Aulas - WebGiz Professor
- Nesta opção, o professor inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.
- Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:
Índice
Aulas
Filtros
- Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
- 1º - Definir a Turma.
- 2º - Informar a Disciplina.
- 3º - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
- 4º - Informar a Etapa.
- Importante:
- Filtro Grupo Acadêmico: caso a disciplina selecionada possua Grupo Acadêmico associado no Giz, o sistema irá apresentar o campo Grupo Acadêmico para seleção.
- Selecionando o grupo acadêmico:
Incluir Aulas
- Para cadastrar a aula, o professor deverá:
- 1º - Definir a Data da Aula: neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme limite de lançamento configurado pela instituição.
Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.
- O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.
- 1) A instituição definiu o período de datas considerando a sub turma, ou seja, datas inicial e final para a sub turma no cadastro da turma. Através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.
- No portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
- 2) Ou a instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas.
- Importante:
- Caso as datas da sub turma não estejam preenchidas, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.
- Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
- 2º - Informar a Aula: ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
- 3º - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
- 4º - Indicar a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
- 5º - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
- 6º - Clicar em Salvar.
- Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.
Exemplo: *O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 26/06/2019 para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
*Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), subturma e etapa, e preencher: *Data da aula: 26/06/2019 *Número da aula: 1 *Conteúdo Ministrado: Aula de aritmética. *Tarefa extra: Trabalho de campo. *Quantidade de aula: 2
*O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
- Após o cadastramento da aula é possível, através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:
- 1 - Editar
- 2 - Excluir
- 3 - Lançar Faltas
Criar Múltiplas Aulas
- Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.
- Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão Continuar.
- O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.
- Disciplina com grupo acadêmico associado:
- O sistema irá apresentar a coluna Grupo Acadêmico para seleção.
- Disciplina sem grupo acadêmico associado:
- Importante:
- A opção Ocultar Registro permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.
Editar Múltiplas Aulas
- Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.
- Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção Editar Múltiplas Aulas.
- O sistema exibirá a tela Geração de Aulas, permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.
- Disciplina com grupo acadêmico associado:
- Disciplina sem grupo acadêmico associado:
Copiar Conteúdo Ministrado
Atenção:
- Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
- O professores pode ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele apenas fazer as alterações que necessitar.
Reorganizar Aulas
- Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro Usar numeração automática no cadastro de aulas.
- Importante:
- Para configurar este parâmetro é preciso logar como Administrador, menu Geral| Configurações| aba Configurações gerais.
- Existem 4 tipos para geração da numeração:
- 1) Desativado (Manual): No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
- 2) Sequencial por dia: A numeração é iniciada em 1 a cada dia cadastrado.
- 3) Sequencial por etapa: A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
- 4) Sequencial Único: A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.
- Observações importantes:
- → A sequência é por disciplina;
- → Ao clicar em Reorganizar Aulas, as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
- → Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
- → Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial Único, independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
- → Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial por dia ou Sequencial por etapa, a organização só ocorrerá na etapa selecionada.
Remover Múltiplas Aulas
- Esta opção permite excluir uma ou mais aulas ao mesmo tempo.
- Selecione as aulas que deseja remover.
- Na tela Remoção de Múltiplas Aulas, o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão Remover para excluir as aulas.
- Disciplina com grupo acadêmico associado:
- Disciplina sem grupo acadêmico associado:
Editar Aulas
- Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
- O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.
- Exemplo:
- Alterar Aula
Excluir Aula
- Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) esteja DESMARCADO na tela de Configurações do WebGiz.
- Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
- Tela de confirmação de exclusão da aula.
- :: Dica: Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada.
Lançamento de Faltas