Introdução - Folha de Pagamento - Athenas3000
Índice
Apresentação
Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário, todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de todo o potencial do seu sistema gerencial integrado Athenas3000.
Forneceremos aqui, informações sobre os métodos de utilização do programa, suas variações e seus recursos adicionais, complementados tudo com muitos exemplos.
Visando um melhor aproveitamento do programa, recomendamos inicialmente a leitura completa deste manual, sempre na mesma ordem que aparecem os assuntos e acompanhando com a execução simultânea no microcomputador.
Como o Athenas3000 é um sistema bastante abrangente e flexível, este manual não esgota toda a sua potencialidade de recursos. Ocasionalmente somos surpreendidos por usuários que descobrem novas e interessantes maneiras de uso de alguns recursos.
O Athenas3000 está continuamente sendo aperfeiçoado, sendo assim, as alterações e implementações serão editadas em forma de suplementos ou novas versões.
Para iniciar a utilização do programa, é necessário que haja informações básicas.
Poderá ocorrer de algumas empresas não necessitarem de todas as informações que o Athenas3000 pode oferecer, porém caberá ao administrador da empresa definir como usufruir o máximo de informações que lhe for útil.
Visão Geral - Principais teclas e botões comuns a todo o programa
UTILIZANDO O PROGRAMA
Principais teclas e botões comuns a todo o programa
Em todas as telas existem os botões de movimentação, que podem ser acionadas através do mouse ou utilizando a tecla [alt] junto da letra sublinhada do botão desejado. Exemplo: [alt] + A – aciona o botão alterar. São eles:
Incluir – utilizado para inclusão de dados.
Alterar – utilizado para alteração/ajuste de alguma informação.
Excluir – utilizado quando se deseja excluir determinado registro. Em algumas telas esta opção não estará disponível ou em caso de utilização de determinado dado para outras informações, não será possível a exclusão. Exemplo: um fornecedor já cadastrado e utilizado em um registro de contas a pagar/receber, não será possível a para ele.
Atualizar – refazer conexão com o banco de dados.
Procurar – auxílio na localização de determinada informação na tela específica. Abrir-se-á outra tela para que o usuário defina a melhor forma de localizar a informação que almeja.
Imprimir – abrir-se-á uma outra tela para que o usuário defina as informações que necessita para imprimir diretamente o relatório sem necessidade de visualização. Eventualmente esse botão abrirá um novo menu de impressão.
Visualizar – comando para imprimir em tela o relatório. No cabeçalho do relatório existe a opção de melhorar a visualização com o aumento do zoom, ir para a primeira ou última página, ou ir para a próxima ou para a página anterior e imprimir.
Fechar – fecha a tela ora utilizada.
Primeiro registro – Ir para o primeiro registro.
Registro Anterior – Ir para o registro anterior.
Próximo Registro – Ir para o próximo registro.
Último Registro – Ir para o ultimo registro.
Procura – abrir a tela de Procura.
OK – confirmar inclusão ou alteração de dados.
Cancela – cancelar a inclusão de um registro ou alteração efetuada e ainda não confirmada.
Existem acessórios que podem ser acionados em qualquer lugar do programa a partir da tela principal. São eles:
Janelas Abertas – abre a tela de Acompanhamento de Tarefas onde poderá ser monitorada toda a atividade em execução no Athenas3000.
Agenda do Usuário – abre a tela de Agenda do Usuário, que poderá ser utilizada e visualizada toda vez em que o programa for executado.
Calculadora – efetua pequenos cálculos matemáticos.
Abrir Arquivo de Alterações – visualiza o arquivo das Modificações.doc onde será encontrada as ultimas alterações feitas no sistema.
Protocolo de Documentos – abre a tela de Protocolo de Documentos
Atalho para acessar o site www.Athenas3000.Com.br
Tela de Procura
Tela de Procura
As opções de procura são bem completas. O usuário poderá definir o “campo” e caso alguma opção não esteja ativa, basta clicar na pasta “campo de pesquisa” e adicionar o campo desejado com um clique duplo. Esta definição ficará gravada na máquina que o utilizar, não sendo necessário adicioná-lo novamente.
Exemplo: se usuário precisar localizar um registro pelo endereço e este não estiver no “campo”, ele poderá incluir indo para a pasta “campo de pesquisa”, selecionando no item campos possíveis, o campo “endereço” e confirmado com o sinal de maior. Imediatamente este campo será acrescentado, e voltando à “condições de pesquisa” continua a sua localização.
Prosseguindo na pesquisa, temos a opção “comparação” que pode ser: igual a (no caso de procura, por exemplo, com nome igual à Maria), menor que e maior que (para valores numéricos, exemplo procura por código), maior ou igual e menor ou igual (.......), contendo (para trechos de nomes), está em branco e não está em branco, iniciado com e terminado com (defini-se o inicio ou o fim de um nome ou um número).
No campo “comparar com” é onde se registra a letra ou número dos campos especificados no item anterior. O usuário também pode definir outros parâmetros de comparação, especificando nas linhas abaixo, com as opções “e/ou” e redefinindo sua procura. Logo após clica no botão executar e aparecerá o resultado da pesquisa.
Pode-se ordenar até quatro campos de pesquisa definidos, classificando-os em ordem crescente ou decrescente, para isso, basta ir à planilha “classificação de pesquisa” e selecionar a forma que se deseja visualizar o resultado.
Depois de definido a forma de procura pode-se imprimir um relatório, clicando na opção imprimir que irá abrir uma tela de assistente de geração de relatório, onde o usuário irá especificar o modelo, se deseja exportar ou deixar o arquivo deste relatório gravado, etc.
Caso queira saber o resultado em linguagem SQL desta pesquisa, basta ir à pasta “texto em SQL” e dar um duplo clique na tela.
FOLHA DE PAGAMENTO
MENU PRINCIPAL
No menu principal temos os itens: Arquivo, Cadastros, Movimentação, Relatórios, Ferramentas e Ajuda. Estaremos tratando cada item individualmente a partir de agora.
Arquivos
1. ARQUIVO
Nesta opção estarão os itens relacionados à configuração geral do sistema, trataremos apenas dos que estão relacionados à Folha de Pagamento.
1.1. Usuários
Aqui serão cadastrados todos os usuários do programa. É onde o usuário administrador irá informar ao programa o que cada usuário poderá acessar e fazer no programa. Define quais serão os usuários do programa, com a sua respectiva senha e qual o nível acesso de cada um.
Subdivide-se em:
1.1.1. Básico
1.1.2. Permissões
1.1.3. Folha
1.1.4. Copiar
1.1.5. Responsáveis
1.2. Configurações
São as configurações de utilização do programa. É onde o usuário administrador irá informar ao programa como ele deve proceder. Caso a opção esteja marcada (check), isso significa estar ativa. Para desativá-la basta clicar com o mouse sobre o campo e desmarcar. Subdivide-se em vários itens, mas como dissemos anteriormente, trataremos somente dos que estão relacionadas à Folha de Pagamento:
1.2.1. Geral
1.2.2. Administração
Na guia Administração está localizada alguns detalhes importantes para controle de pessoas.
1.2.2.1. Códigos padrões/Pessoa Padrão
1.2.2.2. Seqüências
1.2.3. Folha de Pagamento.
Verbas Contr. Confederativa
Devem ser devidamente informadas as verbas que integrarão a RAIS.
Verbas Contr. Assistencial
Verbas de Contr. Sindical
Verbas Faltas Todas as verbas de faltas que possuem o tipo: Unidade/Quantidade e que deverão deduzir a remuneração no mês.
Verbas Salário Família Todas as verbas para desconto de salário família.
Verbas Licença Maternidade Todas as verbas de Licença Maternidade
Código Índice Monetário para GPS em Atraso Informe o código do índice monetário que será utilizado para o calculo dos juros da GPS em atraso. Esse índice deverá estar cadastrado em Cadastros/Parâmetros/Moedas/Índices Monetários.
1.3. Contabilização
Esta opção irá criar os lotes contábeis no módulo Contabilidade referente a todas as Folhas de Pagamento bem como todos os encargos devidos à empresa. Para que a contabilização seja feita corretamente, os cadastros das Rotinas Contábeis deverão estar preenchidos corretamente (ver tópico: 2.2.16). 1.3.1 Dados
Selecione o período a ser contabilizado em Data Inicial e Data Final, marque a opção Contabilizar Direto; em Contabilizar, marque a opção Folha, e clique no botão Contabilizar.
Se as Folhas são feitas por seção, defina o código da seção a ser contabilizada no campo Fixa Seção e clique no botão Contabilizar.
Esse procedimento criará lotes contábeis automaticamente no módulo Contabilidade. (Para consultar os lotes contábeis, por favor, verifique o Manual de Contabilidade Athenas3000).
Para que a contabilização seja efetuada com sucesso, também é necessário que o ano/exercício definido no modulo Contabilidade seja o mesmo que o definido para contabilizar.
1.3.2 Erros
1.3.3 Tabela de Erros
1.3.4 Lote
Se houverem erros durante o processo, os mesmos serão exibidos nesta tela.
1.5. Sair
Clicando nesta opção, o programa será fechado.