Movimentação - Folha de Pagamento - Athenas3000

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3. MOVIMENTAÇÃO A Movimentação trata da parte operacional da Folha de Pagamento. Aqui serão localizados os procedimentos de Calculo de Folha, Movimentação de Funcionários e outros.

3.1. CÁLCULOS DA FOLHA


Nesta tela serão feitos todos os processamentos usuais de um Departamento Pessoal: Folha Mensal, Folha complementar, 13º salário, Folha quinzenal, Folha diária, Folha de adiantamento, Férias, Rescisão, Férias Coletivas. Alguns detalhes da tela Folha de Pagamento, onde serão processadas todas as folhas do mês:

Procura Procura os processamentos do mês desejado ou todos até a data presente. Nova Folha É utilizado para iniciar qualquer processamento Calcular Folha Calcula a folha somente do colaborador que está sendo visualizado na tela Processamento Define o tipo de processo: - 0 Folha Mensal; - 1 Folha Complementar; - 2 Folha Semanal – 1ª Semana; - 3 Folhas Semanais – Intermediárias; - 4 Semanal – Última Semana; - 5 13º Salário Adiantamento - 6 13º Integral - 7 Quinzenal – 1º Quinzena - 8 Quinzenal – 2º Quinzena - 9 Diária - 10 Adiantamento de Salário - 11 Férias - 12 Rescisão de Contrato - 13 Férias Coletivas Colaboradores Define a classe de pessoas pelo qual será feito o processamento (sócio, funcionário, etc.). Data Folha É data de inicio do cálculo da folha, esse campo virá sempre informado com o último dia do mês corrente, ficando a critério do usuário alterar informando a data do dia em que a folha estiver sendo processada.

Data Pagamento É a data de pagamento da folha e deverá sempre constar do dia em que a mesma será paga mesmo que for no mês seguinte ao mês corrente. Esta data é de suma importância também quando houver proporcionalidade de dias a serem pagos. Lembrando que o Athenas3000 utiliza esse campo para o regime de caixa na apuração do IR e regime de competência no cálculo do INSS. (Ver Art. 20, da Instrução Normativa INSS/DC nº 89/2003). Folha Base Número do processamento (código da folha) que você quer como base de cálculo, serve de referência para o processamento das folhas complementares. Colaborador Funcionário a qual se refere Colaboradores Desta Disponibiliza um acesso rápido a todos os colaboradores em processamento Observações Lançamentos Relação de todas as verbas fixas ou variáveis do colaborador podendo ser alterado Contra-Cheque Contra cheque do funcionário (da forma que será impresso) Adiantamento Filtros Utilizado para calcular processo por seção ou tomador V Este botão permitirá que o usuário abra a tabela de lançamentos variáveis diretamente no funcionário selecionado; |◄ Exibe o Primeiro registro; ◄ ► Corre a pesquisa pra frente e pra trás; ►| Exibe o último registro; + Inclui um colaborador após cálculo da folha. Nesta opção o usuário deverá observar também quanto aos lançamentos do mesmo, assim é necessário que após incluí-lo o usuário clique no botão L para que o sistema busque todas as verbas lançadas no fixo e nas variáveis, em seguida basta clicar no botão cálculo da folha novamente para que o sistema processe o cálculo desta vez somente do funcionário incluído. É importante lembrar que uma vez que o usuário já tenha apurado a GPS, ele deverá cancelar a apuração para após incluir o funcionário, calcular a folha, efetivá-la novamente e então apurar a GPS. ־ Exclui um colaborador após o cálculo da folha. Também é importante lembrar que uma vez que o usuário já tenha apurado a GPS, ele deverá cancelar a apuração para após excluir o funcionário da folha, efetivá-la novamente e então processar novamente a apuração da GPS.

As guias: Colaboradores/ Colaboradores desta Folhas/ Contra-Cheque /Folha – são apenas para visualização dos dados na tela.

Alguns Atalhos na Tela da Folha • Ao clicar duas vezes com o mouse sobre o nome do colaborador o usuário poderá acessar o cadastro de funcionário. • Um clique duplo na palavra “Cálculos Folha de Pagamento” na barra de título irá abrir uma tela com os detalhes do funcionário selecionado permitindo visualizar informações gerais do mesmo como bases de cálculos e outras informações gravadas no ato do cálculo da folha. Por exemplo, ao calcular a folha, um determinado funcionário estava sem a função definida, depois de calculada a folha, ao clicar no local indicado o campo Cód.Função estará vazio, (mesmo que o usuário o tenha alterado no cadastro após o calculo da folha), então digite o devido código e clique em OK para gravar. • Ainda na tela do cálculo da folha de pagamento existe um símbolo representado por um quadro minúsculo com um pontinho no centro, localizado na mesma linha da palavra Lançamentos logo abaixo dos dados referentes a Limite de Férias, Salário Base e Situação que possibilita ao usuário apagar todos os lançamentos do Funcionário selecionado de uma única vez. • Procura Pressionando as teclas Alt + P ou clicando com o mouse no botão da procura o sistema permitirá fazer a pesquisa por folhas já processadas conforme seleção a ser feita.

Atenção: todas as verbas que aparecem no contracheque têm como base os lançamentos fixo e os variáveis.

É importante lembrar que para processamento de uma folha o usuário deve obedecer a seguinte ordem: 1º) Verificar se o mês da competência é o desejado, observando também a Empresa e Filial; 2º) Incluir as tabelas dos parâmetros e obrigações mensais; 3º) Atualizar o cadastro de funcionário quando houver inclusões e exclusões ou verbas fixas a serem lançadas, lembrando que a folha mensal só deve ser processada depois de efetivadas todas as folhas de férias e rescisões existentes naquele mês; 4º) Fazer lançamentos das Variáveis do mês; 5º) Informar no Movimento do Funcionário as situações de afastamento (licença maternidade, auxilio doença, acidente de trabalho, etc.) quando existir. Após todas estas verificações é que iniciamos o processo de cálculo de uma nova folha.

Botão direito do mouse

Existem opções que facilitam e agilizam o trabalho do usuário. Ao clicar com o Botão Direito do mouse sobre a tela de Calculo da Folha serão exibidas essas opções. Estaremos agora descrevendo cada uma:


1. Criar Folha Para Todos os Funcionários: processam o cálculo das folhas de todos os funcionários, tem a mesma funcionalidade do botão Folha para Todos. 2. Gerar RPA’s com Base nas Notas Fiscais 3. Lançar Verbas Para Todos Funcionários: copia as verbas para todos os funcionários dessa folha. 4. Opções a. Avisar Sobre Empresa Selecionada b. Visualizar Fotografia c. Selecionar Apenas Folhas do Mês Corrente – quando marcada, na Procura, só serão listadas as folhas da competência que o usuário estiver trabalhando. d. Editar GRFC e. Remunerações para Fins Rescisórios Incluem Médias f. Remuneração para Fins Rescisórios Inclui Verbas de Salário Fixo g. Não Calculam Salário Família Férias h. Não Calcular Médias Automáticas para Décimo Terceiro i. Não Arredondar j. Lançar Médias Detalhadas k. Permitir Valor Liquido Negativo l. Impressora com Saldo de Linha 5. Reapurar Bases 6. Reler Dados Cadastrais: busca no cadastro do funcionário as últimas alterações caso o funcionário tenha sido enviado para a Folha sem alguns dados que prejudicariam o Cálculo ou influenciariam na SEFIP, GPS, e outros. 7. Calcular Todas Folhas de Um Tipo no Mês 8. Lançar no Contas a Pagar: cria um lançamento financeiro (para empresas que utilizem o modulo Administração) 9. Calcular Todos: Processa o calculo da Folha para todos os Funcionários de uma só vez. 10. Cancelar Cálculo da Folha 11. Excluir Folha de Pagamento: se houver GPS apura nessa competência, essa opção será desativa, basta cancelar a GPS para reativá-la.

3.1.1 Procedimentos para cálculo de Folha de Pagamento mensal Tipo 0 - Folha Mensal

Trata-se da folha do mês e só deve ser processada após todas as outras estarem efetivadas. A seqüência exata a ser seguida para criação da Folha de Pagamento Mensal é a que segue: 1. Clique no botão Nova folha (para qualquer processamento há necessidade de ser solicitado uma Nova Folha) e selecione os itens: Tipo de Processamento, Colaboradores, Data Folha, Data Pagamento e se necessário Data Base; 2. Clique com botão direito do mouse em qualquer área da tela que não seja um botão, aparecerá um menu, escolha “criar folha para todos os funcionários” ou clique no botão Folha para Todos, aparecerá na tela uma outra tela menor com a mensagem de aguarde e será então processado o cálculo das folhas de todos os funcionários (de acordo com as verbas lançadas no cadastro dele), visualizando um a um, após isso aparecerá o contra-cheque de cada funcionário com suas devidas verbas; 3. Para validar a folha para cálculo dos impostos e informações como CAGED, RAIS e SEFIP, será necessário clicar no botão “efetivar” (canto superior direito).

3.1.2 Procedimento para processamento de Folha de Adiantamento Salário Tipo 10 – Adiantamento de Salário


A seqüência para calculo da Folha de Adiantamento: 1. Clique no botão Nova folha; 2. Selecionar o processamento: Adiantamento; 3. Informar a Data da Folha e a Data de Pagamento; 4. Na aba adiantamento/ parâmetros/ base de cálculo escolha a opção desejada; 5. Selecionar o colaborador/ funcionário, ou, para todos os funcionários, passe para o próximo item; 6. No campo percentual de adiantamento digite o valor percentual desejado. Se existirem funcionários com percentuais de adiantamento diferentes, será necessário cadastrar o valor do percentual no cadastro do funcionário em dados básicos. (Cadastro/pessoas/funcionários/dados básicos), o que dispensa o preenchimento do campo valor do percentual do adiantamento. Se preferir poderá ser definido o valor para cada colaborador, seguindo os seguintes passos:

                       * em parâmetros, selecione a opção Valor; 
                       * digite o valor no campo percentual de adiantamento; 
                       * clique no botão calcular adiantamento.

Observação: este procedimento deverá ser feito para cada colaborador.

7. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “criar folha para todos os funcionários”, ou clique no botão Folha para Todos; 8. Efetivar.

Observação: para o funcionário que não tem adiantamento será necessário preencher o campo % Adiantamento do cadastro do funcionário com -1.

Base de Cálculo Base de valores para o adiantamento Salário Contratual Será calculado o adiantamento sobre o Salário Contratual Verbas Fixas A base do cálculo será todas as verbas fixas Valor Possibilita colocar o adiantamento em valor (manualmente). Percentual de Adiantamento Percentual sobre a base selecionada acima ou o valor quando o mesmo for ativado (a opção Valor) Calcular Adiantamento Calcula o adiantamento individualmente. Não deve ser clicado no primeiro momento, somente depois de haver um funcionário selecionado.

3.1.3 Procedimentos para cálculo de Folha de Férias Tipo 11 - Férias

Após cada período de 12 meses trabalhados (chamado "Período Aquisitivo”), o empregado faz jus a um período de descanso (chamado Período de Gozo). É a empresa que escolhe a data em que o empregado entra em gozo de férias, devendo comunicar ao mesmo com 30 dias de antecedência. O pagamento deverá ser efetuado com dois dias de antecedência ao período de descanso. (Ver art. 134 e 136 da CLT)

O processamento de uma folha de férias é basicamente o mesmo de outras folhas:

1. Clique em Nova Folha; 2. Selecione o Tipo de Processamento 11 - Férias; 3. As datas também são importantes, principalmente em se tratando de férias rateadas no mês, após informar esses dados o usuário deverá. 4. Selecione o funcionário que irá gozar as férias clicando no botão de pesquisa, trazendo o mesmo para tela do cálculo. Alguns dados virão do cadastro de funcionário, sendo importante observar que o limite de férias aparecerá na cor amarela ou vermelha, sendo que a cor vermelha serve de alerta quando o funcionário estiver completando dois períodos vencidos. 5. Clique na guia Férias (á direita) e preencha todos os parâmetros necessários para o cálculo da mesma: 6. Depois de informado todos os parâmetros o usuário deverá clicar no botão Calcular Férias, e para finalizar o cálculo, clicar em Calcular Folha. 7. Por ultimo, clique no botão Efetivar.

È importante lembrar que os relatórios de férias somente serão impressos se a folha for efetivada. Parâmetros Data da Folha Refere-se à data de início de gozo das férias, deverá ser igual à primeira data do Período de Gozo; Data de Pagamento É calculada automaticamente baseada na Data da Folha; Período Aquisitivo Período que o programa irá utilizar para calcular as médias; busca do cadastro de funcionários no campo Data Início de Férias; Data Aviso Data que o colaborador foi avisado; conforme data da folha também virá automaticamente já considerando que o aviso deve ser dado com antecedência mínima de 30 dias; Período de Gozo Período em que o colaborador irá gozar as férias; Corresponde a data inicial e final das férias a serem gozadas; Rateio por Mês Período em que o colaborador utilizará férias no período; Caso esse item seja marcado o sistema irá ratear na folha mensal o período de férias gozadas; Recibo c/ Rateio Opção de recibo quando as férias é rateada; Uma vez selecionado possibilita ratear o recibo das férias; Médias Férias Somatório de todos os cálculos de médias tais como hora extra, férias, DSR. Informar em valores o corresponde á média do período e deve ser informada manualmente caso não tenha sido calculado em folhas anteriores; Médias 13º Somatório dos cálculos de médias. Informe também as médias de 13º a serem pagas no período. No cadastro das verbas referentes deverá estar marcada a opção Medias 13º/Férias; Abono Dias do abono; uma vez marcado este item o sistema irá abrir outro campo onde deverá ser informado o período correspondente aos dias abonados; Licença Remunerada Uma vez marcado este item o sistema irá abrir outro campo onde deverá ser informado o período correspondente aos dias de Licença Remunerada; Salário 13º Selecionar caso o colaborador optar por receber nas férias; este campo selecionado ira gerar na folha de férias o adiantamento da 1ª parcela do 13º; Médias Calcula a média dentro do ano que a folha está sendo processada, desde que, as folhas mensais tenham verbas referentes ao calculo de médias; Faltas Faltas que irão incidir no período de gozo; Corresponde a totalização dos dias conforme cada situação; Férias Período em que o colaborador estará de férias; Corresponde a totalização dos dias conforme cada situação; Abono Dias de abono; Corresponde a totalização dos dias conforme cada situação; Imprimir formulários Na mesma tela do cálculo da folha de férias é possível imprimir o recibo, aviso ou ambos ao mesmo tempo. Aviso Aviso de férias; Recibo Recibo de feiras; Ambos Imprimir na Mesma Página Imprime aviso e recibo na mesma página

Uma vez Efetivada a Folha de férias, o sistema gravará no histórico a movimentação, alterará a Situação do funcionário e também atualizará o campo Data Inicio Férias no cadastro para pagamento correto no próximo período. Dessa forma, se a Folha de Férias tiver que ser cancelada (excluída) é necessário que sejam feitos ajustes no cadastro do funcionário. 3.1.4 Procedimentos para cálculo de Folha de Rescisão de Contrato Tipo 12 – Rescisão de Contrato


Procedimento para cálculo da folha de rescisão 1. Clique no botão Nova folha 2. Selecione o Tipo de Processamento 12 – Rescisão Contrato 3. Informe a Data da Folha - essa é a data de afastamento do funcionário e a Data Pagamento será calculada automaticamente. 4. Na guia Rescisão, selecione o Tipo de Dispensa e a causa de afastamento; 5. Selecione o Tipo de Aviso Prévio; 6. Informe as datas de Aviso Prévio e Afastamento; 7. Em GRFC é necessário o preenchimento do campo saldo do FGTS 8. Clique no botão Calcular, depois clique em Calcular Folha; 9. Clique em Efetivar

È importante lembrar que os relatórios de rescisão somente serão impressos se a folha for efetivada.

OBS: se o colaborador está sendo demitido 30 dias antes da comunicação coletiva será necessário marcar a opção “art. 9 para rescisão a 30 dias da convenção coletiva” que fica no canto inferior direito.

Parâmetros Tipo de Dispensa Motivo pelo qual o colaborador será dispensado; Causa do Afastamento Motivo pelo qual o colaborador será dispensado; Tipo de aviso Prévio Trabalhado Indenizado Fim Contrato Data do final de contrato de experiência ou qualquer outro com data prevista Acordo Qualquer opção que não anterior; Datas Aviso Prévio Data da comunicação ao colaborador da sua dispensa normalmente no mês anterior; Afastamento Data da saída do colaborador; Média de Férias Médias que incidirão nas férias Médias 13º Médias que incidiram no 13 da rescisão Códigos Movimentação O sistema trará os códigos automaticamente baseados no Tipo de Afastamento Depositado Se o FGTS do mês da rescisão já foi depositado Saldo do FGTS Será o valor da conta ativa do funcionário Data Dissídio Data que ocorre a comunicação coletiva do sindicato específico Base Anterior Utilizado para rescisão complementar (sindicato será colocado o código da rescisão base)

3.2. MOVIMENTO DO FUNCIONÁRIO


Nesta tela são registradas todas as movimentações do funcionário. O cadastro de Lançamento de Movimento de Funcionário é responsável pelo registro de toda movimentação ocorrida do funcionário no decorrer do contrato de trabalho. Nesta tabela registra-se o tipo de movimento com todos os detalhes necessários para impressão e visualização dos relatórios. Alguns dados gravados nesta tabela influenciarão no cadastro de funcionário, lançando pra lá a informação e atualizando o registro automaticamente. Nele também o usuário irá imprimir os seguintes relatórios:

1) Contrato de Experiência (pode ser padronizado) 2) Aviso Prévio 3) Pedido de Inscrição do Pis e outros


Colaborador Selecionamos o colaborador e ao teclarmos Encher, abrirá abaixo uma linha com as informações principais do registro a serem dadas. Data Informe a data em que ocorre o movimento Tipo de Movimento Aqui o usuário deve selecionar uma das opções abaixo relacionadas conforme o registro a ser gravado: - Operação Digitada Livremente - Movimentos Anteriores - Admissão - Transferência de Filial - Troca de Cargo - Troca de Seção - Troca de Centro de Custo - Troca de Tomador de Serviço - Troca de Sindicato - Pagamento de Contribuição Sindical - Pagamento de Contribuição Confederativa - Alteração de Situação - Aviso Prévio - Avisado de Férias - Rescisão de Contrato - Troca de Carga Horária - Reajuste de Salário - Registro de Contrato de Experiência - Saída de Férias - Retorno de Férias - Pedido de Inscrição do Pis - Licença sem Vencimentos - Afastamento de Licença Maternidade Observação: Todas essas movimentações serão gravadas e visualizadas na guia Histórico no cadastro do funcionário, para posteriormente ser impresso através do relatório: Ficha Funcional.

Anterior No cadastro de funcionários (nos dados básicos) existe um campo onde se classifica a situação do funcionário, esta classificação se da através de um registro que vai de 0 a 10. Com base nesta numeração informa-se o código da situação existente anteriormente e a nova após o registro. (Ex: Licença Maternidade: código anterior 1, novo código 4).

Observação: Esses códigos seguem a ordem do cadastro de funcionário no campo Situação. Novo Este campo funciona como descrito acima, porém refere-se ao novo código da situação. Observação Serve para digitação do cliente, caso seja necessário incluir qualquer tipo de observação ao imprimir o relatório. Tipo do Relatório Relatório do Evento Relatório do Histórico Personalizar


3.2.1 Detalhes do Movimento

Algumas dessas opções acima serão dadas e havendo a necessidade de complementar a informação no campo à direita referente aos Detalhes do Movimento, após cada tipo selecionado abrirá um dos itens disposto em números de 1 a 8 da seguinte forma:

3.2.1.1 Geral - Neste campo será registrado as datas iniciais, finais e de retorno caso seja necessário; 3.2.1.2 Aviso Prévio/Pedido de Demissão/Dispensa - Complementa as informações para impressão do Aviso prévio do empregador ou do empregado; 3.2.1.3 Contrato de Experiência - Informe todos os dados do Contrato, havendo ou não prorrogação;

 3.2.1.4 Transferência de Filial - Neste campo deve ser registrado o código na nova filial para a qual o funcionário foi transferido.

3.2.1.5 Contrato Individual Safrista – O item 5 só será preenchido quando o usuário necessitar imprimir um contrato individual de Safrista, ou seja, aquele que recebe por cada Safra colhida semanal ou mensalmente; 3.2.1.6 Advertência/Suspensão - Neste campo será registrado as datas iniciais e de retorno e o numero de dias de suspensão, assim como Responsável e a Ocorrência; 3.2.1.7 Ficha de Salário Maternidade - Neste campo será registrado as datas iniciais e de retorno e o numero de dias da licença, assim como outras informações necessárias; 3.2.1.8 CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho – • Dados Gerais • Local do Acidente • Ferimento • Testemunhas • Atendimento Médico • Lesão • INSS Importante: Para gravação de todos os dados desta tabela é necessário que o usuário proceda da seguinte forma: após a digitação dos dados a esquerda, caso seja necessário complementação nos detalhes do movimento (à direita), o usuário deverá após digitar essas informações gravar o registro indo com a setinha para baixo criando uma nova linha e novamente para cima.

Exemplos de Movimentação:

Movimentação de Afastamento por Licença Maternidade a) Selecione o Colaborador; b) Clique na tela e insira uma nova linha com a seta para baixo; c) Informe a Data do afastamento no campo Data, o Tipo de Movimento: 12-Alteração de Situação, o código da situação anterior e o novo. O campo Observação fica a critério do usuário. Ao descer a linha para gravar a informação, o programa perguntará se deseja efetivar a alteração, confirme. d) Abrirá a guia de numero 7, o programa preencherá automaticamente as respectivas datas e os campos devidos. e) Entre no cadastro do Funcionário, e confira a alteração. f) O programa criará automaticamente a linha com a informação da movimentação na próxima consulta.

A seguir, a tela com o exemplo citado:


OBS: Após informar a situação 4, use seta para baixo para gravar informações, confirmando a efetivação que irá gravar os seguintes campo na tela do cadastro do funcionário: Tela de Cadastro de Funcionário

Situação = 4 -Afastado Licença Maternidade

                   Data Situação =Informe a data de início do afastamento

Esse procedimento será repetido para todos os outros movimentos de afastamento e retorno, observando apenas os códigos que deverão ser lançados de acordo com o tipo de movimento.

3.3 LANÇAMENTOS VARIÁVEIS


Nesta tela serão lançados as verbas, ou eventos que ocorrerão eventualmente. Código Código do funcionário ou digite o inicio do nome e tecle ENTER (o sistema localizará a pessoa) Inicio e Fim Data que começa e termina a validade do lançamento (pode-se usar para descontar um empréstimo em 3 vezes, de 30/09/2004 a 30/11/2004) o sistema descontará três parcelas no período indicado. Verba De preferência tenha o código da verba em mãos, para adiantar o lançamento. Qtde No caso de Hora Extra, Faltas, e outros informe apenas a qtde. 3.4 REAJUSTE DE SALÁRIO A tela do Reajuste de Salário possibilita que o usuário reajuste de uma única vez tanto o Salário Contratual de cada funcionário quanto todas as verbas Fixas mais o Salário Contratual de um a um em todas as empresas e filiais ou em separadas.



Empresas/Filiais Aplica o reajuste em todas as empresas e filiais cadastradas Sindicato Aplica o reajuste por sindicato. Reajuste Sobre– Salário Contratual – Atualiza somente o contratual de cada funcionário. Salário Fixo – Além do contratual atualizará também as verbas que estiverem como tipo salário fixo.

Faixa de Valor Caso o usuário queira conceder o reajuste apenas para um grupo, estipulando uma faixa de valores inicial e final. Selecionar Lista no campo a direita todos os funcionários com seus respectivos códigos, nomes e valores atuais antes do reajuste e novos valores, após clicar no botão reajustar. Reajuste Selecione a opção de reajustar por percentual ou valor. Percentual/Valor O usuário deverá selecionar uma opção de reajuste que deverá ser por percentual ou valor a ser especificado no mesmo instante no campo á direita. Quando o item selecionado for o de reajustar em valor, o usuário deverá informar o valor a mais a ser corrigido sobre o salário contratual ou fixo do funcionário conforme situação já definida. Selecionar Lista no campo a direita todos os funcionários com seus respectivos códigos, nomes e valores atuais antes do reajuste e novos valores, após clicar no botão reajustar.

Reajustar Executa o reajuste automaticamente.


3.5 FIXAR MÊS FOLHA


Nessa tela o usuário deixará definido o mês padrão para quando ao abrir o programa, já vir definido para todas as empresas.

3.6 ASSISTENTE DE TRABALHO EM LOTE


É utilizado para executar uma determinada tarefa, ou várias para todas as empresas ao mesmo tempo, ou, varias tarefas para uma empresa ao mesmo tempo. Essas tarefas são:

• Geração/Calculo o Folhas o GPS o DARF o SEFIP o Arquivo DIRF • Impressão de Relatórios

É importante citar que o Assistente de Trabalho em Lote utiliza o período definido na tela Fixar Mês da Folha e que deverá sempre ser conferida se as tabelas dos Parâmetros/Obrigações Fiscais estão devidamente preenchidas.

Para utilizar o Assistente de Trabalho em Lote, selecione as tarefas que serão executadas e clique em Avançar:


Preencha ou confirme as datas e os procedimentos a serem executados e clique em Avançar:


Selecione as empresas e clique em Avançar.