Avaliação Descritiva - WebGiz Professor
Avaliação Descritiva
Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliação Descritiva.
ou clique no ícone na Barra de Atalhos da tela de Turmas/Disciplinas.
Na avaliação descritiva o professor avalia o aluno conforme critérios estabelecidos no sistema Giz, como comportamento, participação, etc. Essa avaliação é utilizada por escolas de educação infantil ou que não utilizam avaliações por notas, mas precisam dar um valor a critérios pedagógicos de desenvolvimento da aprendizagem.
Para que a lista de alunos e questões seja exibida, é necessário informar a Turma, a SubTurma, a Disciplina, a Etapa e o Grupo de Quesitos das questões. O grupo de quesitos é configurado na tela de Cadastro Avaliação Descritiva do Sistema Giz.
Também é necessário que seja criada uma etapa do tipo Digitada Descritiva.
Existem dois tipos de campos para as questões: de texto ou de seleção. O professor deve digitar a resposta, no caso de campos de texto, ou selecionar a resposta, no caso de campos de seleção. Ao clicar sobre o campo de texto, será exibida uma caixa para digitação da resposta.
Após escolher as respostas de todos os alunos, o professor deve clicar sobre o botão Gravar para salvar os valores digitados e escolhidos.
Caso queira apagar as alterações, basta clicar no botão Limpar.
Pode-se, ainda, emitir a ficha do aluno ao clicar no botão Emitir ficha descritiva.
Aprovação de Avaliação Descritiva
Esse recurso é utilizado pelo coordenador, onde o mesmo aprova e cancela os quesitos digitados pelo professor.
Para habilitar essa opção o parâmetro Utilizar aprovação de avaliação descritiva deve ser marcado no módulo Acadêmico, menu Cadastros | Parâmetros | Acadêmico | Notas.
Desta forma o sistema realizará o bloqueio do lançamento de quesitos digitados pelo professor até a liberação através do WebGiz Coordenação, opção Aprovação de Avaliação Descritiva. Enquanto tiverem bloqueadas, estas notas não irão compor no cálculo de notas, ou seja, não serão consideradas nas etapas, boletins, fichas e outros.