Introdução - Giz Financeiro

De Wiki AIX
Revisão de 14h07min de 17 de dezembro de 2008 por Lorenac (discussão | contribs) (Iniciando o GIZ Financeiro)
Ir para: navegação, pesquisa

Apresentação

Ciente de que manter um fluxo de caixa com saúde é essencial para a sobrevivência e para o sucesso de uma instituição de ensino, o GIZ Financeiro se apresenta como uma ferramenta que objetiva auxiliar você na busca pela lucratividade.


Utilizando o GIZ Financeiro você terá uma maior eficácia, agilidade e comodidade na consulta por disponibilidade de capital de giro adequado, oferecendo suporte para a monitoração da posição de caixa da organização em todas as ocasiões.


No GIZ Financeiro é possível cadastrar as classificações do plano de contas e o centro de custos de acordo com a padronização da contabilidade da instituição.


O usuário lança as contas a pagar automaticamente do ano inteiro ou mês a mês.


O pagamento das despesas pode ser realizado através dos caixas da instituição ou através das contas correntes com impressão de cheques.


O sistema também permite que as despesas sejam quitadas com a utilização de títulos de terceiros, ou seja, é possível utilizar os cheques recebidos dos alunos para efetuar o pagamento de despesas da instituição.


Através dos relatórios é possível extrair informações do lançamento de todas as contas (caixas e contas correntes) da instituição. Controle do fluxo de caixa projetando pagamentos futuros ou pagamentos efetuados.


Acompanhamento de despesas mês a mês separado por classificação do plano de contas e centro de custos. Impressão de recibo e voucher de todas as contas a pagar.


Visão Geral

O sistema possui vários recursos disponíveis para se gerir os procedimentos da tesouraria, controle de contas a pagar, despesas pagas, relatórios de fluxo de caixa e extrato de contas. Para trabalhar com todos estes recursos, você deve primeiramente entender como funciona a estrutura do programa:


Para realizar o controle do fluxo de caixa, principal objetivo do GIZ Financeiro, é preciso ter as contas a pagar cadastradas e realizar o pagamento (baixa) das mesmas. As contas a pagar podem ser cadastradas mês a mês ou automaticamente para todos os meses do ano.


O cadastro das contas a pagar depende do cadastro da classificação do plano de contas e do centro de custos, que já devem estar cadastrados quando esta ação for realizada.


As contas a pagar registradas no sistema devem ser quitadas pelo usuário. Esta baixa pode ser realizada através dos caixas da instituição, das contas correntes dos bancos ou através dos cheques recebidos dos alunos pelo pagamento das mensalidades e taxas extras (GIZ Recebimentos).


Os relatórios são gerados a partir dos registros das contas a pagar e das baixas realizadas pelo sistema, fornecendo uma visão geral sobre a situação financeira da instituição.


Para iniciar o manuseio do GIZ Financeiro, configure primeiro os Parâmetros e depois siga o menu de Cadastros.


Iniciando o GIZ Financeiro

Entre em [Iniciar] >> [Programas] >> [Giz for Windows] >> [Giz].


A tela de Usuário é aberta. No Sistema Giz existe um usuário padrão para acesso aos módulos do programa, a partir dele poderão ser definidos outros usuários com as devidas permissões.


Em [Login] digite: AIX SISTEMAS (tudo em maiúsculo com espaço).

Em [Senha] digite: total (tudo em minúsculo).

Clique em [OK] e entre no Giz.