Mudanças entre as edições de "Atualização do Sistema Giz"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Passo 2)
Linha 74: Linha 74:
  
  
 +
<p align="justify"><font color="#ff0000">''':: OBSERVAÇÃO:''' </font></p>'''Antes de descompactar 
 +
o  Arquivo de atualização do SYS que fora baixado do CLIENTE ON-LINE, é necessário certificar-se de
 +
que não há nenhuma sessão do GIZ aberta, ou seja, ninguém pode  estar usando o GIZ no momento em
 +
que for feita a descompactação do arquivo.
 +
.'''
  
  

Edição das 15h17min de 16 de julho de 2009

Por que atualizar?

A Aix Sistemas procura sempre aprimorar a qualidade de seus produtos através de constantes atualizações nos mesmos visando adequar-se às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. Tal processo de melhoria contínua se dá não somente em função de eventuais falhas encontradas no sistema, mas também, e sobretudo, por sugestões colhidas juntos aos clientes, os quais repassam suas necessidades, de forma a tornar os produtos da Aix adaptáveis à realidade das instituições de ensino.

É importante ter em mente o quão importante é manter as versões atualizadas. Os motivos para isso são os seguintes:

- Ter acesso às novas funcionalidades implementadas;

- É possível que falhas com as quais algum usuário esteja se defrontando, e que venham a motivar algum contato com o setor de suporte da Aix, já tenham sido resolvidas na versão atualmente disponibilizada. Portanto, ao manter a versão atualizada o cliente ganha tempo em seus processos, evitando perdê-lo num contato com o suporte cuja motivação tenha se dado por causa de erro já solucionado na versão atual.

Toda versão do Giz é identificada por um código alfa-numérico. Por exemplo versão 3.57.


Por exemplo, para a versão 3.57.0, a composição do código da versão é o seguinte:

3.57 - Número da versão;

0 - Sufixo que indica que se trata de uma versão evolutiva, ou seja, uma versão na qual foram incorporados novos recursos oriundos de sugestões de clientes e/ou da própria Aix. No lugar do 0 poderia haver 1, 2, 3 e assim sucessivamente, o que indicaria uma versão corretiva, isto é, uma versão cuja confecçao fora motivada pela necessidade de correção de alguma falha na versão evolutiva anterior. Assim, a versão 3.57.1 seria a corretiva da versão evolutiva 3.57.0.


Quando atualizar?

A indagação que fica é a seguinte: quando a versão deverá ser atualizada?


Sempre que uma nova versão evolutiva ou corretiva for liberada, o cliente será avisado pelo gerente do setor de GRC (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da Aix via e-mail.


A periodicidade da liberação de novas versões vai depender das demandas relativas às correções feitas na versão e daquelas decorrentes dos pedidos de alteração dos clientes. Em outras palavras, não há uma periodicidade fixa ou pré-determinada para que novas versões sejam liberadas, pois a liberação depende das necessidades de correções e alterações.


O recebimento do e-mail enviado pelo setor de GRC é o sinal verde para que o cliente atualize sua versão. Tão logo o tenha recebido, é necessário atualizá-la o mais rápido possível, tomando o cuidado de seguir as orientações que constam no documento Aix Informa.


Como atualizar

Passo 1

Desconbrindo onde está o arquivo TABINST.DB (tabela de instituições)


Antes de atualizar a versão do Giz é necessário saber em qual máquina se encontra a tabela de instituições (TABINST.DB.DB). Para obter tal informação é necessário abrir o BDE Administrator (Borland Database Engine Administrator). Abre-se o BDE através do menu Iniciar/Programas/Giz for Windows/BDE Administrator.

Tela inicial do BDE.jpg

Uma vez dentro do BDE, clica-se sobre a aba "Configuration". Feito isso expande-se a opção "Configuration" clicando-se no sinal de + e em seguida faz-se a expansão dos ítens Drivers e Native. Feito isto, no canto esquerdo da tela aparecerão alguns ítens de configuração. O único que nos interessa é o ítem NET DIR.

Tela do tabinst com caminho do NET DIR.jpg

O conteúdo da propriedade NETDIR nada mais é do que o caminho da pasta onde está o arquivo TABINST.DB. Assim sendo, deve-se ir à pasta onde o mesmo se encontra e abrí-lo. O arquivo que abre o TABINST.DB é o DATABASE DESKTOP. Para abrir o TABINST basta clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse e em seguida escolhar a opção "Abrir com" em em seguida escolher DATABASE DESKTOP, tal como ilustrado na figura abaixo.

Tela abrir com.jpg

Com o TABINST.DB aberto é possível saber qual pasta corresponde aos arquivos do dicionário de dados (SYS). Tal informação está disponível na coluna INS_PATH_SYS do TABINST. A visualizaçaõ do TABINST.DB através do DATABASE DESKTOP é ilustrada pela figura abaixo.

Tela do tabinst.jpg


Passo 2

Atualizando a pasta SYS (dicionário de dados)


Para que a estrutura das tabelas esteja em conformidade com a versão do Giz, nao basta atualizar o executável, é necessário atualizar também a pasta SYS. Para baixar o arquivo de atualização da pasta SYS, é necessário acessar o ítem Atualização - Cliente On-line e clicar sobre o link que se encontra no campo "Arquivo SYS". O arquivo deverá ser salvo na pasta SYS utilizada pela instituição. O caminho da mesma é informado na coluna INS_PATH_SYS, conforme foi informado na seção anterior. Uma vez salvo o arquivo nesta pasta, basta descompactá-lo dentro da mesma.

OBSERVAÇÃO: Antes de descompactar o arquivo de atualização do SYS que fora baixado do CLIENTE  
ON-LINE, é necessário certificar-se de que não há nenhuma sessão do GIZ aberta, ou seja, ninguém 
pode  estar usando o GIZ no momento em que for feita a descompactação do arquivo.


:: OBSERVAÇÃO:

Antes de descompactar
o  Arquivo de atualização do SYS que fora baixado do CLIENTE ON-LINE, é necessário certificar-se de 
que não há nenhuma sessão do GIZ aberta, ou seja, ninguém pode  estar usando o GIZ no momento em 
que for feita a descompactação do arquivo.

.