Banco de Dados
Período Letivos
Este recurso é normalmente utilizado para realizar a abertura de um novo período letivo. O cadastro registra basicamente o local (path ou database) onde os dados de cada período letivo encontra-se armazenado.
A tela do cadastro varia conforme o tipo de banco de dados utilizado. Quando é utilizada a versão de banco de dados em Paradox o usuário deve criar uma pasta no Windows Explorer para o novo período letivo e fazer a associação neste cadastro através do campo Path das Tabelas.
Quando o cliente utiliza o sistema Giz na versão de banco de dados MsSQL Server, o usuário deverá dar o nome ao banco de dados no campo Database em seguida clicar no botão para informar os parâmetros para conexão e clique no botão Criar Banco com isso é criado o banco de dados do novo período letivo.
:: Dica:
Se o banco de dados for do tipo unificado, o ícone ficará desabilitado, impedindo que o cliente crie outro banco.
- Período letivo
- O campo Padrão define qual será o período letivo padrão, ou seja, o único período letivo que todos os usuários vão ter acesso.
- O campo Visível ao usuário define quais os períodos letivos ficarão visíveis para os usuários.
- O campo Filtrar dados no Frequência determina quais os períodos letivos a que os alunos terão acesso, validando conforme a última enturmação dos mesmos.
- O campo Disponível para interessados
- Parâmetros Web
- O campo Padrão define qual será o período letivo padrão ao acessar o Webgiz.
- O campo Visível ao usuário define se o período letivo será ou não visível ao usuário ao acessar o Webgiz.
- O campo Padrão matrícula define se o período letivo em questão será ou não o padrão para o recurso de Matrícula on-line.
:: Dica:
As datas iniciais e finais do período letivo são obrigatórias e servem de base para os relatórios do MEC filtrarem informações como : matriculado no período, verificar concluintes, cálculo da idade,etc.Instituições
O cadastro de instituições mantêm informações de configuração do sistema. Neste cadastro são armazenadas duas informações primordiais para o funcionamento do sistema que é o local (path) da pasta Sys do sistema e local (path) da pasta GEN.
Quando o usuário executa qualquer módulo do sistema uma das primeiras ações do sistema é buscar informações das tabelas da pasta Sys e GEN. Com os dados destas duas pastas o sistema configura as opções de menu para o módulo e verifica o acesso do usuário no sistema.