Mudanças entre as edições de "Assistente de Consultas"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> Este assistente irá auxiliá-lo a criar a instrução SQL que será utilizada para gerar os relatórios e enviar as mensagen...)
 
m (Protegeu "Assistente de Consultas" [edit=sysop:move=sysop])
(Sem diferença)

Edição das 08h41min de 19 de dezembro de 2008


Este assistente irá auxiliá-lo a criar a instrução SQL que será utilizada para gerar os relatórios e enviar as mensagens.


Passo 1:


Doc img 021.jpg


Descrição: coloque um nome na consulta que está criando.


Tipo


Mestre:


Detalhe:


Bancos Selecionados: passe para o lado bancos selecionados, aqueles que serão utilizados para realizar a consulta.


Passo 2:


Selecione as tabelas que irá utilizar na consulta para gerar os relatórios e enviar as mensagens.


Doc img 022.jpg


Passo 3:


Realize os relacionamentos entre as tabelas selecionadas anteriormente. O relacionamento deve ser criado entre os campos chave de todas as tabelas.


Pode ser criado manualmente através da seleção das duas tabelas nos campos Relacionar a tabela, Com e o Tipo Relacionamento. Selecione o campo em comum nas duas tabelas e clique no botão Adicionar Relacionamento.


Doc img 024.jpg


O relacionamento também pode ser criado automaticamente. Você deve selecionar as tabelas nos campos Relacionar a tabela, Com e o Tipo Relacionamento. Depois clicar no botão Relacionamento Automático.


Doc img 023.jpg


Este mesmo procedimento, deve ser realizado entre todas as tabelas selecionadas na tela anterior.


Doc img 025.jpg


Passo 4:


Selecione os campos que serão utilizados na consulta.


Doc img 026.jpg


Passo 5:


Se houver necessidade de utilizar campos calculados, selecione estes neste momento. Escolha o tipo de função: contar, somar, média, mínimo e máximo. Os campos média e soma devem ser obrigatoriamente com campos do tipo numérico.


Doc img 027.jpg


Doc img 028.jpg


Ao utilizar os campos calculados, aparecerá automaticamente os agrupamentos, que serão os mesmos campos selecionados na consulta. Não devem ser removidos.


Doc img 029.jpg


Se não for utilizar campos calculados, apenas clique no botão Próximo.


Passo 6:


Selecione a ordenação dos campos que aparecerá na geração dos documentos ou envio das mensagens.


Doc img 030.jpg


Passo 7:


Adicione os filtros que serão utilizados para visualizar os relatórios e o envio das mensagens.


Doc img 031.jpg


Passo 8:


Clique no Doc img 032.jpg para executar a instrução SQL e verificar o resultado da consulta criada.


Doc img 033.jpg