os boletos. Esta opção provoca um processamento um pouco mais lento na emissão dos boletos.
- Campo Tabela Genérica: O campo Banco 2 é uma tabela genérica, disposta aqui como mais uma opção de filtro na geração de boletos, para todos alunos que possuírem vínculo com a mesma.
:: Dica:
- É possível imprimir um extrato dos débitos dos alunos na boleta. Para isto basta no layout da boleta do cadastro de bancos, incluir um sub-relatório de tamanho fixo utilizando o condutor de dados pipextrato. Consulte o Suporte Técnico da AIX Sistemas para realizar esta operação.
Agrupar mensalidade + taxa
- Ao marcar o parâmetro Agrupar mensalidade + taxa em Cadastros | Parâmetros | Recebimentos | Emissões de boletas, todos os boletos independente da turma, serão gerados agrupando a Mensalidade + taxa. Se o parâmetro estiver desmarcado, você tem a opção de agrupar a Mensalidade + taxa de acordo com o filtro realizado.
Mensagem
O botão Mensagem é dividido em quatro tipos de mensagens:
- No botão Descrição de pagamentos personalizáveis você deve definir uma mensagem referente aos pagamentos personalizáveis.
- O campo de Mensagem padrão com cinco linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.
- O campo de Mensagem p/ alunos com desconto que irá aparecer apenas para os alunos que possuam descontos. Este campo fica ativo apenas quando a opção Aluno perde desconto após tolerância está marcado no cadastro de Parâmetros | Recebimentos | Baixa de débitos.
- O campo de Mensagem p/ devedores faz com que o sistema exiba a mensagem apenas para os alunos que têm débitos de mensalidades ou taxas extras em aberto.
Aluno - 2ª Via
- Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos impressos através das opções por aluno, e receitas diversas. O diferencial é que através desta tela é possível verificar todos os boletos impressos para o aluno no mês/parcela especificado.
- No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:
- Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
- Imprime multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros.
- Altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.
- Impressão das boletas - 2ª via por Aluno.
- Observação: No grid aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar apenas o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.
- Impressão das boletas - 2ª via por Receitas Diversas.
- Ao marcar a opção Receita diversa, o sistema exibe as opções:
- Tipo de pessoa: neste campo deve ser selecionado o tipo de pessoa para o qual será emitido o boleto.
- Pessoa: Neste campo deve ser selecionado a pessoa relacionado ao tipo de pessoa selecionado.
- Mês/Parcela: Neste campo deve ser informada o mês parcela do boleta que se deseja emitir.
- Observação: Os campos em negrito nesta tela são de preenchimento obrigatório.
- Marcando a opção E-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por e-mail, sendo que este e-mail poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo.
- Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção e-mail, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto e marque a opção Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários.
- Observação: Esta opção poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o portal do aluno recebimentos. E sua configuração deverá ser realizada para os dois modos de impressão do boleto.
Laser por Responsável
- A impressão da boleta laser por responsável é realizada de acordo com as especificações do banco utilizado criadas no cadastro de bancos.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos.
- Os boletos são impressos em nome do responsável do aluno. Além dos filtros comuns (Unidade, Curso, Turma) é possível realizar o filtro através dos responsáveis.
- A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário desejar imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando desejar imprimir as boletas com a taxa de multa/juros ou diferença do valor pago a menor ou ainda quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.
- O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando marcada a 2ª via da boleta. Marcando esse parâmetro será enviada uma mensagem para responsável. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.
- O botão Mensagem é dividido em dois campos. O campo de Mensagem padrão com cinco linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.
- O campo de Mensagem para alunos com desconto que aparecerá apenas para os alunos que possuem descontos. Este campo fica ativo apenas quando a opção Aluno perde desconto após tolerância está marcado no cadastro de parâmetros.
- Se a opção Atualizar situação financeira ao emitir boleta estiver marcada no cadastro de parâmetros, o sistema vai atualizar automaticamente a situação financeira sempre que o usuário emitir os boletos. Esta opção provoca um processamento mais lento na emissão dos boletos.
Responsável - 2ª Via
A última alteração nesse recurso ocorreu na versão 3.75.0
Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos pela opção Responsável. Para emissão do boleto, deve ser informado o responsável, o mês/parcela, o banco e a conta-corrente.
- No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:
- Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
- Imprime multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros.
- altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.
- No grid aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar apenas o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.
- Marcando a opção e-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por email. Sendo que este email poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo. Alterações poderão ser efetuadas no boleto, caso o usuário queira imprimir o mesmo pelo portal, neste caso utilizando o link.
- Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção email, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto. E marque a opção Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários.
- Observação:A opção de envio do link poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o portal do aluno recebimentos.
Boletas por Reembolsável
- A impressão de boletas por reembolsável é realizada quando se utiliza o tipo de desconto reembolsável, ou seja, ela é emitida ao responsável pelo reembolso de um desconto atribuído ao aluno.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos para os alunos que possuem desconto do tipo reembolsável.
- Os boletos são impressos em nome do responsável pelo reembolso. Além dos filtros comuns (unidade, curso, turma) é possível realizar o filtro através dos responsáveis.
- A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário deseja imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.
- A opção Agrupar mensalidades deve ser marcada quando o usuário deseja que todas as mensalidades de determinado responsável por um reembolso, sejam agrupadas em uma única boleta.
- O botão Mensagem é dividido em dois campos. O campo de mensagem padrão com cinco linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.
- O campo de mensagem para devedores que exibe a mensagem apenas para os alunos que têm débitos de mensalidades ou taxas extras em aberto.
Reembolsável - 2ª Via
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.0
- Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos impressos através da opção responsável.
- No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:
- Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
- Imprime multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros.
- altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.
- No grid aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar apenas o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.
- Marcando a opção e-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por email. Sendo que este email poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo. Alterações poderão ser efetuadas no boleto, caso o usuário queira imprimir o mesmo pelo portal, neste caso utilizando o link.
- Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção email, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto.
- Observação:A opção de envio do link poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o portal do aluno recebimentos.
Laser para Negociações
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.0
- Utilizando esta opção o usuário poderá emitir boletos para os títulos de negociações dos alunos, responsáveis, usuários da biblioteca e para os alunos que estão no arquivo morto. Os campos Banco, Conta corrente, e Tipo de documento são de preenchimento obrigatório.
- Marcando a opção, 2ª via, o sistema libera as opções Considerar mensagem de 1ªvia, e Alterar vencimento. Este último permite a alteração da data de vencimento da negociação, quando marcado.
- Quando a data de vencimento da negociação é alterada, o sistema libera as opções Não calcular multas e juros e Calcular multas e juros. Marcando a opção calcular multas e juros, o sistema corrige o valor do boleto, a partir do valor e da data de vencimento do título.
Laser para Receitas
A última alteração desse recurso ocorre na versão 3.75.0
- Por meio desta opção, o usuário poderá emitir boletos do tipo receita. Para emitir o boleto, os campos Banco e Conta corrente devem ser preenchidos.
- Marcando a opção, 2ª via, o sistema libera as opções Considerar mensagem de 1ªvia, e Alterar vencimento. Este último permite a alteração da data de vencimento do boleto, quando marcado.
- Quando a data de vencimento é alterada, o sistema libera as opções Não calcular multas e juros e Calcular multas e juros. Marcando a opção calcular multas e juros, o sistema corrige o valor do boleto, a partir do valor e da data de vencimento do título.
- Observação: O layout utilizado nessa tela, vai ser o mesmo utilizado na tela de Negociação.
Livres
- Esta opção é específica para a impressão de boletos livres, ou seja, você determina qual o valor do boleto que será impresso.
Laser sem Débitos
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.73.1
- Através desta opção é possível gerar boletos sem débitos. Nela é possível optar pela emissão de um boleto com o valor total ou parcelado, neste último caso, serão emitidos boletos de acordo com a quantidade de parcelas desejada.
- Através do checkbox Utilizar descontos do cadastro do aluno, é possível gerar o boleto com desconto na tabela DESCALU (descontos do aluno) previamente cadastrado para um aluno. Não serão gerados boletos para os alunos que possuírem desconto de 100%, neste caso será gerado um débito, devido a necessidade de se emitir a nota fiscal.
- O checkbox Considerar apenas os descontos de 100%, quando marcado, faz com que o sistema desconsidere o parâmetro Utilizar descontos do cadastro do aluno. Assim, para os alunos que possuírem um desconto diferente de 100%, será gerado um boleto sem desconto, com valor integral.
- Caso a instituição queira fornecer um desconto especial para o aluno, é necessário marcar o parâmetro Aplicar desconto para pagamento até a tolerância e informar o valor em reais, ou percentual se for o caso.
- O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando a opção 2ª via do boleto for marcado. Se marcado, será enviada uma mensagem para o aluno e/ou responsável financeiro. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.
- Observação: A data de Vencimento e Tolerância não podem ser menores que a data atual.
Relação Boletas Emitidas
- Este relatório permite a verificação dos boletos já emitidos pelo sistema.
- Algumas das opções de impressão:
- Boletas emitidas e pagas: são listados débitos com boletas geradas e quitadas;
- Boletas emitidas e não pagas: são listados débitos com boletas geradas, mas não quitadas;
- Boletas não geradas e com débitos pagos: são listados somente débitos gerados e pagos;
- Boletas não geradas e com débitos não pagos: são listados somente débitos gerados e não pagos;
- Boletas emitidas e sem débitos: são listadas as boletas emitidas sem débito gerado, quando o sistema lista algum dado nesta opção, significa que a base de dados está com problemas;
- Boletas recusadas: são listadas as boletas recusadas e motivo da recusa. Para cobrança com registros;
- Boletas com nosso número pendente: significa que as boletas foram geradas e enviadas através do arquivo remessa para a instituição bancária, mas não foi feita a importação do arquivo retorno para atualizar o nosso número das boletas da instituição de ensino;
- Boletas com nosso número gerado pelo banco: significa que as boletas foram geradas e enviadas através do arquivo remessa para a instituição bancária, mas já foi feita a importação do arquivo retorno e o nosso número das boletas da instituição de ensino está atualizado.
Relação Boletas Livres
- Este relatório permite a verificação dos boletos Livres já emitidos pelo sistema.
- Os campos Tipo e Layout são de preenchimento obrigatório.
Cancelamento
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.0
- Esta rotina é utilizada para cancelar os boletos que foram impressos anteriormente na emissão do boleto a laser ou na emissão da boleto formulário contínuo.
- Ao realizar o cancelamento, o sistema excluirá todos os Nosso número (identificação do boleto do aluno na instituição) do boleto dos alunos. Ou seja, exclui a identificação do boleto dos alunos.
- O filtro para o cancelamento pode ser realizado através do nome do aluno, nome do responsável ou número da boleta, usuário biblioteca, responsável pelo reembolso, data de emissão da boleta e pessoa.
- Em Tipo de boletos informe se o mesmo é um boleto Sem débito, de Negociação ou Livre.
:: Dica:
- Este procedimento pode ser realizado apenas quando os boletos ainda não tiverem sido entregues aos alunos.
Formulário Contínuo
- A impressão de boletas em formulário contínuo é utilizada quando a instituição já tem as boletas do banco em formato de formulário contínuo e precisa apenas imprimir o nome e endereço do aluno.
- Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos.
- Deve ser informado antes da impressão o Nº da 1ª boleta (sem o dígito verificador) a ser impressa. A partir deste número o sistema imprime automaticamente as próximas boletas com a numeração subsequente.
- Ao selecionar a opção Imprimir Contra Apresentação no local da Data de Vencimento, o sistema emitirá a mensagem Contra Apresentação no local da Data de Vencimento.
:: Dica:
- Este tipo de impressão precisa ser realizado em impressora matricial.