Processar Educacenso
- Este recurso automatiza a extração de dados do Giz para geração dos arquivos exigidos pelo Censo da Educação Básica e Educação Superior do INEP.
- No quadro Opção deverá ser definido o tipo de operação que se deseja fazer.
Índice
Novo Censo
- Com esta opção marcada, o usuário realiza a geração do Censo escolar.
- Em Ano Calendário deverá ser informado o ano correspondente ao Censo.
- No campo Períodos Letivos deverão ser marcados todos os períodos letivos cujos dados farão parte do Censo.
- No campo Seleção de Unidades deverá ser escolhida a(s) unidade(s) cujos dados farão parte do Censo.
- No quadro Layout Censo deverá ser escolhido o tipo de layout, Faculdade ou Escola.
- Caso se marque a opção Escola, é habilitado o campo Data de referência censo, no qual deverá ser inserida a data de referência para o mesmo.
- Em Gerar, selecione os dados que deseja gerar novo Censo: Cursos (este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Faculdade), Alunos, Turmas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Docentes ou Gestores(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola).
- Feitos estes filtros, clique no botão Gerar Novo Censo para que o sistema dê início ao processamento.
Alterar Censo
- Com esta opção marcada é possível alterar os dados do censo anteriormente gerado na opção Novo Censo.
- Informe o Ano Calendário, a Unidade e Curso.
- Em Alterar, selecione os dados que deseja alterar: Cursos (este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Faculdade), Escolas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Alunos, Turmas(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola), Docentes ou Gestores(este somente ficará habilitado quando o tipo de layout selecionado for do tipo Escola).
- Clique no botão Alterar censo para que o sistema inicie o processamento.
- Após Alterar censo, na parte superior da tela, o sistema exibe abas correspondentes aos itens marcados no campo Alterar. Assim sendo, se forem marcados os itens Cursos, Alunos e Docentes, as três abas surgirão no canto superior da tela.
- Através destas abas é possível editar/alterar os registros de forma semelhante a uma planilha do Excel.
Aba Cursos
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos cursos da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
- Nas abas Laboratórios e Pólos dos cursos a distância localizadas na parte inferior da tela, você deve informar manualmente os locais onde as disciplinas são ministradas. Ou seja, informar os códigos dos locais.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Aba Alunos
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos alunos da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
- Na aba Cursos do Aluno você deve informar os cursos que os alunos cursam na instituição.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Aba Docentes
- Nesta aba, o usuário realiza as alterações referentes aos docentes da instituição.
- Em Busca é possível localizar sentenças cadastradas.
- Informe em Localizar a sentença desejada e em Campo selecione a coluna da tabela onde deseja encontrar tal sentença.
- Através do botão Processar campos calculados você realiza os cálculos de todos os campos calculados que foram alterados.
Na aba Cursos do Docente, o usuário deve informar os cursos que os docentes ministram aulas na instituição.
- No campo Instruções o sistema exibe instruções referentes ao menu selecionado.
- Para salvar as alterações realizadas clique em Aplicar Alterações e para cancelar clique em Cancelar Alterações.
Remover Censo
- Com esta opção marcada é possível remover qualquer censo anteriormente gerado.
- Informe o Ano Calendário e clique no botão Remover censo.
- Importante: ao realizar a remoção de um Ano Calendário, todos os dados serão perdidos.
Copiar dados
- Com esta opção marcada é possível copiar os dados de um Ano Calendário para outro.
- Informe Ano Calendário de origem, marque os Períodos Letivos do destino
- Defina a Unidade e o Curso.
- Informe o Ano Calendário de destino.
- Em Copiar informe os dados que deseja copiar.
- Para copiar clique no botão Copiar dados.
Exportar arquivos
- Com esta opção marcada é possível exportar para a sua máquina os dados do censo de um ano calendário específico.
- Informe o Ano Calendário e a Unidade.
- Em Caminho do Arquivo você deve informar onde o arquivo vai ser salvo em sua máquina.
- Em Exportar informe os dados que deseja exportar.
- No campo Caracter separador de campos informe qual caracter será usado para separar os campos.
- Para exportar clique no botão Exporta Arquivo.
Importar dados
- Com esta opção marcada é possível importar para a sua máquina os dados do censo de um ano calendário específico.
- Em Caminho do Arquivo você deve informar onde o arquivo está salvo em sua máquina.
- No campo Caracter separador de campos informe qual caracter vai ser usado para separar os campos.
- Para importar clique no botão Importar Arquivos.